IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

thunderstorm87

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
496
Local
Cacilhas
embora na minha opinião pessoal, todos os avisos devem ser tidos em conta. no domingo por exemplo, estava um tempo bastante abafado e aqui em almada ninguem contava com trovoada e do nada, por assim dizer, rebentou uma trovoada à hora de almoço.toda a gente ficou surpresa com a intensidade e com o quão repentino foi o fenomeno.
 


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,661
Local
Espinho, Aveiro
Então quer dizer que a célula conseguiu aterrar no meio de todas as estações amadoras e "profissionais" para nenhuma ter tido mais do que uns 20 mm numa hora. Sinceramente já vi muito disto em Lisboa (inundações) e por aquilo que me lembro por vezes até com 10 mm numa hora isto acontece.

Fim de assunto relativamente aos valores ....

Quanto ao IPMA, acho que esteve bem, não tem culpa de Lisboa ser "especial"

O que realmente falta no ipma é atualizarem as imagens radar para sistema zoom, o radar de Arouca ficar operacional e as imagens dos radares emitirem avisos em direto para o ipma, tal como inundações, alertas de tornado, tempestade severa,risco de granizo, etc, etc.
É preciso modernizar aquele site, senão nunca saimos do século XX.

Em relação aos avisos e às inundações que ocorreram em Lisboa, aviso amarelo ou laranja está ótimo, desde que falassem na chuva era o suficiente.
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
embora na minha opinião pessoal, todos os avisos devem ser tidos em conta. no domingo por exemplo, estava um tempo bastante abafado e aqui em almada ninguem contava com trovoada e do nada, por assim dizer, rebentou uma trovoada à hora de almoço.toda a gente ficou surpresa com a intensidade e com o quão repentino foi o fenomeno.
É caracteristico o tempo abafado e as trovoadas, cá por cima chamam-lhe calor de trovoada, nos paises com clima tropical o dia começa limpo e depois do meio dia começa a escurecer, é ate normal a população sair de espaços abertos pois sabem o que vem a seguir
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
tal como inundações, alertas de tornado, tempestade severa,risco de granizo, etc, etc.
Isso já qualquer radar faz por cálculo usando algoritmos, ainda hoje para exemplo na TVI apareceu uma imagem do radar a sinalizar células severas automaticamente, no IPMA. É apenas uma questão de prevenção, o IPMA tem meios, e nesse aspeto tem vindo a desenvolver há um tempo. No site antigo até tinham uma notícia sobre o novo sistema que tinham para detectar esse tipo de casos, portanto existe, e existe também a experiência do meteorologista que olha para as imagens e as monitoriza.
 

Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
Se quiserem continuar a discutir a cor dos alertas, aconselho que o façam aqui, pois a cor dos alertas envolve mais coisas sem ser unicamente as previsões.

http://www.meteopt.com/forum/topico/ipma-novidades-duvidas-e-criticas.5154/

Bom dia obrigado por me ter alertado para o facto de ter postado aqui um off topic. Na verdade existe um forum destinado aos AVISOS peço desculpa. Apenas quero deixar aqui um aparte eu NUNCA me referi a ALERTAS mas sim AVISOS o que é completamente diferente. AVISOS são meteorológicos e ALERTAS são da Protecção Civil. (os quais conheço muito bem há mais de 30 anos) dai a confusão de muita gente não os saber diferenciar. Obrigado.
 
  • Gosto
Reactions: Mário Barros

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Não vejo o porquê de tanta critica aos avisos do IPMA e/ou da ANPC. Por exemplo, ontem o distrito de Viseu estava com aviso laranja e na zona da minha residência choveu e bastante durante cerca de uma hora, o suficiente para causar alguns estragos. Noutras zonas nem sequer choveu! É o que temos (avisos a nível distrital). Bom era os municípios darem uma vista de olhos de tempos a tempos aqui ao nosso Fórum (ou procurarem simplesmente a existência de fóruns) e irem colectando informação daqui e dali de forma a tomar as devidas precauções. Mas, nesta sociedade, não vejo isso infelizmente. Estamos sempre à espera de um Salazar que nos resolva todos os problemas (desculpem o desabafo).
 
  • Gosto
Reactions: keipha

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Rigor em que sentido ? Apenas os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro estão em aviso amarelo para hoje, Sexta-Feira. O restante território só entra em aviso amanhã ao início da tarde. :thumbsup:

Rigor no sentido em ( olhando ao mapa que coloquei ) que colocam todo o Pais em alerta amarelo já hoje, quando na realidade alguns distritos não o estão..isso pode induzir em erro a quem não clicar nos distritos para ver a partir de que data entram em vigor os avisos.

Ainda hoje um amigo me disse que consultou o site do IPMA e está tudo em alerta amarelo, mas para o Porto dá céu pouco nublado ou limpo...não faria mal nenhum se por cima dos distritos colocassem uma data a partir da qual entram em vigor os avisos..por exemplo em cima do distrito do Porto punham 28/09..ficava mais esclarecedor.., nem toda a gente clica no mapa e vai ver os distritos... (vou enviar esta sugestão ao IPMA)

Mas como já disse o IPMA faz bem em antecipar os avisos.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Eu queria citar a última mensagem do Snifa mas não consigo, de qualquer forma era para dizer que, na previsão de dez dias do ipma, o Porto aparece verde hoje e amanhã (ou seja, sem aviso algum para já). Enfim.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu queria citar a última mensagem do Snifa mas não consigo, de qualquer forma era para dizer que na previsão de dez dias o Porto aparece verde hoje e amanhã (ou seja, sem aviso algum para já). Enfim.

Os avisos para o Porto apenas entram em vigor no dia 28/09, eu referi que quem abre o site vê tudo amarelo, o que não corresponde à verdade, pode induzir em erro a quem não clicar no mapa e posteriormente nos respetivo Distrito e pensar que os avisos amarelos são para hoje e para todos os distritos.

Peço à moderação que mova estes meus posts para o tópico dedicado ao IPMA , novidades avisos, críticas sugestões, para não se criar aqui um off-topic. :thumbsup:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Os avisos para o Porto apenas entram em vigor no dia 28/09, eu referi que quem abre o site vê tudo amarelo, o que não corresponde à verdade, pode induzir em erro a quem não clicar no mapa e posteriormente nos respetivo Distrito e pensar que os avisos amarelos são para hoje e para todos os distritos.

Peço à moderação que mova estes meus posts para o tópico dedicado ao IPMA , novidades avisos, críticas sugestões, para não se criar aqui um off-topic. :thumbsup:
[citado de outro tópico]
Antigamente por acaso o IPMA tinha uma pequena divisão nos avisos que dizia Hoje e Amanhã, não percebo bem porque a tiraram. A "linha de tempo" de avisos que adicionaram há uns dias torna tudo muito mais prático, mas é necessário remodelar o mapa principal também. Numa nota mais positiva, parece que a performance nos avisos está a aumentar!
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Agora assim em tom de brincadeira, parece que o IPMA trocou as notícias, ao que parece tivemos um tornado de atum em Aljezur :lmao:

uYb4KS4.png


http://www.ipma.pt/pt/media/noticias/newsdetail.html?f=/pt/media/noticias/textos/sc-iccat.html
À data/hora de escrita deste post ainda não estava corrigido.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Miguel96

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,661
Local
Espinho, Aveiro
Boas Tardes!!!!:D

O que eu tenho de fazer para pertencer ao Corpo de Observadores Meteorológicos Voluntários?