Influências da Lua e do Sol

Registo
16 Fev 2006
Mensagens
322
Local
São Joaquim/ 1345 m Brasil
Não Se Tem Trabalho Científico Sobre Este Tema, Pelos Menos Desconheço.

Pelo Que Observo Aqui, A Lua Tem Influência Nas Entradas De Frio Mais Intenso , Lua Nova E Cheia, Boa Parte Das Ondas De Frio De Moderada A Forte Intensidade Ocorrem Nestas Duas Fases Da Lua, Assim Como As Nevadas, Isto Aqui No Sul Do Brasil.
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Além da influência dos dois astros, existe outra e muito importante que é a nebulosidade cósmica, que juntamente pode influenciar a n/ atmosfera;)
Aqui um pequeno esquema:)
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Uma auréola lunar em 20061106...

In Germany, colorful rings surrounding the Moon are referred to as "aureoles." The coronal rings visible on the night of November 6, 2006 (near Munich, Germany) were extraordinarily intense. Though this photo has been slightly enhanced, I tried to image the rings as closely as possible to what one could see with the naked eye. Coronas or aureoles are diffraction phenomenon -- deflection of moonlight (or sunlight) about tiny water droplets results in interference rings. The bright light of the nearly full Hunters Moon heightened the intensity of these phenomenal rings.

http://epod.usra.edu/archive/images/aureole-06-11-2006.jpg
pic166849.jpg
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Podem achar louco o que fiz e vou contar agora.
Mas eu, como cientista que sou, e como, curioso que sou acerca do mundo, fiz estudos sobre estas coisas e fiquei surpreendido.

Um deles foi registrar o tempo quatro meses seguidos, e ver se de acordo com os ditos populares, a passagem da lua nos supostos signos do zodíaco tinha influência.

Medi as temperaturas e o estado do tempo.

Fiz tudo num excel e calculei as médias das temperaturas.
Fiz um teste-t para ver se as diferencas que encontrei, se eram significativas. E eram.

Por exemplo, quando a Lua passava em Caranguejo e em Peixes, o tempo sofria sempre arrefecimento, e notório, do género 3-4º, e tendia mais a chover. Estes que são os ditos cujos signos de água. Enquanto, na passagem dos signos de Carneiro a temperatura subia sempre e tendia a ficar tempo mais seco. O mesmo acontecia em Gémeos.

Como fiquei intrigado:surprise:, decidi testar mais uns meses: a mesma influência ocorreu. Aproveito para dizer: é influência do zodíaco tropical e não do sideral.

Se não acreditam, eu não me importo. Eu vi a correlação. Para mim, basta.
Confio muito mais no que estudo, do que no que leio e ouço.
Aliás a humanidade costuma ser tão fundamentalista e ignorante, que eu não fico surpreso que estas coisas ainda continuem só como crédulo popular e não como ciência. A ciência, na minha opinião, continua muito fundamentalista.:shocking:

Por exemplo, aqui e em Portugal, anteontem a lua estava em Aquário e o tempo estava mais seco e quente. E hoje ficou mais fresco e com mais precipitação.

O meu próximo passo agora é o seguinte.
Tenho registros meterelógicos desde 1996.
Irei correr a data toda e ver o que encontro.

Convido-vos a todos a fazerem estes estudos.
Não vos peço que me digam que não acreditam ou que acham absurdo.
Isso não acrescenta nada à discussão.

Convido-vos a seguirem o tempo, com registros, e a seguirem isto, para ver o quanto é verdade.

Eu começo a verificar que estes crédulos antigos, tão dispersos a nível mundial, tinham razão de ser. Talvez tenham os seus erros, mas eu, com curiosidade acerca do mundo e do clima, irei testar isso a fundo. O que verifiquei merece muito mais observação e, a ser verdade, é uma revolução na minha filosofia em relação à natureza.
Sinto uma atitude de humildade em relação à vasta complexidade perante mim.

Em relação à actividade solar, também me parece que existe um forte link. Mesmo quando me vêm a dizer que blá blá, só contribui com 1% ou não sei quantos Watts. A mim, parece-me só números, e nenhuma verdadeira compreensão da natureza.

Para mim, só me interessa a verdade! Não me interessa o que as instituições actuais dizem. Ou o que outros acreditam ou dizem ser. Muitos ligam mais à sua "decência" intelectual, do que em relação ao verdadeiro questionar e conhecimento.
:)

Peço imensa desculpa pela minha atitude herege!! :eek:
Cumprimentos a todos!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Por exemplo, aqui e em Portugal, anteontem a lua estava em Aquário e o tempo estava mais seco e quente. E hoje ficou mais fresco e com mais precipitação.

Olá irpsit! :)

Em Lisboa hoje o dia foi mais quente e seco (humidade relativa) que ontem.

Ontem:
G.Coutinho: 12,3ºC - 23,0ºC
Geofísico: 12,6ºC - 23,6ºC

Hoje:
G.Coutinho: 14,0ºC - 25,8ºC
Geofísico: 14,7ºC - 25,8ºC
Com algumas estações amadoras a terem os máximos do ano até ao momento.

