Inverno no Hemisfério Sul 2007

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O lado negro do frio....

118425375365mainke9.gif


No Peru já se contabilizaram a morte de 55 crianças com as temperaturas mais a rondarem entre os -22ºC e -15ºC :cold: :cold: :cold:



FONTE
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
E acabou por chegar ou voltar o frio ao Sul da Austrália com queda de neve nos arredores de Melbourne a partir dos 500 metros com cortes de estradas....
A situação deve melhorar nas próximas horas

ss003yv3.jpg
ss007dh2.jpg

ss005nw3.jpg


Weather bureau spokesman Dean Stewart says today has been unusually cold in Melbourne.

"I guess we'll have to wait to see what our final maximum ends up, we've had a final maximum of 9.2 degrees which occurred this morning," he said.

"We'll probably go close to nine degrees this afternoon but the last time we had a maximum of just 9.2 degrees was back in 1998 where the temperature only reached 8.9 degrees."

http://abc.net.au/news/stories/2007/07/17/1980729.htm
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nova entrada fria, não tão potente, na America do Sul. Também a possibilidade duma ciclogénese explosiva.

Frio intenso

Os dados que indicavam uma massa de ar polar com intensidade excepcional neste momento concordam que será uma erupção de ar polar muito expressiva, mas que não deve ser marcada pela excepcionalidade. O fato, entretanto, não será impeditivo para que fenômenos que não se apresentam como freqüentes deixem de ser registrados, inclusive com possibilidade de observação em locais onde tais são fenômenos são muito pouco freqüentes. Um marca desta onda de frio que está para começar será a sua duração. O frio será intenso durante toda a semana e pode avançar até o começo da próxima semana. Novamente se espera que o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul sofram a maior influência do ar gelado, mas a temperatura deve cair acentuadamente também no Sudeste e em parte da Região Norte com o registro de friagem. A temperatura cai acentuadamente a partir de segunda-feira no Sul do Brasil e será extremamente baixa com marcas próximas de zero e negativas na madrugada de terça. A quarta-feira, em especial, pode ser um dia gelado do começo ao fim com marcas muito baixas mesmo à tarde, considerando que o pico de intensidade do ar polar estará sendo registrado neste dia. As mínimas de quinta, sexta e sábado devem ser igualmente muito baixas com marcas negativas e próximas de zero em grande parte do Rio Grande do Sul com as marcas mais expressivas esperadas para sexta e no sábado em regiões sobretudo de baixadas.

Geada

As condições serão favoráveis à ocorrência de geada na segunda-feira no sul e oeste gaúcho, mas o vento pode frustrar a formação do fenômeno em algumas localidades. De terça em diante e até o próximo final de semana deve gear em todas as madrugadas. Adverte-se que o fenômeno em algumas madrugadas pode ter intensidade forte a severa, especialmente nas madrugada de terça, quinta e sexta-feira. Em alguns locais pode ocorrer o fenômeno da "geada negra". A geada deve afetar todo o Sul do Brasil e poderá ser registrada também no estado do Mato Grosso do Sul. Dependendo do afastamento da instabilidade do Sudeste, o que os modelos ainda controvertem, poderá gear também no estado de São Paulo, nas áreas mais elevadas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Neve

O fenômeno da neve é de previsão de curto prazo, sendo possível, contudo, antecipar tendências com maior antecipação. Mantém-se a idéia sobre a possibilidade de nevar no Rio Grande do Sul e nas partes mais altas de Santa Catarina no período especialmente compreendido entre a noite de terça e a manhã de quinta-feira. Na quarta-feira, sobretudo, as condições serão mais favoráveis. Os dados vêm apresentando muita oscilação quanto à intensidade do frio em altura e a umidade disponível na atmosfera, mas com base na análise do conjunto de modelos pela MetSul o fenômeno não poderia ser descartado no Planalto Sul Catarinense e, no Rio Grande do Sul, na região da Campanha, partes do centro do estado, Alto da Serra do Botucaraí, Planalto Médio, Serra, Alto Uruguai e Aparados da Serra. No Paraná, há uma remota a pequena possibilidade de nevar no Planalto de Palmas. Somente com 24 a 36 horas de antecedência, contudo, será possível definir com maior confiabilidade a probabilidade de neve e quais regiões podem testemunhar o fenômeno. Pode nevar na Argentina, especialmente no oeste e centro do país, assim como no território do Uruguai.

