Imagens em HDR

Tópico em 'Técnica e Equipamentos' iniciado por Pedro 1 Mar 2011 às 22:37.

1. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    tenho algumas questões sobre as imagens em HDR, e esperava que alguém mas soubesse responder...:D

1. O que é?

2. Qual o equipamento necessário, se é que há algum especial que seja requerido?

3. Qual o software usado?

Desde já, obrigado...;)

2. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    1. http://pt.wikipedia.org/wiki/HDR
    2. Há câmaras próprias que fazem isso mas também há software para algums telemóveis tipo Android mas claro que nunca é como numa cam profissional :D
    3. Depende, há muitos.

Já postaram umas fotos em HDR no fórum, e ficaram bem giras. Eu próprio tiro algumas ás vezes com o meu Android ;)

Galeria de fotos desta técnica

Collapse Signature Expand Signature
  3. fhff

fhff
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    8 Jan 2010
    Local:
    Alenquer/Colares, Sintra
    Olá,

Apesar de não ser grande entendido neste assunto, posso dizer que as fotos HDR são geralmente obtidas por processamento de software, através da conjugação (stacking/merging) de várias fotos (3 ou mais), obtidas com diferentes EV´s. Tal pode ser feito manualmente usando para o mesmo enquadramento diferentes compensações de exposição ou usando o modo exposure bracketing que faz o mesmo, mas de forma automática. Este modo já é bastante comum nas actuais máquinas.
    Depois as várias fotos são conjugadas em software, dos quais o mais falado é o photomatix: http://www.hdrsoft.com/

e ajustadas através de tone maping. Ainda não experimentei, mas pelo que vi no site, o programa é bastante fácil de usar.
    Resta dizer que deves tirar as fotos em modo RAW, para não haver perda de qualidade e informação, o que acontece quando tiras em JPEG, devido à compressão.

Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade. Também estou interessado neste tipo de fotografia e tenho lido umas coisas sobre o assunto, mas estou a aguardar a compra de máquina nova para poder experimentar.

cumps

Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página