Ilhas Faroe, um verdadeiro paraiso...



S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Pues en ese caso no deberían figurar Açores, pues están muy modificadas por la mano del hombre, que destruyó la mayor parte de los bosques originales de Laurislva para convertirlos en pastizales y cultivos de coníferas. supongo que habrá también otros índices.


Modificadas pela mão do homem? haha hahah hahaha haha haha.. Essa foi a maior piada que eu já ouvio em toda a minha vida :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao:


Estás completamente errado então no que dizes... pelo que vejo o que tu sabes dos Açores é o mesmo que eu sei de chinês.

Os Açores são um dos poucos locais do planeta em que a acção humanizada pelo homem se sente. O ecossistema dos Açores é um dos mais bem preservados de todo o mundo.

A floresta Laurissilva existe em TODAS as ilhas a partir de cotas médias de 400 metros para cima.

Quiçá não será as Canárias ou a Madeira que estão completamente destruídas pela acção urbanística e por graves problemas no ordenamento do território? Pois bem me parecia que era isso que querias dizer...

Nos Açores isso não acontece!

Pelos vistos conheces muito mal os Açores e tens de estudar melhor o que define uma região ser considerada melhor do que a outra. Os Açores e as cidades dos Açores têm muito mais qualidade de vida, do que outras cidades europeias ou atlânticas.

A pressão turística exagerada ou, por outro lado, o esforço em encontrar o equilíbrio para não prejudicar a natureza e as populações locais foram os principais pontos analisados pelo artigo Best Rated Islands, que no caso dos Açores não existem. Os Açores não são destino turístico de praia como a Madeira ou as Canárias, daí terem sido poupados pela grande massificação que se vê em outras ilhas.

Numa pontuação de zero a cem, os Açores obtiveram 84 pontos, sendo o arquipélago classificado como, "um sítio maravilhoso. Ambientalmente em boa forma". O ecossistema, dos Açores está em grande forma.

As ilhas com pior pontuação, (apenas 37 pontos), referidas como "em sérias dificuldades", foram os destinos Ibiza e St. Thomas. A ilha americana é descrita como "uma confusão" e Ibiza "já não é Espanha, ou mesmo balear, é uma colónia da Europa e, às vezes, parece britânica apenas".

Nas ilhas Faroe a sustentabilidade nem para o crescimento de árvores chega... A confirmação é dada por sete das outras ilhas nos primeiros nove lugares, cujo clima frio nada tem a ver com os climas açorianos. Não admira portanto a razão que estes "peritos" encontraram para explicar que os Açores estejam ainda relativamente intactos: Açores não são um destino de praia ou de outra forma susceptível ao turismo de massa. De facto, o clima açoriano e caprichoso provavelmente impede o fluxo de turistas.
A ilha deserta do sul da Austrália deve ter conquistado a sétima posição porque tem um clima ainda mais ventoso do que a costa da Austrália do Sul, o que faz com que só mesmo cangurus consigam viver por lá.


(1) - O tradicional modo de vida açoriano, muito perto do que "a vida devia ser", sobreviveu muito protegido da "civilização". Os primeiros turistas ficaram a conhecê-lo, em primeiro lugar, através da hospitalidade açoriana, a qual é explicada pelos "especialistas" de maneira não menos hilariante: "Os habitantes locais são muito sofisticados, uma vez que a maioria viveu já além-mar".

(2) - Sofisticação está associado pelo "especialistas", com algo que assinala o oposto de sustentabilidade, a emigração.
Na verdade emigração evitou a sobrepopulação no passado. Primeiro para a remota Santa Catarina no sul do Brasil e depois para Hawai e Califórnia. Mas só ultimamente alguns emigrantes dos últimos anos, para o Canadá e a costa leste dos E.U., começaram a retornar. A última fase da migração na "aldeia global", com contratos anuais, principalmente para a Bermuda, só apareceu neste milénio.

O litoral dos Açores tem um dos climas mais amenos do mundo, medidos como soma mínima dos dias/graus para aquecimento e arrefecimento. Exemplos das excepcionais variações de paisagem nos Açores - Ilha de Santa Maria: Terra Vermelha no norte e vinhas em cima das ondas no sul.

Os Açores são as segundas melhores ilhas do mundo para o turismo, pela National Geographic. Distantes e temperados os Açores permanecem levemente turísticos.

Os lugares mais apelativos do mundo – as ilhas – são as que estão mais susceptíveis à morte pelo turismo excessivo. Exemplo( Madeira, Canárias, Ibiza etc).

