IM lança Programa Educativo e a sua Mascote, o Professor Salpico

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
mascotelp1.png



IM lança Programa Educativo e a sua Mascote
No âmbito das comemorações do 62º aniversário da instalação do Serviço Meteorológico Nacional que teve lugar no passado dia 4 de Outubro, o Instituto de Meteorologia, I. P., enquanto seu herdeiro institucional, inaugura hoje uma Exposição, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa, dirigida à população mais jovem e curiosa.

O IM inicia, desta forma, um Programa que pretende levar às crianças e aos jovens o conhecimento da Meteorologia, enquanto ciência e meio essencial ao desenvolvimento sustentável do Planeta, contribuindo assim para o estabelecimento de uma cultura de prevenção que permita uma maior segurança em situações de desastre natural.

Inserido neste contexto e como veículo de comunicação para apresentação do Programa, o IM apresenta também a sua Mascote, o Professor Salpico, personagem animada que irá fazer a ligação entre a instituição e o seu público mais jovem.
http://www.meteo.pt/pt/media/notici.../pt/media/noticias/textos/IM_Mascote2008.html


O Instituto de Meteorologia lançou, esta terça-feira, um programa educativo para alunos do ensino básico e uma mascote que pretende alertar para a importância da meteorologia e da cultura de prevenção face a desastres naturais, diz a Lusa.

O programa inaugurado no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, no Parque das Nações, pretende contribuir não só para «o estabelecimento de uma cultura de prevenção que permita uma maior segurança em situações de desastre natural», mas também mostrar a meteorologia «enquanto ciência e meio essencial ao desenvolvimento sustentável do planeta», explicou fonte do IM.

O que se pretende é fazer com que os mais novos percebam «onde é que existe a meteorologia e de que forma ela tem importância» para o quotidiano e ao mesmo tempo promover «campanhas de ajuda para o planeta».

Para criar «uma sociedade mais responsável e mais alerta»

Para dinamizar a importância da meteorologia, foi criado o «Professor Salpico», uma personagem animada que fará a ligação com o público mais jovem, no sentido de apurar as áreas de maior interesse e perceber o que há a fazer por parte do IM e do Ministério da Educação para informar as camadas mais jovens da população.

O objectivo é «cimentar a cultura de prevenção e preservação» da fauna e da flora, uma vez que são sistemas interligados. Através do programa, o IM pretende ainda conseguir, através do esclarecimento dos mais novos, chegar aos adultos, para criar «uma sociedade mais responsável e mais alerta» no domínio da defesa dos valores naturais.

Uma exposição alusiva ao programa estará patente no Pavilhão do Conhecimento até ao próximo sábado, mas a partir de segunda-feira toda a informação ficará disponível no site oficial do IM.
http://diario.iol.pt/ambiente/desas...logia-criancas-jovens-tempo/1001955-4070.html