Lobo Ibérico

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sobre a Mata do Cabril




PS: Não é a sub-espécie lusitanica como referem. Essa extinguiu-se de vez.

Já tinha visto esse artigo.
Infelizmente não nos diz nada sobre o rescaldo da situação, mas obrigado pela vontade em ajudar! :thumbsup:

Relativamente à expansão do carvalhal ( já documentada também por outros membros aqui do forum), aqui vai mais uma referência:

Carvalhos recuperam terreno em Portugal
Por Ana Fernandes



Os carvalhos, que já foram dominantes no país, estão a recuperar, tendo aumentado 15 por cento na última década. Os dados são do Inventário Florestal Nacional, cujo relatório final foi ontem divulgado.



Apesar das boas notícias, a área ocupada por esta espécie ainda é relativamente modesta - cinco por cento, ou seja, 150 mil hectares entre os 3,4 milhões de hectares de floresta no país. Mas, face a dados anteriores, tem-se assistido a uma recuperação: em 1995, havia carvalhos em 131 mil hectares e na década de 80 em apenas 112.



A regeneração natural e novas arborizações explicam esta evolução, mas os dados têm de ser analisados com algum cuidado face às diferenças dos métodos de análise entre o actual inventário e os anteriores.



Outra das espécies em plena evolução é o pinheiro-manso, que aumentou 68 por cento na última década devido ao interesse crescente nos seus frutos - os pinhões.



O eucalipto continua em ascensão, ocupando mais dez por cento da área florestal face a 1995, estendendo-se agora por 740 mil hectares, enquanto o sobreiro se fica pelos 716 mil.



Esta é uma das principais diferenças face aos dados apresentados em 2007. O inventário, em que a informação de base foi recolhida em 2005 e 2006, já tinha sido divulgado há três anos mas estava ainda pouco consolidado. Daí que ressaltem agora conclusões diversas face ao relatório anterior.



Uma das mais importantes é que o pinheiro-bravo continua a ser a espécie dominante - 885 mil hectares, ou seja, 27 por cento do total. Há três anos, o sobreiro foi dado como aquele que mais território ocupava, o que não se verifica: caiu para a terceira posição, ultrapassado pelo eucalipto. Os carvalhos apareciam em queda, ao contrário da conclusão actual.



A partir de agora, o objectivo é que os inventários florestais sejam actualizados constantemente de forma a que haja uma renovação completa dos dados de quatro em quatro anos, anunciou o secretário de Estado das Florestas, Rui Barreiro. Para isso, haverá meios humanos e financeiros, prometeu.


No Público a 8 de Setembro de 2010.


Interessante a evolução do aumento do carvalhal desde a década de oitenta.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Expansão do veado na região do Tejo Internacional:

http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/...D6F/0/PNTIVeado_MinimizacaoPrejuizos_2003.pdf


Na Lousã:

http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=169634&headline=20&visual=9


Expansão do javali em Portugal:

http://www.santohuberto.com/sh_conteudo.asp?id=118


Expansão do veado em Montesinho e relevância na dieta de alguns lobos:


Dados da Zona de Caça Nacional da Lombada
(situada no Parque Natural de Montesinho):

- Área de distribuição da população de veado em 1992 - cerca de 8500ha

- Área de distribuição da população de veado em 2007 - mais de 30 000ha

- Taxa de observação de veado em 1995 - 1,85 animais/período observação

- Taxa de observação de veado em 2005 - 22,88 animais/período observação

O veado representava 6,2% da biomassa de dejectos de lobo em 91/92

O veado representava 38,8% da biomassa de dejectos de lobo em 97/98


Corço em expansão em Portugal:

http://www.santohuberto.com/sh_conteudo.asp?id=1422


No Gerês, o corço está estável e até com tendência para aumentar:

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&exmenuid=76&bl=1&cid=2332
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Curioso (ou talvez não...) é o facto de também existir na vizinha Sierra de Gata :

«Según sus datos, se ha certificado la presencia del mítico animal en las cercanías de Robleda, municipio salmantino próximo al límite provincial con Cáceres por la sierra de Gata. «De noche, un lobo se hace cincuenta o sesenta kilómetros sin pestañear -explica Caldera-. En Robleda los hay, es factible que ya haya pasado a Extremadura, y si no, es muy posible lo haga».

http://www.hoy.es/20080420/regional/vuelto-lobo-20080420.html

Aliás este até é o artigo que já tinha postado aqui...
Mas como ainda assim haviam algumas dúvidas sobre a presença de lobos nesta região, fica aqui a referência. :thumbsup:


Número de caçadores não pára de diminuir:

http://www.ionline.pt/interior/index.php?p=news-print&idNota=74915
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Vai aqui uma grande confusão em relação aos esquilos (tal como noutros tópicos deste forum).