As ilhas simbolizam férias. Evasão. A sua própria insularidade faz delas ainda mais atractivas do que um terreno imobiliário em território continental.

Conclusão

Tal como as ilhas Hawai para os trópicos, o paraíso dos Açores para os subtrópicos foram, em primeiro lugar, o resultado de um clima excepcionalmente constante e ameno combinado com drásticas variações locais causadas pelo relevo. Este factor contribuiu também para a segunda razão de se manterem uma sociedade altamente sustentável: até 1990 escaparam totalmente à integração na "aldeia global".



O top dez da edição de Novembro/Dezembro da National Geographic da sua secção “Traveler” apresenta a seguinte lista:

1 – Ilhas Faroe, Dinamarca
2 – Açores, Portugal
3 – Lofoten, Noruega
4 – Ilhas Shetland, Escócia
5 – Chiloé, Chile
6 – Ilha de Skye, Escócia
7 – Ilha Kangaroo, Sul da Austrália
8 – Ilha Mackinac, Michigan
9 – Islândia
10 - Molokai, Hawaii

Habitantes locais das melhores 10 ilhas mundiais são “muito sofisticados”

Foi com uma classificação de 84 valores que os Açores foram apreciados pela revista National Geographic Traveler, que a colocou rapidamente em segundo lugar.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
O meu problema?
Eu não tenho problema algum. Ao contrário do membro Bergidum que a todo o custo tenta comparar os Açores a Ibiza talvez... o que ele referiu denota um total desconhecimento sobre os Açores, logo é motivo de piada, sendo uma asneira.

Não saber o porquê que as ilhas Faroé ficaram em 1 lugar e os Açores em 2 lugar demonstra uma enorme falta de conhecimento...

O Bergidum não só não fez qualquer tipo de comparação como disse algo que toda a gente sabe. Que a paisagem Açoriana está muito humanizada. Tu próprio o dizes na tripla contradição que eu citei.

Por certo, já que falas tanto da Madeira, sabias que a floresta laurissilva da Madeira é património mundial da humanidade? E que os muitos turistas que a visitam não o fazem pelas suas praias como disseste (:rolleyes:) mas pela sua beleza e clima?
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
O Bergidum não só não fez qualquer tipo de comparação como disse algo que toda a gente sabe. Que a paisagem Açoriana está muito humanizada. Tu próprio o dizes na tripla contradição que eu citei.

Por certo, já que falas tanto da Madeira, sabias que a floresta laurissilva da Madeira é património mundial da humanidade? E que os muitos turistas que a visitam não o fazem pelas suas praias como disseste (:rolleyes:) mas pela sua beleza e clima?

Ora bem!

É Certo que a paisagem humana dos Açores já não é a mesma que no início do povoamento, é verdade, mas não podemos comparar os erros que acontecem noutras ilhas com o que actualmente acontece nos Açores.
A paisagem dos Açores está humanizada mais na sua orla costeira, como é óbvio, porque para o seu interior é imposível a fixação humana devido ao relevo montanhoso e às condições atmosféricas, à excepção de pequenos povoados, como a povoação das Sete Cidades localizada na cratera do próprio vulcão, a povoação das Furnas localizada no Vale das Furnas, a povoação do Sanguinho localizada igualmente no interior da mesma ilha de S.Miguel, e algumas mais como os Flamengos no Faial, ou a Guadalupe na Graciosa. Santa Maria ao invés das restantes é a unica ilha que apresenta um povoamento disperso devido ao seu relevo já muito erodido.

Sim eu sei que a Floresta da Laurissilva da Madeira é considerada Património Mundial da Humanidade.. Pena que isso não lhe tenha dado o estatuto de 2 ilha melhor do mundo. A devastação que se assiste na ilha da Madeira chega a ser deveras preocupante, ao invés dos Açores.

Se fores aos Açores apaixonas-te e queres voltar todos os anos!
Se fores à Madeira, vês, gostas, mas não vale a pena repetir porque a Madeira só tem 50 % da beleza que os Açores têm.

A Madeira possui uma única floresta que é considerada Património Mundial da Humanidade, como os Açores possuem uma extensa orla costeira associada aos diversos ilhéus adjacentes que constituem importantes habitats de aves marinhas migradoras, consideradas zonas de Protecção Especial.

A paisagem vulcânica dos Açores exibe um vasto conjunto de formas e características muito peculiares. Diversos factores como o isolamento insular, o clima e a geologia, criam condições ecológicas distintas, às quais se encontram associadas comunidades e ecossistemas específicos, com uma diversidade de espécies muito elevadas e só aqui encontradas e em mais nehuma outra parte do mundo.