Ciclone extratropical

Um processo de ciclogênese explosiva deve ter lugar sobre o Oceano Atlântico junto ao litoral do Uruguai entre amanhã e segunda-feira. Será este ciclone extratropical que vai impulsionará o ar gelado para o Conesul. O aprofundamento do sistema de baixa pressão deve ocorrer especialmente nesta segunda-feira. Adverte-se para vento forte a ocasionalmente intenso no sul e no leste do Uruguai com rajadas de até 100 km/h e ocasionalmente superiores. O vento deve ser bastante forte também no litoral gaúcho, especialmente na região entre Mostardas e o Chuí. O ingresso do ar frio deve ocorrer com vento na segunda-feira, proporcionando sensação térmica muito baixa. Novamente na quarta-feira o vento pode trazer sensação térmica de frio muito intenso e que pode ser extremo nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil. Como conseqüência da intensa ciclogênese no Atlântico o mar estará grosso com importante vagas. Na orla há risco de ressaca e que pode ser forte.
Fonte: Metsul



Discusión sobre la situación sinóptica y el pronóstico del tiempo:

Una interesante situación meteorológica está comenzando a gestarse sobre nuestra región, con el nuevo ingreso de aire muy frío (por enésima vez este invierno...) a buena parte de la franja central y Norte de Argentina. Esta entrada de aire frío se está asociando en estos momentos con la formación de un sistema de baja presión al Sudeste de la provincia de Buenos Aires, sobre el Mar Argentino, el cual con su circulación nos está proveyendo de humedad/nubosidad y algunas lluvias aisladas y lloviznas. Estas precipitaciones van a continuar sobre nosotros hasta comienzos de la tarde aproximadamente, para dar paso luego a un atardecer con nubosidad variable. Las temperaturas ya por estas horas están comenzando a descender, producto de la entrada del aire frío.

El día de mañana tenderá a presentarse más estable. El cielo estará con sol y nubes, y las temperaturas se presentarán muy frías en horas de la mañana (con valores de sensación térmica en el orden de los 0°C o algo por debajo de esa marca) a frías en la tarde.

El día Martes el tema se torna más interesante. A la ya existente masa de aire frío ubicada sobre nosotros se le sumará un refuerzo que llegará desde el Sudoeste. Este refuerzo, asociado a un frente frío, vendrá acompañado por suficiente humedad en niveles medios y bajos y suficiente ascenso como para garantizar un aumento de nubosidad y la formación de precipitaciones. Las precipitaciones probablemente estarán afectándonos ya desde la madrugada/comienzos de la mañana del Martes, cuando la temperatura será la más baja de la jornada (posicionándose en torno a los 2°C en la Ciudad de Buenos Aires y algo por debajo en el Gran Buenos Aires). Por tal motivo, existe la posibilidad de que zonas del Gran Buenos Aires experimenten una mezcla de lluvia y nieve (fenómeno más conocido como 'aguanieve'), especialmente hacia la salida del sol y primeras horas de la mañana. En la Ciudad de Buenos Aires las temperaturas estarán levemente por arriba de esos valores tan bajos y por el momento estimamos que sólo puedan darse algunas lluvias aisladas. El tiempo se mantendrá inestable y frío durante toda la jornada.

