(II) Precipitação máxima em Fevereiro de 2010

Precipitação máxima em Fevereiro de 2010


  • Total voters
    30
  • Poll closed .


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu acho que este jogo tem mais piada e é mais justo se as votações fecharem no dia 1, à meia noite, em cada mês. Então nos valores de precipitação acumulada, quem vota no dia 5 está em grande vantagem. É como apostar no resultado de um jogo de futebol aos 15 minutos, em que já houve golos, logo já ninguém aposta no 0-0. Neste caso, em que há estações amadoras na Madeira que já passaram dos 200 mm, há intervalos que já foram ultrapassados quando a votação está aberta. É apenas uma sugestão para os meses vindouros, mas acho que todos estarão de acordo. Claro que todos podem esperar pelo último dia para darem o seu palpite, mas tem mais piada fazer a previsão quando o mês ainda não começou.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu acho que este jogo tem mais piada e é mais justo se as votações fecharem no dia 1, à meia noite, em cada mês. Então nos valores de precipitação acumulada, quem vota no dia 5 está em grande vantagem. É como apostar no resultado de um jogo de futebol aos 15 minutos, em que já houve golos, logo já ninguém aposta no 0-0. Neste caso, em que há estações amadoras na Madeira que já passaram dos 200 mm, há intervalos que já foram ultrapassados quando a votação está aberta. É apenas uma sugestão para os meses vindouros, mas acho que todos estarão de acordo. Claro que todos podem esperar pelo último dia para darem o seu palpite, mas tem mais piada fazer a previsão quando o mês ainda não começou.

Certo!
Vamos tentar que no futuro seja assim.

No entanto, este é um jogo também para os mais atentos.
Já aconteceu (várias vezes), por exemplo, a temperatura máxima dar-se no 1º ou 2º dia do mês, e no final da votação (dia 4 ou 5), haver votos inferiores à temperatura já registada. E o mesmo já aconteceu com as mínimas.

No que diz respeito à precipitação, também pode ser uma rasteira.
O facto de ter caído bastante precipitação no 1º ou 2º dia do mês, pode levar a que muitos optem por um intervalo de precipitação elevado, que depois pode acabar por não se vir a verificar, porque não chove mais o resto do mês.

É claro que como disseste, seria mais justo a votação encerrar no primeiro dia do mês, porque partiriam todos do mesmo pé de igualdade, dependendo apenas do factor sorte.
Por outro lado, o cariz atenção, na meteorologia, também é importante.:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Eu acho que este jogo tem mais piada e é mais justo se as votações fecharem no dia 1, à meia noite, em cada mês. Então nos valores de precipitação acumulada, quem vota no dia 5 está em grande vantagem. É como apostar no resultado de um jogo de futebol aos 15 minutos, em que já houve golos, logo já ninguém aposta no 0-0. Neste caso, em que há estações amadoras na Madeira que já passaram dos 200 mm, há intervalos que já foram ultrapassados quando a votação está aberta. É apenas uma sugestão para os meses vindouros, mas acho que todos estarão de acordo. Claro que todos podem esperar pelo último dia para darem o seu palpite, mas tem mais piada fazer a previsão quando o mês ainda não começou.


Também concordo;)

Eu já votei e já estou quase fora:D se soubesse que hoje ía chover imenso na Madeira não escolhia o intervalo que escolhi....:(
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
1380? Grande sorte quem votou no intervalo superior aos 600 mm. Ganhou por pouco.E eu perdi por pouquissima diferença :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A precipitação que caiu no Areeiro foi arrebatadora.
Segundo o relatório do IM foram 1379,1mm.
Aliás, em toda a ilha da Madeira...

No Funchal o valor de precipitação total do mês de Fevereiro foi pelo menos 7 vezes superior ao normal de 71-00 (65.4 mm) e equivale a cerca de 80% do valor normal anual (600.8 mm). É de destacar o valor total da quantidade de precipitação no Funchal/Observatório (458,7 mm), que foi superior em 80.7 mm em relação à normal de 71-00 do Areeiro (378.0 mm). O valor de 458,7 mm no Funchal / Observatório corresponde ao maior valor mensal de Fevereiro desde 1949. Os valor mais próximos foram registados em 1965 (234.3 mm), 1956 (334.1 mm) e 1969 (438.1 mm).

madeira.png



Nos Açores, Fevereiro também trouxe muita água.

Em todos os grupos os valores da quantidade de precipitação foram bastante superiores aos valores normais (1971-2000), cerca de 2 vezes em relação ao valor médio nas Flores, Horta, Ponta Delgada e Santa Maria. O valor de precipitação mensal registado nas Flores (369.4mm) corresponde ao 2º mais alto desde 1970 (o mais alto foi em 1978, com 425.2mm).

No continente, a maior precipitação registada durante o mês de Fevereiro, deu-se em Lamas de Mouro com 531mm.

Destaque ainda para os 282.3mm registado em Lisboa (Geofísico). Três vezes mais que a média 1971-2000 (97.7mm).

------------------------

Assim, os vencedores desta sondagem foram:
algarvio1980, AnDré, Rog, Vince