Lei da Cópia Privada

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por David sf 6 Jan 2012 às 22:37.

1. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    http://blog.wonderm00n.com/2012/01/...vada-carta-aberta-ao-grupo-parlamentar-do-ps/

2. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Vinha aqui criar escrever sobre isto, mas o David já se antecipou.

A Assembleia com uma enorme velocidade como quem não quer dar nas vistas e com um aparente e estranho apoio de todos os partidos prepara-se para produzir mais um aborto legislativo que custará milhões à economia a favor de "artistas". Por favor passem palavra, esta gente é completamente louca. Ninguém tem nada a ver com os discos rígidos do meu computador que são usados para trabalho que nada tem a ver com artistas ou direitos de autor, nem os meus servidores tem discos que tenham a ver com arte.

É preciso impedir estes loucos que não percebem que prejudicam mais uma vez as empresas nacionais, pois as pessoas passam a comprar cada vez mais no estrangeiro (Amazon, pixmania, ebay, etc, etc).
    A SPA (com receitas de muitas dezenas de milhões mas sempre falida há anos) já tem inúmeras receitas de taxas sobre tudo e mais alguma coisa, Rádio, TV's, Televisões em cafés, sites musicais de net, taxas sobre cada CD ou DVD's virgem vendidos, leitores de áudio, de vídeo, sobre fotocópias, etc, até musica de elevadores tem que pagar taxas e milhões de outras coisas.

Isto não é um apenas um problema dos discos, se lerem com atenção os textos em baixo, a coisa pode tornar-se um pesadelo nos telemóveis, pois quem criou esta lei não faz ideia da forma como as coisas rapidamente evoluem em capacidade, e o custo destas taxas tornar-se-ia brutal nestes equipamentos. É pura ignorância política.

3. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Há uma dúvida que me invade, sendo que todos nós teremos que pagar uma taxa de direitos de autor, mesmo sobre ficheiros produzidos por nós, será que após a entrada em vigor deste novo imposto ficam automaticamente legalizadas as descargas ilegais e os CDs e DVDs piratas?

4. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Entre Mortágua e Tondela
    É uma lei extremamente ridícula, e sim, um roubo.

Mas não resolve nada. Eu vou continuar a escutar todos os meus MP3 como sempre fiz na minha vida. E continuar a ver vídeos, filmes e séries baixados.
    Não me chateia esta lei.

Sinto que esses senhores do SPA vivem umas décadas atrás da sociedade electrónica do século XXI.

Mas se calhar estou errado, se calhar eles também ouvem uns mp3.

Collapse Signature Expand Signature
  5. HotSpot

HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Nov 2006
    Local:
    Moita, Setubal
    Realmente esta lei é o maior Aborto Legislativo dos últimos anos.

Pelas mais diversas razões, é algo .... sem palavras. Nem consigo qualificar.

6. mr. phillip

mr. phillip
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Dez 2006
    Local:
    Santa Marta do Pinhal, Corroios (40m)
    Juridicamente não, moralmente sim...
    Que diarreia mental que lhes deu... mais uma!!!

7. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Esta "taxa" tem duas interpretações:

1) É um pagamento de direitos de autor, tornando-se os downloads e os CDs piratas legais;

2) É uma multa para quem infrinja a lei dos direitos de autor.

No caso de 1) esta taxa seria um absurdo, pois não fazia a descriminação entre os que descarregam conteúdos de outros, sujeitos a direitos de autor, daqueles que utilizam esses dispositivos de armazenamento para guardar a sua própria produção (fotógrafos, empresas, etc).

No caso de 2), para além de ser absurda ao quadrado, é inconstitucional, pois não seria só a implementação do "pré-crime", estilo Relatório Minoritário, como seria também a penalização de outros que nem sequer vão cometer o referido crime.

8. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Sabes bem que não torna, é uma dos contradições crónicas deste tipo de taxas (que existem em montes de coisas que nem fazemos ideia e que tornaram a SPA numa organização poderosa que gere milhões). Este género de taxas existem há muitos anos, desde o tempo em que apareceram as K7's. A coisa foi evoluindo de suportes e manteve-se relativamente equilibrada. embora nalguns casos a roçar a "xulisse" para a SPA.