El Miércoles aún nos mantendremos plenamente dentro del aire frío. El viento soplará moderado del sector Oeste, lo cual acarreará bajos valores de sensación térmica. Durante horas de la tarde, el aire muy frío en niveles superiores de la atmósfera junto al (más que débil) calentamiento solar podrán inestabilizar la masa de aire, y formar algunos cumulus capaces de generar algunas lluvias aisladas. Esta condición mejorará hacia el atardecer.

Modelos analizados: GFS, ECMWF, Ukmet, Nogaps, WRF
Fonte: FCEyN-UBA
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
NOAA: "Bomba meteorológica" no Atlântico Sul" traz "vento com força de furacão"

sat23072007pr4.jpg


Um poderoso ciclone extratropical impressiona neste momento nas imagens de satélite a sudeste do Uruguai, tal como antecipado pela MetSul Meteorologia. O NOAA, em sua análise de hoje para a América do Sul, descreve o sistema como uma "bomba meteorológica" que traz "vento com força de furacão" para alto mar. Na opinião do órgão meteorológico do governo norte-americano, águas mais quentes que o normal trazidas pela Corrente do Brasil para o Rio da Prata estariam favorecendo o processo de ciclogênese explosiva.

"Uma corrente atipicamente intensa da Corrente do Brasil favorece uma área de temperatura superfície do mar muito mais quente que o normal nas costas de Buenos Aires e do Uruguai. À medida que sistemas polares avançam por estas áreas, a instabilidade por convecção resultante favorece a formação de ‘bombas meteorológicas’. Uma delas está em andamento e traz vento com força de furacão para o oeste do Atlântico Sul. Outra está prevista para se formar daqui a cinco dias".

Este sistema não representa risco maior para o Sul do Brasil, exceto a possibilidade de mar muito agitado para navegação e a possibilidade de ressaca que pode ser forte na costa. Ele se distancia do continente nas próximas horas, mas segue impulsionando ar gelado para o Sul do Brasil. Uma outra área de baixa pressão, esta menos intensa, vai trazer chuva para o norte do estado amanhã no final do dia e igualmente para Santa Catarina e o Paraná. Este sistema deve se aprofundar no litoral catarinense na quarta-feira. Justamente esta baixa ajudará a impulsionar ar ainda mais gelado para o norte e ainda garantirá umidade, vento e nebulosidade com com maior desenvolvimento vertical sobre o Sul do Brasil. Ar gelado e umidade devem resultar em neve e neste momento a possibiloidade do fenômeno se verificar é considerada por nós elevadíssima. Mais tarde, provavelmente à noite, após as novas rodadas dos modelos, um novo post com revelações importantes sobre a neve.

Fonte: Metsul


69061942rd9.jpg

http://moe.met.fsu.edu/cyclonephase/gfs/fcst/archive/07072418/13.html
 
M

Membro excluído 274

Nevasca deixa milhares isolados
Agência France Press

Uma onda de frio acompanhada de nevasca nesta quarta-feira na zona centro-sul do Chile - um fato que em algumas cidades não acontecia há quatro décadas - deixou milhares de pessoas isoladas, informou o Escritório Nacional de Emergência (Onemi).

O fenômeno foi sentido especialmente perto da cidade de Linares, onde não nevava há 41 anos.

Segundo o governador de Linares, Luis Suazo, em alguns locais a neve chegou a um metro, o que impede o acesso por estradas, uma situação agravada especialmente em Colbún, 300 km ao sul de Santiago, onde 900 pessoas estão sem qualquer possibilidade de comunicação, o mesmo se repetindo na cidade de Curicó e na região de Araucanía, 700 km ao sul de Santiago.

A neve também provocou o fechamento do "Paso Los Libertadores", que liga a zona central do Chile à província argentina de Mendoza.

A cidade de Santiago também enfrenta nevascas na zona leste.

Dez pessoas já morreram no país neste inverno, coniderado um dos mais frios das últimas quatro décadas; as perdas na agricultura chegam a 150 milhões de dólares.

Sortudos! Vamos aguardar pa ver como será o Inverno no Hemisfério Norte! Será um bom preságio?