(II) Precipitação máxima em Novembro de 2009

Qual a precipitação máxima registada no mês de Novembro de 2009


  • Total voters
    29
  • Poll closed .

Stormrider

Cirrus
Registo
18 Out 2008
Mensagens
14
Local
Amadora
É de facto a estação que mais precipitação recolhe.
Se reparares em dados anteriores tem sempre valores de precipitação muito elevados.

Não sei se é um erro, ou se é mesmo assim.
De qualquer maneira, e pelas coordenadas da estação, esta localiza-se numa zona onde a precipitação média anual anda perto dos 2400mm.

Semttulo2-6.jpg
Semttulo4-3.jpg

Eu sou de Paredes de Coura e acredita que chove brutalmente lá.È provavelmente com a excepção de certas zonas do Gerês a zona de Portugal Continental que mais chove.A vila é flanqueada a sul pela serra do Corno do Bico que atinge perto de 900 metros e que faz com que haja uma diferença entre a precipitação de Ponte de Lima,Arcos de Valdevez e Ponte da Barca visto a serra cortar um pouco da precipitação que se acumula do lado de Paredes de Coura.Mesmo no verão chove bastante.Lembro-me da semana que lá passei no dia 22 de Julho esteve o dia inteiro a chover moderado a forte desde o inicio da manha até ao dia seguinte.Quando era pequeno e ia lá pela Pascoa chegava a passar uma semana inteira a chover em que os dias mais pareciam noites.O Relevo no Alto Minho faz variar bastante a precipitação mesmo sendo ela elevada em todas as localidades.Se olhares para o mapa vês 2 zonas mais escuras no Alto Minho fora da Peneda/Gerês que são a serra da Arga e a serra do Corno do Bico e Paredes de Coura fica entre as 2 sendo que a Arga é mais baixa e junto com o vale do Coura permitem a passagem da humidade
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Segundo o relatório climatológico de Novembro de 2009 (IM), a estação oficial que registou o valor de precipitação mais elevado foi:
Lamas de Mouro com 373mm.

Assim o intervalo vencedor desta sondagem foi:
360,1mm a 400mm

Parabéns aos vencedores:
Daniel Vilão, Gilmet, Lousano, |Ciclone|
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Lamas de Mouro anda a exagerar na precipitação! Falhar por 13 mm :disgust: Era passar uns 30 mm por mês para o Algarve e ficava tudo mais feliz. :D