Hunger Games

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por frederico 16 Abr 2012 às 02:39.

  1. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    4,705
    Local:
    Porto
    The Hunger Games é o novo sucesso cinematográfico de 2012. O filme foi adaptado a partir de um livro, contudo difere substancialmente da obra que lhe deu origem.

    Na linha de Brave New World ou 1984, somos transportado para uma sociedade futura distópica. A América do Norte está agora unida debaixo de um governo totalitário, onde existem apenas duas classes sociais.

    Uma grande catástrofe social e económica coloca a maioria da população a viver em condições miseráveis, sem educação ou higiene, enquanto uma minoria vive ostensivamente, com acesso a todas as novidades tecnológicas ou da moda.

    O Governo controla a comunicação social, que é utilizada para educar e controlar as massas ignorantes e pobres. Há ainda câmaras e chips, um estado policial, Big Brother, que tudo controla.

    A elite organiza uma estranha competição. De todos os distritos do país é escolhido um rapaz e uma rapariga, entre os 12 e os 18 anos. No final, dois adolescentes de sexo diferente lutarão até à morte. A competição é transmitida para todo o país, e o povo envolve-se euforicamente apoiando os representantes dos seus distritos. Numa espécie de revivalismo das lutas do Coliseu de Roma, os instintos básicos da Humanidade, sexo e violência florescem perante o escárnio da elite.

    Qual o objectivo deste filme? Alertar o público para as novas leis que estão a ser aprovadas nos EUA e que poderão pôr em causa liberdade e a privacidade dos cidadãos? Alertar para todo o tipo de violência exposta pelos meios de comunicação social como «entretenimento»? Ou pelo contrário, tornar o público menos sensível para com estes problemas, fazendo disto «moda»? Fica a reflexão...

     
    #1 frederico, 16 Abr 2012 às 02:39
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52

Partilhar esta Página