Em termos de precipitação, sei que o 18 de Fevereiro de 2008, foi um dos dias em que mais choveu na capital desde que se fazem registos. E foi 3 dias antes da Lua Cheia.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Podem achar louco o que fiz e vou contar agora.
Mas eu, como cientista que sou, e como, curioso que sou acerca do mundo, fiz estudos sobre estas coisas e fiquei surpreendido.

Um deles foi registrar o tempo quatro meses seguidos, e ver se de acordo com os ditos populares, a passagem da lua nos supostos signos do zodíaco tinha influência.

Medi as temperaturas e o estado do tempo.
...

Em relação à actividade solar, também me parece que existe um forte link. Mesmo quando me vêm a dizer que blá blá, só contribui com 1% ou não sei quantos Watts. A mim, parece-me só números, e nenhuma verdadeira compreensão da natureza.

Para mim, só me interessa a verdade! Não me interessa o que as instituições actuais dizem. Ou o que outros acreditam ou dizem ser. Muitos ligam mais à sua "decência" intelectual, do que em relação ao verdadeiro questionar e conhecimento.
:)

Peço imensa desculpa pela minha atitude herege!! :eek:
Cumprimentos a todos!

Boas,

Como disse acima o Dan, estás a tirar conclusões um pouco precipitadas: estás a utilizar muito poucos dados.
Dou-te um exemplo, no passado mês de Dezembro tive aqui 300mm de precipitação, se quisesse fazer um perfil climático da região onde vivo apenas com base no ano 2008, estaria a fazer um erro grosseiro ao referir que por aqui todos os Dezembros têm valores idênticos. Este foi um mês excepcional, a média em 30 anos anda pelos 150mm.

Ao assunto em questão que referes, não sei se está certo ou errado, até pode ter alguma correlação. Mas para isso tens de utilizar mais dados, cruzar dados de outras localidades em diferentes anos.

E como referiste seres cientista, sabes bem que a ciência passa por este rigor da experimentação, não por teimosia ou para criar desmotivação de quem queira entrar na área, mas para obter conclusões de forma rigorosa, fiável e isenta.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
eu sou um pouco ceptico....penso que os astros assim como influenciam o movimento dos magmas na astenosfera e como causam as mares tambem podem ter influencia na atmosfera; mas uma posiçao X de um ou de varios astros nao significa necessariamente que o estado do tempo vai estar Y embora possa , essa posiçao X, eventualmente causar pequenas alteraçoes na dinamica da atmosfera já que esta é tambem , tecnicamente, um fluido;):)
 
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
Lua, maré tudo isto faz sentido.
Mas lua em capricórnio ou sagitário, venus na casa 7 isto me lembra astrologia
jupiter e atividade solar, movimento solar baricentrico.
hummm
nada ciência aqui.
abraços
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Obrigado pelo vosso input.
Mas só tenho de duas localidades, e a mim parece-me algomuito digno de análise muito mais profunda, mas vou pegar nos registros climáticos também encontradas na web, das várias capitais e cidades europeias. :cool:

De qualquer modo, supondo que continuo a ter correlações significativas, como poderia publicar um artigo cientifico se há tanta oposição e por vezes fundamentalismo por parte das pessoas?
Além disso, como será que poderia publicar em nome dum grupo de investigação metereológico, já que a minha formação científica é em área diferente. Tudo isso são questões práticas que limitam o avanço da ciência para áreas mais peculiares ou que quebram com paradigmas vigentes. ;)

Se alguém deste fórum, quiser colaborar comigo, na análise de dados, dos dados que possuam, então será muito benvindo! O que eu quero primeiro, é análise das observações.Quero ver quantas vezes ocorrem diferenças significativas, e quantas vezes ocorrem excepções à suposta regra ou efeito. Depois desejo ver se as conclusões são válidas. A teoria explicativa, essa já sei que, em caso de correlações positivas, será um assunto explosivo!:eek:

Obrigado mais uma vez pelo vosso input, levantaram questões pernitentes, que devem ser levadas em consideração. :)

Aqueles que dizem estar cépticos, convido-vos a tomarem as vossas próprias investigações, nem que leve apenas uma hora do vosso tempo na internet a analisar dados. :thumbsup: Eu sou tão curioso e surpreso como todos vós
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá, não é uma questão de cepticismo. Se desconfias de algo fazes muito bem em estudar e analisar o assunto. Agora, com toda a sinceridade, com 2 locais não vais a lado nenhum. Nem com 10 nem com 50. E muito menos nuns meses. Tem que ser algo com muitos anos e muitos locais diferentes bem distribuídos pelo planeta.