Efectivamente os esquilos estiveram extintos em Portugal durante vários séculos. Ao contrário do que aqui muitos referiram não foi só uma espécie, nem as ardilas se mantiveram enquanto os esquilos desapareceram.

Foi a espécie Sciurus vulgaris, até porque nunca houve outra (já foram vistos 2 esquilos cinzentos americanos em Portugal mas esperemos que tenham sido apenas dois indivíduos que escaparam de uma gaiola e que tenham morrido entretanto). Ou seja, durante vários séculos não houve nenhum esquilo em liberdade em Portugal.

Usar a palavra Ardila ou a palavra Esquilo é exactamente a mesma coisa. Como já foi dito aqui "ardila" é o nome celta e "esquilo" é a palavra latina. Em Espanha, a palavra ardila manteve-se até hoje e em Portugal caiu em desuso (provavelmente até pela extinção da espécie, já que na época medieval era a palavra ardila que era usada).

Quem diz que tem esquilos há vários anos na sua região, é importante que diga o que é que significam "vários anos". Os esquilos voltaram a Portugal nos últimos anos da década de 80 vindos da Galiza. Se há aqui alguém que já tinha esquilos na região antes dessa altura, então vamos falar com o ICNB, porque andaram a enganarmos estes anos todos

Neste momento os esquilos encontram-se em todo o país acima da região de Leiria. A única excepção é o parque de Monsanto em Lisboa onde foram introduzidos em 1993 e onde neste momento já existem vários milhares.

A história oficial diz que os esquilos têm estado a recolonizar Portugal desde o Minho e descendo gradualmente. Parece-me haver uma falha nesta história.

Tal como no início dos anos 90 foram libertados esquilos vermelhos em Monsanto, também o foram (penso que um ano depois) no jardim botânico de Coimbra. Ao contrário do parque de Monsanto, que é uma "prisão" rodeada de prédios, autoestradas e linhas ferroviárias, no meio de uma das zonas mais populosas do país, o jardim Botânico de Coimbra está praticamente ligado a zonas verdes junto ao Mondego que têm continuidade mais para sul, até fora da cidade. Poucos anos depois de terem sido libertados esquilos no jardim botânico, tornou-se frequente a sua presença noutras zonas da cidade e à volta dela.

Parece-me bastante mais plausível que os esquilos que começaram a aparecer
na zona centro do país (Serra da Estrela, Pombal, Leiria) no início desta década, venham da população que teve origem em Coimbra e não nos esquilos galegos. Neste momento suponho que as duas populações já se tenham misturado.

Agora é esperar que continuem a descer o território, para daqui a algumas décadas podermos ter esquilos em todo o país.

Só dois coisas:

-Os esquilos americanos sao comunes nos parques urbanos, pois foram introduzidos en eles por o home, e ja ha noticias que eses esquilos foram a natureza.

-En verdade a palabra "ardilla" nao é celta, e ainda mais antigua, é una das palavras mais antiguas, pois nao se conheze o pobo de origem, mais a teoría dize que fora un pobo anterior aos celtas, o primeiro pobo da península, o pobo descendente direito do home das cavernas, esa é a teoría, entao é una das palavras mais velhas da lingua. Outras palabras de esa origem sao:

Vega (Veiga), perro (cao), garduña (fuinha).

Onde a palavra común do castelhano é de origen preceltico a palavra portuguesa na maioria de casos é latino.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Só dois coisas:

-Os esquilos americanos sao comunes nos parques urbanos, pois foram introduzidos en eles por o home, e ja ha noticias que eses esquilos foram a natureza.

Estás a falar em Espanha?

Em Inglaterra são uma verdadeira praga e estão a contribuir para o extermínio do esquilo europeu. O esquilo europeu já praticamente só existe na Escócia.

