Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Algumas fotos de algumas regiões quentes (Bacia do Douro):

CV+Vila+Real+052.jpg



1.jpg



3382.pt.jpg



2608.pt.jpg




Bacia do Guadiana:


pulo+do+lobo.JPG



2177-Web-sRGB-650Pix-Qual85.jpg



DSC03777.JPG



PP_091_Chegar_a_Mertola_001_350.jpg



mertola-l-eglise-ancienne.jpg



GypsRueppelliiMert82013GS-775629.jpg



Manh%3F%3F%20630.jpg



Não as mais impressionantes do nosso país (especialmente se comparadas com algumas que já foram aqui postas).
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Não sei se já estará publicado numa anterior mensagem... fica aqui:

"Quais são os locais mais quentes de Portugal? Esta pergunta é frequente. A resposta não pode ser obtida simplesmente escolhendo os locais das estações meteorológicas com registos de temperaturas mais elevadas. De facto, só por grande coincidência existiria uma estação meteorológica nalgum desses locais. Além disso, as estações meteorológicas, por questões de natureza logística, estão em geral localizadas em povoações de alguma dimensão que, naturalmente, não se desenvolveram nos locais mais quentes.
Para determinar quais os locais mais quentes de Portugal, utilizou-se um método descrito e avaliado em [1] que permite obter a distribuição espacial da temperatura do ar com elevada resolução. Calculou-se, neste caso, a distribuição espacial da média das temperaturas máximas (1961-1990) nos meses de Junho, Julho e Agosto.
Destacam-se três regiões com temperaturas máximas muito elevadas (ver Figs. abaixo):
  • Nordeste Transmontano
  • Zona Raiana da Beira
  • Bacia do Guadiana
Na região do Nordeste Transmontano o local com a média da temperatura máxima mais elevada é no concelho de Alfândega da Fé, na freguesia de Cerejais, mais precisamente junto à Ribeira do Zacarias.Na Zona Raiana da Beira o local com a média da temperatura máxima mais elevada é no vale do Rio Tejo a cerca de 5 km a SE do Rosmaninhal, junto à fronteira com Espanha.Na Bacia do Guadiana os locais com a média da temperatura máxima mais elevada são a cerca de 10 km a SE de Campo Maior, próximo do Retiro e no vale do Rio Guadiana a cerca de 7 km a NW de Serpa.

[1] João Ferreira, Sílvia Antunes e H. Oliveira Pires (2001). "Representação Gráfica de Campos Climatológicos Obtidos Objectivamente por Regressão Multivariada em Relação a Factores Físicos", aguarda publicação em Actas do 2º Simpósio da APMG, Évora 2001"

Fonte: Antiga página do Instituto de Meteorologia (2 de Junho de 2002)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Interessante Gerofil, ver se coloco aqui as cartas militares das respectivas zonas.
Existe uma zona a sul de Alcacer do Sal, mais quente que os próprios registos da estação da Barrosinha, refiro-me a zona do Vale do Guizo/Arez.

PS: Ainda bem que regressaste ao fórum!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: belem e Thomar

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Em relação à freguesia dos Cerejais (Alfandega da Fé) gostava de saber por que é que op vale do Sabor é mais quente que o vale do Dpouto, junto a Fôz Coa. Será mesmo? Afinal recordo-me de alguma máximas não-oficiais míticas ali na zona do Pinhão, junto ao Douro. Ou se a zona de Barca d'Alva será mais quente...

Vale do Tejo, faz sentido. Apanhei ali uma tosta entre os dias 31 de Julho e 1 de Agosto de 2003 (o dia do recorde absoluto oficial de Portugal). Estava lá perto e confirmo que falava-se de uma máxima de 48ºC lá. Mas creio que mais para interior, ainda pode ser mais quente, em direcção a leste ou sudeste. Mas aí estámos a falar do máximo de calor Ibérico e não de Portugal, mas é curioso saber esses locais em Espanha também!

O mesmo se poderia passar no vale do Guadiana, em direcção mais a leste. E a parte sul de Espanha, em alguns vales baixos deve ter algumas tostadeiras que atingem os 50ºC e até os poderiam ultrapassar. Alguém sabe onde?