Existem nos Açores ecossistemas de grande raridade e diversidade que a Madeira não possui, de onde se destacam, as caldeiras, os campos de lava, as grutas e algares, as fumarolas, os recifes, as linhas de água e as fendas rochosas, com a presença de diversas espécies e habitats que a Rede Natura da Europa se propõe a proteger.

Em Dezembro de 2001, a Comissão Europeia aprovou uma lista de vários sítios de Extrema Importância Comunitária para a região biogeográfica da Macaronésia, onde se inclui o território dos Açores. Nos termos da Directiva Habitats foram aprovados nos Açores 23 sítios, compreendendo uma área total de 33.639 ha. São muitos os sítios de extrema importância comunitárias que se começasse por enumerá-los a todos não caberiam num só post.

Além disso os Açores possuem uma extensa área marinha, com uma grande variedade de montes submarinos, vulcões submarinos activos, ecossistemas complexos e muitas formas de vida. Os Açores constituem igualmente uma área muito importante para estudos das fontes hidrotermais profundas. Essas fontes hidro-termais de profundidade, têm sido alvo de vários projectos de investigação por parte de diversos cientistas. Existem também nos Açores várias Áreas marinhas Protegidas ao abrigo da Convenção para a Protecção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste( Convenção OSPAR) e igualmente de acordo com os requisitos da Directiva Habitats. Para tu veres que até a WWF (World Wildlife Fund) reconhece esta acção tendo atribuído aos Açores o galardão honorífico "Gift to the Earth", pelo notável contributo para a conservação destes ecossistemas marinhos.

As Áreas Protegidas incluem igualmente áreas terrestres, águas interiores e marinhas em que a fauna, a flora, a paisagem, os ecossistemas ou outras ocorrências naturais apresentam pela sua raridade, valor ecológico ou paisagístico, importância científica, cultural e social.

Perante estes parâmetros, porque não haveria eu de comparar os Açores à Madeira? Comparo e é com muito orgulho que o faço :p
 

Bergidum

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
118
Local
Comarca del Bierzo. León. España.
O meu problema?
Eu não tenho problema algum. Ao contrário do membro Bergidum que a todo o custo tenta comparar os Açores a Ibiza talvez... o que ele referiu denota um total desconhecimento sobre os Açores, logo é motivo de piada, sendo uma asneira.

Não saber o porquê que as ilhas Faroé ficaram em 1 lugar e os Açores em 2 lugar demonstra uma enorme falta de conhecimento...

Pones en mi boca palabras que yo no dije. En ningún momento dudé de la belleza ni de la ecología de Açores, solo dije que están muy modificadas por el hombre. No hace falta que haya torres de apartamentos ni riadas de turistas para que algo esté modificado por el hombre, o ¿acaso existían hace 600 años los pastos, los setos de hortensias, los huertos, los bosques de criptomerias o los miles de pueblos y ciudades? Solo dije que el ránking tenía que basarse en cosas diferentes a la conservación de los ecosistemas naturales...como así es. El bosque de laurisilva de Açores es el peor conservado de la Macaronesia, con un 2% de su extensión original, lo que no quiere decir que sean menos bellas y habitables que Madeira, La Palma o La Gomera, que conservan enormes extensiones de Laurisilva...sino posiblemente más.
Un saludo.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu sei perfeitamente que os Açores são umas ilhas muito bonitas. Mas isso de que a Madeira não tem 50% da beleza dos Açores é apenas a tua opinião. O certo é que a Madeira tem muitíssimos mais turistas que os Açores.

E é óbvio que todos aqueles pastos e os bosques de exóticas dos Açores não se situam apenas na orla costeira. Na Madeira sim se pode dizer que quase toda a sua urbanização se situa perto da costa pois o seu interior é extremamente montanhoso, mais que em qualquer ilha dos Açores. A floresta da laurissilva nos Açores são pequenas manchas isoladas, na Madeira corresponde a 20% da ilha.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Pones en mi boca palabras que yo no dije. En ningún momento dudé de la belleza ni de la ecología de Açores, solo dije que están muy modificadas por el hombre. No hace falta que haya torres de apartamentos ni riadas de turistas para que algo esté modificado por el hombre, o ¿acaso existían hace 600 años los pastos, los setos de hortensias, los huertos, los bosques de criptomerias o los miles de pueblos y ciudades? Solo dije que el ránking tenía que basarse en cosas diferentes a la conservación de los ecosistemas naturales...como así es. El bosque de laurisilva de Açores es el peor conservado de la Macaronesia, con un 2% de su extensión original, lo que no quiere decir que sean menos bellas y habitables que Madeira, La Palma o La Gomera, que conservan enormes extensiones de Laurisilva...sino posiblemente más.
Un saludo.


