Inversão térmica - Como prever e quantificar?

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Mas isto é muito relativo.:confused:

Porque, mesmo se ocorresse uma forte inversão térmica, uma localidade da zona da Serra da Estrela a 300m/400m de altitude localizada num vale, penso eu que nunca teria uma temperatura mais baixa que a Torre, a quase 2000m de altitude. São muitos metros a menos/mais:rolleyes: Acharia muito curioso, se isso acontecesse.

Mas...falando a sério..o que é realmente uma inversão térmica? Acho que não tem muita coisa a haver do que o que está na Wiki, pois não:huh: Fala qualquer coisa sobre poluição atmosférica...:unsure:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inversão_térmica

Que eu saiba, inversão térmica, é simplesmente, numa versão mega-resumida:lol:, a acumulação de ar frio junto á superfície terrestre.(o contrário do gradiente térmico). Já para não falar dos seus fatores e etc..

Podem-me esclarecer isto tudo:)

Obrigado, desde já:D

Boas 4ESTAÇÕES , é só para referir que em Novembro do ano passado, 2013, ouve dias em que na Torre a temperatura mínima não baixou dos 0ºC e no fundo do vale da Cova da Beira, junto ao rio Zêzere, andou a rondar os -6ºC :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Registos incríveis...inversões notáveis. :calor: :cold:

As inversões térmicas sul africanas são de longe das mais agressivas que alguma vez observei no ogimet.


2ntz061.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Porra isso é impossível, não consigo acreditar em tanta diferença assim abrupta, não dá mesmo...

Não creio que seja impossivel, basta consultares os dados de dezenas de estações sul africanas,até te assustas. :D
A maior amplitude que registei foi de 27ºC (8ºC/35ºC) e já achei brutal...agora estes 37ºC...é de loucos. :shocking:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e 1337