Mas o que se preparam para fazer agora é um roubo descarado e com uma dimensão gigante dada a quantidade de suportes de memórias que hoje toda a sociedade adquire para todo o género de dispositivos em que uma minoria são "dedicados" à pirataria. Estes tempos que vivemos hoje em dia nada tem a ver com o tempo das K7's ou dos CD's de musica. Hoje compramos cartões de memória para as nossas máquinas fotográficas e de vídeo, para tirarmos as nossas fotografias. E esta lei parte do princípio que todos esses suportes tem que pagar taxas para os autores da SPA. Ora isto é um absurdo. O objectivo é recuperar dinheiro perdido com a pirataria, mas eu não tenho nada a ver com isso, porque é que o meu disco de trabalho no computador tem que pagar taxas aos autores, ou o cartão da minha máquina fotográfica ? Eu sou o autor das minhas coisas, não ando para pagar aos outros.

Mas há mais problemas neste projecto lei. Um dos melhores textos que anda aí é este:
    http://www.pcmanias.com/os-principios-e-problemas-da-proposta-de-lei-da-copia-privada/

9. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Nunca concordei com essa coisa/instituição chamada direitos de autor. Isso não existe em lado nenhum.

Os impostos suportam e promovem a divulgação cultural. Uma política pública correcta também o faria. Não são necessários impostos sobre o consumo da cultura.

Porque é que só podemos colocar a cruzinha para descontar parte do nosso rendimento para igreja ou para instituições que dependem dela?

10. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
  11. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Entre Mortágua e Tondela
    Eu proponho à SPA liberalizar as drogas e prostituição e cobrar uma taxa do sexo e uma taxa do enrolanço. Provavelmente ganhariam mais nisso.

Realmente, em Portugal agora com a crise, os roubos são cada vez maiores. As pessoas cada vez têm menos bom senso.

Esta lei em nada vai reduzir a pirataria, pois pessoas como nós ainda se vão sentir mais ofendidas. Eu vou fazer mais downloads só para gozo pessoal. Evidentemente, antes de um dia se lembrarem de acabar com a internet livre.

Espera: e se eu comprar um cartão de fotografia ou uma USB em Espanha, será que tenho que pagar imposto ao entrar em Portugal?

12. nelson972

nelson972
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Abr 2010
    Local:
    Porto de Mós
    O melhor será escondê-la debaixo do assento, como se fazia com os chocolates e caramelos nas fronteiras de antigamente :D

13. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    A SPA anda muito preocupada com as questões do direito de autor. E acho bem. Vamos então mostrar o quão interessada está a SPA nesta luta.

Pimpinela, ME MUERO (J. Galán - L. Galán)

Original Release Date: September 26, 1995

T-045560734-7 SE ACORDO E TU NAO ESTAS (EU MORRO) RICARDO Autor
    T-045560734-7 SE ACORDO E TU NAO ESTAS (EU MORRO) TONY CARREIRA Compositor

revista ANA entrevistando José Jorge Letria da SPA

Há muitas mais músicas extremamente parecidas às do Tony Carreira que se podem encontrar pela net, é só googlar.

Quanto a este projecto de lei, à SOPA, à PIPA e outras aberrações do tipo, só "espero que prevaleça o bom senso".

#13 David sf, 20 Jan 2012 às 22:50
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  14. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Leis como a SOPA se fossem aprovadas em Portugal poderiam acabar em poucos instantes com fóruns como o Meteopt. Bastaria um processo de um autor de uma fotografia ou qualquer jornal contra um texto transcito aqui, uma notícia por exemplo, que algum de nós (um membro qq) colocasse no Fórum, mesmo indicando a fonte e direitos de autor.

15. Cenomaniano

Cenomaniano
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Ago 2011
    Local:
    Lisboa
    Agora temos a ACTA (bem pior). Portugal também a assinou!!

Partilhar esta Página