Com amostras tão pequenas provavelmente levaria menos de meia hora alguém encontrar-te outras duas localidades que contrariassem a teoria.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Dizer que não há influência do sol e da lua no clima é dizer que há um inanimismo do clima.
Cada qual tem a sua influência no clima.
O sol pelas tempestades solares, pela intensidade da sua radiação, por factores que não sei explicar por falta de vocabulário mais científico...:D
A lua influencia decisivamente o clima - as marés são apenas parte da sua influência; note-se que a cada fase lunar corresponde determinadas alterações objectivas e subjectivas no clima. Não há consenso é certo. Mas de facto alterações sensíveis do clima são observadas ao longo da história coincidentes com estas fases lunares. Se as fases lunares alteram o humor, influenciam o ciclo menstrual da mulher, alteram as marés porque não acreditar que é também em parte responsável a lua por alterações climáticas de maior ou menor envergadura? Há muitos cépticos por aqui...convido a observarem as alterações do clima que coincidem com o dia da mudança de fase lunar. Façam-no durante 3\4 meses e depois digam alguma coisa.
Edito: Reparem que a partir de ontem (lua nova) começou a haver uma mudança; a próxima anuncia-se para dia 2 de abril - fico à espera que traga alguma chuva e tempo mais adequado a "Abril, águas mil" - é de esperar que a partir de dia 9 de abril se sinta uma mudança interessante no tempo...
Ah...e isto não é senão uma constatação - a ciência poderá vir a seguir com uma análise retrospectiva de dados juntamente com uma análise posterior para cimentar esses dados. E nada de astrologia por aqui (charlatanice não!)
 
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
Existe a conservação do momento angular. Algo básico.
(sol, terra e lua)
Estabilidade da órbita.

Estranho aqui no hemisfério sul é outono, suponho que no hemisféro norte seja primavera. Muito estranho este Sol.

abraços
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sim, é isso mesmo Aristocrata.
Eu verifiquei igualmente essas mudanças.
Também devo dizer que segundo o que tenho andado a ver, então o de hoje será ainda fresco e húmido, mas depois de amanhã irá aquecer, ter mais ar abafado e quente, e então os dias de 31 Março ou 1 Abril serão mais agradáveis (temperatura primaveril e sol), no espaço de uma semana. E segundo a minhas observações da lua, também serão os dias que se seguem mais frescos e quase de certeza com chuva, que vão ser 3 e/ou 4 de Abril, até diria frio.

Ora eu estou a apontar uma previsão a uma semana, mas ainda vou mais longe ao sugerir que depois no período de 9 a 11 de Abril haverá temperatura mais agradável de novo, acima dos 20º e depois uma ligeira descida da temperatura e mais humidade no dia 13 de Abril. O dia de 15 e 16 promete instabilidade, talvez trovoada, ou mais extremo. Os dias 17 e 18 deverão ser mais amenos e calmos. Períodos de mais chuva ocorrem depois em à volta de 20 ou 21 de Abril, e com descida da temperatura. O tempo de Primavera (sol, mais quente) retoma em 23 ou 24 de Abril. Maio será então um mês quente, com novas vagas de calor em meados do mês.

Eu estou a apontar previsões a um mês. Pelo menos servirá para dizer em que dias podem sentir mais calor, e em que dias vestir o casaco. Se conseguirem ver daqui a 30 dias que estas previsões ocorreram, então, poderão pensar nisto. Se estiver errado, então confirmararei a ausência de influência,pelo menos notória!
Até lá, um grande abraço metereológico a todos, e peço desculpa pela peculiaridade da temática.

Em suma:
(mês de Abril)
31-1: dias agradaveis, mais quentes, algum sol, vento
3-4: descida de temperatura, mais humidade, possibilidade de precipitaçao
9-11: tempo agradável, de novo temperatura mais elevada
13: descida da temperatura, mais humidade, possivelmente chuva
15-16: instabilidade atmosférica, provavelmente trovoada
17-18 tempo mais ameno de novo
20-21: chuva, pequena descida da temperatura
23-24: tempo primaveril, temperaturas mais quente e mais sol



Dizer que não há influência do sol e da lua no clima é dizer que há um inanimismo do clima.
Cada qual tem a sua influência no clima.
O sol pelas tempestades solares, pela intensidade da sua radiação, por factores que não sei explicar por falta de vocabulário mais científico...:D
A lua influencia decisivamente o clima - as marés são apenas parte da sua influência; note-se que a cada fase lunar corresponde determinadas alterações objectivas e subjectivas no clima. Não há consenso é certo. Mas de facto alterações sensíveis do clima são observadas ao longo da história coincidentes com estas fases lunares. Se as fases lunares alteram o humor, influenciam o ciclo menstrual da mulher, alteram as marés porque não acreditar que é também em parte responsável a lua por alterações climáticas de maior ou menor envergadura? Há muitos cépticos por aqui...convido a observarem as alterações do clima que coincidem com o dia da mudança de fase lunar. Façam-no durante 3\4 meses e depois digam alguma coisa.
Edito: Reparem que a partir de ontem (lua nova) começou a haver uma mudança; a próxima anuncia-se para dia 2 de abril - fico à espera que traga alguma chuva e tempo mais adequado a "Abril, águas mil" - é de esperar que a partir de dia 9 de abril se sinta uma mudança interessante no tempo...
Ah...e isto não é senão uma constatação - a ciência poderá vir a seguir com uma análise retrospectiva de dados juntamente com uma análise posterior para cimentar esses dados. E nada de astrologia por aqui (charlatanice não!)