Actualmente a laurissilva apenas existe nos arquipélagos que integram a Macaronésia, ou seja nos arquipélagos dos Açores, da Madeira, Canárias, e em Cabo Verde.
Nos Açores a presença da floresta existe no interior das várias ilhas. Mas os Açores não são só a laurissilva. Ela pode ser menos expressiva nos Açores quando comparado com a Madeira ou as Canárias por exemplo, mas isso não deve-se ao excesso urbanístico como vemos na Madeira ou nas Canárias, mas sim para exploração agrícola e pastagens de gado, logo é um ponto a favor dos Açores e menos um a favor da Madeira e das Canárias onde a paisagem humanizada desenfreada é uma constante.
Os Açores possuem mais riquezas do que propriamente a Laurissilva em questão quando em comparação com o resto das ilhas da Macaronésia. Riquezas essas que só se encontram aqui e em mais nenhuma outra parte das restantes ilhas da Macaronésia. Os Açores em comparação com as outras ilhas atlânticas possuem uma enorme variedade ambiental que não está cingida apenas à Laurissilva, coisa que nas outras ilhas da Macaronésia já não é bem assim. Por exemplo, basta dizer-lhe que os Açores possuem uma superfície total de 2395 km2 e com uma zona económica exclusiva (ZEE) que excede 1.000.000 (um milhão) de km2 fazendo dela a maior de toda a União Europeia. E pra isso já referi no comentário acima as potencialidades que esses mesmos ambientes oferecem.

Saudações dos Açores :D
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
S.Miguel-Azores os Açores são sem duvida lindos , mas você gaba tanto mas tanto que qualquer dia ficamos enjoados dos Açores de tanto você os gabar:p
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
S.Miguel-Azores os Açores são sem duvida lindos , mas você gaba tanto mas tanto que qualquer dia ficamos enjoados dos Açores de tanto você os gabar:p

LOL :lmao:

O que é bom é para mostrar para fora. Afinal de contas a vida de um promotor turístico é essa: Divulgar o que de melhor se têm na nossa terra e o que de melhor se faz por cá.

Mas se não quiser que eu fale mais dos Açores basta dizer.

Vamos falar da Madeira então! Ou preferem Canárias? :D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
(...)
Tb não é de admirar visto que o turista português não é aquele que faça parte do nosso mercado principal turístico por excelência. Aliás os portugueses são dos únicos turistas que pouco vêm aos Açores, e aqueles que deixam menos dinheiro na nossa economia e posteriormente aqueles que menos sabem alguma coisa sobre os Açores.

O nosso mercado principal são os alemães, suecos, dinamarqueses, espanhóis, italianos, holandeses, filandeses, noruegueses, americanos canadianos e por último brasileiros que sempre estão mais bem informados e deixam mais algum dinheirinho nos nossos bolsos :D
(...)

É realmente esta a típica estratégia/mentalidade nacional e por isso eu, como tantos outros, vamos deixar o nosso pouco dinheiro às Canárias, às Baleares, ilhas gregas, Caraíbas, Brasil e um longo etc. Enfim é o que temos e assim parece ser que irá continuar.
A nossa alegria é o separar, somos minúsculos na verdadeira acepção da palavra, mas quanto mais distantes melhor! :disgust:

Triste falta de visão esta dos tugas... E depois queixamo-nos da economia :rolleyes: Vamos no bom caminho, sim senhor! :cool:

Também pelos preços que apresentam nos pacotes turísticos que aparecem nas agências de viagens, assim irão continuar, sem a massificação de portugueses (tal como a Madeira). Eu nunca estive nem num Arquipélago nem no outro e com tais preços, duvido que venha a estar algum dia. Mais fácil se calhar é ir às Faroé! :p Eu depois coloco aqui as fotografias :lol:


Muito diferentes os "nuestros hermanos", que apesar dos sérios problemas internos com as ideiais separatistas de algumas regiões autonómicas, se sentem muito felizes em promover o turismo doméstico e isso vê-se um pouco por toda a Espanha, Isto para citar o exemplo mais próximo que temos das nossas fronteiras. ;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
"Nuestros Hermanos"? Olha, só te digo isso: o espanhol por natureza é arrogante e toda a gente sabe disso... Eles e os franceses são dos piores turistas que se pode receber. São arrogantes e não têm educação alguma. Exigem até que falamos espanhol ou francês com eles.
(...)até porque quando fui a Espanha era obrigado a falar castelhano porque nem inglês eles sabem, e quando falava por vezes em português sabes o que eles me diziam? "No te entiendo". Si quieres hablar conmigo tienes que hablar en español". É preciso ter muita lata. Estão nos países dos outros e ainda por cima estão à espera que falemos o idioma deles?