Em Itália também já começa a haver uma população selvagem bastante preocupante (até pelo facto de não serem uma ilha como Inglaterra)

Em Espanha não sei como é a situação

Se quiseres podes responder aqui:
http://www.meteopt.com/forum/biosfe...ermelho-sciurus-vulgaris-4958.html#post231150
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Comunidades de carnívoros do Parque Natural do Tejo Internacional (2005)

4.11. Lobo-Ibérico
Actualmente, o lobo-Ibérico é considerado, em Portugal, uma espécie "em perigo de extinção" (SNPRCN 1990) estando totalmente protegido por lei desde 1988 (Lei 90/88, Dec.-Lei 139/90). A população lupina tem vindo ao longo do último século a regredir de Sul para Norte e de Oeste para Este do país, sendo a principal causa deste declínio a perseguição directa movida pelo Homem e a degradação do habitat (Petrucci-Fonseca 1990). Essa regressão é bem evidente a Sul do Rio Douro, tendo-se tornando muito delicada a situação do lobo nesta região da Península Ibérica.

As últimas referências a observações de lobos a Sul do Rio Douro, no concelho de Castelo Branco, e mesmo em grande parte do concelho de Idanha-a-Nova, são já muito antigas (Alexandre et al. 2000, Petrucci-Fonseca & Álvares 1997).

PNTI, os últimos registos provêm dos anos 80 (ICN 1997; Petrucci-Fonseca 1990), tratando-se de informações não confirmadas de observações esporádicas de lobos. Os locais onde os lobos foram observados estão muito próximos da fronteira com Espanha e são áreas de coutadas de caça, onde existem veados, sendo possível que os lobos ocorram aqui esporadicamente, embora não encontrem condições para se fixarem, sobretudo devido à perseguição humana (Alexandre et al. 2000). De facto, Viola (1992) referia observações de lobos no território espanhol entre o rio Tejo e a serra de S. Pedro, interpretando-as como resultado de movimentos de dispersão por parte de indivíduos dessa Serra.

A prospecção feita durante o presente trabalho não permitiu recolher informações sobre avistamentos recentes ou antigos de lobos na área do PNTI. Apenas se encontraram quatro dejectos com aparência semelhante aos dejectos de lobo, mas sem um odor que os caracterizasse como tal.

No que diz respeito ao cadáver de lobo encontrado a Norte de Idanha-a-Nova em Outubro de 2004, pensa tratar-se de um indivíduo dispersante isolado. No decurso deste trabalho realizaram-se inquéritos direccionados à população da região onde foi encontrado o lobo morto, mas não se conseguiu recolher informação fidedigna sobre avistamentos recentes de outros lobos vivos ou mortos. Na zona a Norte de Idanha-a-Nova existe uma vasta mancha de carvalhal denso, que provavelmente serviu de refúgio e zona de dispersão para o referido lobo que pode ser proveniente de um núcleo populacional esporádico existente na zona do Sabugal, ou de um núcleo existente na região de Trancoso, ou mesmo vir de Espanha, da região da Serra da Gata.

http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/...86B9296F/0/PNTICarnivoros_Comunidade_2005.pdf
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«No que diz respeito ao cadáver de lobo encontrado a Norte de Idanha-a-Nova em Outubro de 2004, pensa tratar-se de um indivíduo dispersante isolado. No decurso deste trabalho realizaram-se inquéritos direccionados à população da região onde foi encontrado o lobo morto, mas não se conseguiu recolher informação fidedigna sobre avistamentos recentes de outros lobos vivos ou mortos. Na zona a Norte de Idanha-a-Nova existe uma vasta mancha de carvalhal denso, que provavelmente serviu de refúgio e zona de dispersão para o referido lobo que pode ser proveniente de um núcleo populacional esporádico existente na zona do Sabugal, ou de um núcleo existente na região de Trancoso, ou mesmo vir de Espanha, da região da Serra da Gata ».

Muito interessante! :)
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Distribuição do Lobo em Portugal em 1997

lobo97.jpg



A única coisa boa que se tira daqui, é que (pelo que parece) a norte do Douro a situação actual até parece ser melhor que nos anos 30...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Caro Seattle92 sabe se existem mapas mais recentes sobre a distribuição do lobo em Portugal?

De 1997 até agora muita coisa pode ter mudado;)
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
706px-IberianWolf-Map.jpg




Além de não variarem muito entre si, também não sabemos exactamente se são de fiar :)

Talvez os nossos amigos espanhóis tenham alguns mapas mais actualizados sobre a população do lado de lá da fronteira. Sabemos que após muitos anos de regressão, a população espanhola a sul do rio Douro está a expandir-se actualmente.