Instituto da meteorologia vai fornecer previsões hora a hora

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai oferecer aos cidadãos previsões meteorológicas hora a hora, graças a novos equipamentos que a ministra da Agricultura considerou hoje colocarem o instituto "na linha da frente".

O instituto (IPMA) apresentou hoje o novo sistema de videowall, um equipamento que permite a visualização de dados de satélite, radar e descargas eléctricas atmosféricas, e o Supercomputador P7, que será usado para modelação numérica atmosférica e marinha, além de uma nova aplicação para 'smartphones' e 'tablets', que oferece aos cidadãos previsões meteorológicas hora a hora.

Equipamento que a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, enalteceu, considerando que vão permitir uma melhor recolha, investigação e tratamento dos dados meteorológicos.

"O IPMA está na linha da frente do trabalho meteorológico das previsões e tem procurado fazer uma actualização sistemática", disse Assunção Cristas em declarações aos jornalistas no final da apresentação, salientando que os novos sistemas apresentados hoje vão ser importantes para cidadãos e para áreas específicas como a economia e a agricultura.

No entender da ministra, os novos sistemas permitem trabalhar mais na previsão e na forma como a informação de prevenção chega aos utilizadores.

"Assim, estaremos mais preparados para dar resposta a fenómenos delicados extremos. Estamos a falar das questões do litoral, do mar, das questões dos fogos florestais e rurais e como se pode antecipar alguma coisa por exemplo em matéria de vento", disse.

Assunção Cristas disse ainda que o objectivo dos sistemas é dar informações actualizadas todos os dias.

"É um investimento essencial não só ponto de vista da investigação, mas também da prestação de serviços e o IPMA é um prestador de serviços", salientou.

Também o presidente do IPMA, Miguel Miranda, destacou à agência Lusa a importância dos sistemas apresentados.

"O supercomputador, que vai estar em funcionamento dentro de um mês, vai permitir triplicar no mínimo a nossa capacidade de modulação numérica atmosférica e marinha", disse, adiantando que ser essencial nas áreas da vigilância aeronáutica sob responsabilidade nacional (Península Ibérica e boa parte do oceano Atlântico) bem como na área correspondente à Plataforma continental.

Miguel Miranda destacou também o novo sistema de videowall que vai apoiar as equipas de vigilância aeronáutica e fazer previsões diárias e a nova aplicação (App IPMA) que vai oferecer aos cidadãos de forma gratuita informação meteorológica de hora a hora.

O presidente do IPMA disse que o investimento não foi muito grande e o retorno vai ser rápido.

"Não estamos a falar de investimentos muito grandes como os radares ou balões. O supercomputador teve um custo de cerca de 800 mil euros e o videowall umas dezenas de milhares de euros", disse.

O responsável lembrou que esta apresentação está inserida nas comemorações do Dia da Meteorologia (23 de Março) e dos 160 anos da meteorologia em Portugal.

Lusa/SOL

Fonte
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Podes ter excelentes previsões e até muito amigáveis dos telemóveis mas é preciso adquirir dados. As estações actuais não têm nada que ver com o que chegámos a ter em 2010. Vamos passar o verão sem a Amareleja.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Se querer abrir nenhum debate... cadê o investimento nas estações?

Fiz essa questão directamente a alguém que está bem por dentro dessa matéria.
A resposta foi péssima mas com um futuro optimista.

Resumidamente, as estações têm sido alvo de um imenso vandalismo. E estamos mesmo a falar de roubos de painéis solares, instrumentos de medição, fios de cobre, etc. O facto de muitas delas estarem em lugares remotos/baldios e à mercê de qualquer pessoa, não ajuda.
Outras estão com falta de manutenção porque não há quem a faça.

O futuro optimista, consta de uma intervenção profunda na rede, que deverá passar pela mudança de lugar de muitas estações que conhecemos, para herdades e terrenos privados onde haja quem as proteja e faça a sua manutenção.
Agora, quando é que isso vai ser, não sei... Mas esperemos que seja o mais breve possível. ;)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Vamos passar o verão sem a Amareleja.

Não seria o primeiro, no ultimo Verão aconteceu isso.
Se for só Amareleja, tudo bem,agora se a essa juntarmos Coruche,Alcacer do Sal, Alvega, Pegões(já morreu ha muito) e Alvalade do Sado, torna-se complicado.
Felizmente têm surgido nos últimos meses algumas estações amadoras no wunderground, apesar de tudo é um bom complemento.
 
  • Gosto
Reactions: Rachie

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
O futuro optimista, consta de uma intervenção profunda na rede, que deverá passar pela mudança de lugar de muitas estações que conhecemos, para herdades e terrenos privados onde haja quem as proteja e faça a sua manutenção.
Agora, quando é que isso vai ser, não sei... Mas esperemos que seja o mais breve possível. ;)

Aceito uma com todo o gosto nos meus terrenos :D.
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
748
Local
Mafra
Não seria o primeiro, no ultimo Verão aconteceu isso.
Se for só Amareleja, tudo bem,agora se a essa juntarmos Coruche,Alcacer do Sal, Alvega, Pegões(já morreu ha muito) e Alvalade do Sado, torna-se complicado.
Felizmente têm surgido nos últimos meses algumas estações amadoras no wunderground, apesar de tudo é um bom complemento.

Eu sou de Pegões, os meus pais ainda lá vivem e a família do meu namorado é de Martim-Longo - Alcoutim. Desenvolvemos uma "tradição" de comparar os valores de ambas as estações (que eram sempre bastatnte semelhantes curiosamente), mas agora é impossível pois a de Pegões está offline há "300 anos" e a de Alcoutim só funciona quando lhe apetece. :angry:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eu sou de Pegões, os meus pais ainda lá vivem e a família do meu namorado é de Martim-Longo - Alcoutim. Desenvolvemos uma "tradição" de comparar os valores de ambas as estações (que eram sempre bastatnte semelhantes curiosamente), mas agora é impossível pois a de Pegões está offline há "300 anos" e a de Alcoutim só funciona quando lhe apetece. :angry:

Interessante essa comparação, só demonstra quão quente é a zona de Pegões, é uma pena a estação ter desaparecido do mapa.
No Verão passado calhou ir aquela zona, vindo de Sesimbra, foi interessante observar a subida da temperatura durante o caminho rumo ao "interior", dos amenos 27ºC junto ao mar, a temperatura foi subindo subindo,chegando mesmo aos 37ºC(às 16:50).
Muita gente em Portugal, associa o calor(a sério) exclusivamente à região do Alentejo, o que é um erro.
Claro que o celebre registo de temperatura da Amareleja em 2003, ajudou e muito a vender essa ideia.