(...) São eles que nos visitam e não o contrário portanto não podem estar a exigir com uma arrogância que falemos espanhol ou francês, quando eles estão numa região de língua portuguesa.

Quanto aos franceses, não sei exactamente porque nunca estive em França nem até ao momento lidei com franceses por cá, mas acredito que tal se passe dessa forma.
Os espanhóis, bom, no geral e do que conheço deles por cá bem como das diversas vezes que estive em Espanha, acho que a sua arrogância fica-se mesmo por aí, ou seja, até fora de portas são muito ciosos do que é seu o que até contrasta em demasia com a atitude dos portugueses no continente!

A questão da língua, pois, só eles falam como gente, os outros emitem sons quando abrem a boca... :rolleyes:, mas só mesmo se por exemplo estivesse ligado a essa profissão é que avaliava devidamente esse problema. Contudo, por cá o contacto com eles tem sido diminuto, já quando me desloco a Espanha, colocando de lado a questão da língua que quando lá estou com muito gosto tento falar em castelhano por opção, acho que é um povo fantástico, super divertido, sem muitas etiquetas pateticamente portuguesas, para qualquer lado que fosse sempre notei que sabem receber o forasteiro muitas vezes com poucos €'s, sempre com um sorriso na cara, o que cá infelizmente muitas vezes não acontece, etc, tudo isto e muito mais que nos deixa sempre com uma imensa vontade de voltar!

ah, e para não fugir de todo ao contexto das Ilhas Faroe :p, não sei o que neste sentido se passa por lá exactamente! :D
 

Bergidum

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
118
Local
Comarca del Bierzo. León. España.
"Nuestros Hermanos"? Olha, só te digo isso: o espanhol por natureza é arrogante e toda a gente sabe disso... Eles e os franceses são dos piores turistas que se pode receber. São arrogantes e não têm educação alguma. Exigem até que falamos espanhol ou francês com eles. Eu falo sempre em inglês e em português com eles, até porque eles entendem e muito bem o português...e se eles não entenderem,... olha paciência temos pena... até porque quando fui a Espanha era obrigado a falar castelhano porque nem inglês eles sabem, e quando falava por vezes em português sabes o que eles me diziam? "No te entiendo". Si quieres hablar conmigo tienes que hablar en español". É preciso ter muita lata. Estão nos países dos outros e ainda por cima estão à espera que falemos o idioma deles? Não é pra mim. Faço sempre questão de os pôr na linha quando começo a falar em inglês e além disso os manuais turísticos dos Açores estão dobrados em várias línguas entre os quais espanhol, portanto se nem mesmo assim eles entendem temos muita pena.

Es increíble los prejuicios que tienes, "irmao"...Como si los 45.000.000 de españoles fuéramos iguales, igual que si yo te digo que todos los portugueses son bajitos y con bigote...
Te recomiendo que salgas un poco de tu isla, creo que tienes el síndrome insular, algo no raro, tengo amigos en Canarias que les pasa de vez en cuando y tienen que salir de ahí...
Sé que no todos los habitantes de Açores piensan como tú, afortunadamente...Tengo amigos que van todos los años a Açores y hablan maravillas de ahí, yo iré en cuanto pueda, pero un consejo, libera tu cabeza de tópicos estúpidos y sitúa el mapa mundi de otra forma, os Açores nao son o centro do mundo...:)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Es increíble los prejuicios que tienes, "irmao"...Como si los 45.000.000 de españoles fuéramos iguales, igual que si yo te digo que todos los portugueses son bajitos y con bigote...
Te recomiendo que salgas un poco de tu isla, creo que tienes el síndrome insular, algo no raro, tengo amigos en Canarias que les pasa de vez en cuando y tienen que salir de ahí...
Sé que no todos los habitantes de Açores piensan como tú, afortunadamente...Tengo amigos que van todos los años a Açores y hablan maravillas de ahí, yo iré en cuanto pueda, pero un consejo, libera tu cabeza de tópicos estúpidos y sitúa el mapa mundi de otra forma, os Açores nao son o centro do mundo...:)

bem feito:thumbsup:
"se não queres fazer ofensas e teres dias felizes, não digas tudo o que pensas mas pensa tudo o que dizes"