Eu arriscaria as seguintes zonas:
- o valedo Guadalquivir, entre Sevilha, continuando para nordeste mais para interior passando por Córdova, depois Mengibar. É esta a zona que tem atingido temperaturas perto do recorde de 47ºC. (a Amareleja é a zona em Portugal mais perto deste vale).
- um pouco mais a norte: a zona a sudeste de Badajoz. Já registou 47ºC também. É próximo de Campo Maior, outro ponto quente em Portugal.
- a zona perto de Murcia. Registou já 47.2ºC, e a zona em redor de Albacete.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Há uns anos eu coloquei imagens do Google Earth dos locais mencionados nesse estudo (que o Gerofil indicou) aqui no forum (inclusive, penso eu, também neste tópico) mas acho que já não estão visiveis, porque deixei de usar o image shack.

Aliás esse estudo recebeu alguma atenção neste tópico. Parece-me que está bem conseguido e que o que apresenta é bastante razoável.



Jonas87, pelas fotos, acho que não estás longe.

Este local também fica na região:
2ykgqya.png



Eu tentei aproximar-me de um desses «hotspots» através do Google maps (seguindo uma estrada), mas não deu e a imagem ficou por aqui:

287k5rq.png


São zonas com poucos e maus acessos (ou nenhuns!), que ainda vão algo além do que é visível desde esta estrada.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@belem o meu post anterior é referente ao local que falam no estudo, agora, se é o sector do vale mais quente , isso já não sei, alias é importante ter atenção a esse pormenor.
A temperatura pode não ser linear ao longo do vale, como tambem acontece numa inversão térmica, embora nesse caso, as diferenças podem ser muito mais vincadas.

Ps: eiseh, post 8000, grande tagarela. :cool:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
É consensual que esses vales tenham médias de temperaturas máximas realmente muito elevadas.

Mas quanto a extremos...

Não nos podemos esquecer que no fundo desses vales há linhas de água que devido à diferença de temperatura originam brisas, que acabam por não deixar que as temperaturas atinjam grandes extremos.

Já tive oportunidade de assistir no Pinhão, a meio da tarde de um dia quente de Agosto, um verdadeiro vendaval (quente). Uns metros mais acima, o vento era praticamente nulo.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Já tive oportunidade de assistir no Pinhão, a meio da tarde de um dia quente de Agosto, um verdadeiro vendaval (quente). Uns metros mais acima, o vento era praticamente nulo.

Curioso, de facto, os vales têm muitas particularidades, climatologicamente falando.
Quem sabe, um dia faz-se uma campanha de medições.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
@belem o meu post anterior é referente ao local que falam no estudo, agora, se é o sector do vale mais quente , isso já não sei, alias é importante ter atenção a esse pormenor.
A temperatura pode não ser linear ao longo do vale, como tambem acontece numa inversão térmica, embora nesse caso, as diferenças podem ser muito mais vincadas.

Concordo! Felizmente eu tive acesso ao mapa do estudo (que tem a distribuição de temperaturas) no qual o nível de detalhe das localizações é maior.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
É consensual que esses vales tenham médias de temperaturas máximas realmente muito elevadas.

Mas quanto a extremos...

Não nos podemos esquecer que no fundo desses vales há linhas de água que devido à diferença de temperatura originam brisas, que acabam por não deixar que as temperaturas atinjam grandes extremos.

Já tive oportunidade de assistir no Pinhão, a meio da tarde de um dia quente de Agosto, um verdadeiro vendaval (quente). Uns metros mais acima, o vento era praticamente nulo.

A zona do Pinhão, na minha opinião, está longe (meteorologicamente) das zonas mais quentes do Douro. Parece-me bastante susceptível a ventos (inclusive de quadrantes poucos favoráveis à preservação de calor) e a mudanças de temperaturas. O estudo apresentado pelo IM, confirma este aspeto. O valor máximo absoluto medido no Pinhão que consultei, ainda assim foi de 46ºc. Mas concordo, que só porque um local atinge valores médios elevados de temperaturas máximas, não significa que bata também recordes de valores máximos absolutos. Essa correlação não é sempre segura, tal como o Dan já referiu antes.

Pelo que vi, algumas das zonas mais quentes do Douro e do Tejo, nem ficam bem em vales com um rio no fundo, mas antes em vales e encostas paralelas a esses locais, nomeadamente vales secos, ou que apenas levam um pequeno fio de água em épocas mais chuvosas. Mas os valores de temperatura média máxima mais elevados, nem foram exlusivamente apresentados para as zonas mais fundas dos vales.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic