Imagens em HDR

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
tenho algumas questões sobre as imagens em HDR, e esperava que alguém mas soubesse responder...:D

1. O que é?

2. Qual o equipamento necessário, se é que há algum especial que seja requerido?

3. Qual o software usado?

Desde já, obrigado...;)
 


fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Olá,

Apesar de não ser grande entendido neste assunto, posso dizer que as fotos HDR são geralmente obtidas por processamento de software, através da conjugação (stacking/merging) de várias fotos (3 ou mais), obtidas com diferentes EV´s. Tal pode ser feito manualmente usando para o mesmo enquadramento diferentes compensações de exposição ou usando o modo exposure bracketing que faz o mesmo, mas de forma automática. Este modo já é bastante comum nas actuais máquinas.
Depois as várias fotos são conjugadas em software, dos quais o mais falado é o photomatix: http://www.hdrsoft.com/

e ajustadas através de tone maping. Ainda não experimentei, mas pelo que vi no site, o programa é bastante fácil de usar.
Resta dizer que deves tirar as fotos em modo RAW, para não haver perda de qualidade e informação, o que acontece quando tiras em JPEG, devido à compressão.

Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade. Também estou interessado neste tipo de fotografia e tenho lido umas coisas sobre o assunto, mas estou a aguardar a compra de máquina nova para poder experimentar.



cumps