Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Há uns anos, penso que em 2002, o IM disponibilizou um estudo na sua antiga página sobre Temperaturas máximas médias em Agosto nos vales de Trás-os-montes, região de Castelo Branco e Guadiana, demarcando estas regiões como as mais quentes do país (em termos de máximas).
Na altura, e olhando para alguns pixeis que traduziam valores >35ºC de temperatura máxima média , até pensei que fosse um erro. Agora acho que talvez não.
Não sei se alguém se lembra desse estudo.:unsure:
Eu só guardei os mapas.

A partir deles, fiz uns outros com a localização "aproximada" das estações do IM nessas regiões:


Trás-os-montes:


Trás-os-montes com EMAs localizadas no mapa:



Região de Castelo Branco:



Região de Castelo Branco com EMAs localizadas no mapa:



Guadiana:


Guadiana com EMAs localizadas no mapa:

 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
É impressionante André, obrigado pelos mapas.

Duas notas interessantíssimas.

- Zonas geograficamente localizadas e em áreas pequenas que apresentam uma média impressionantemente mais alta

- Em áreas relativamente pequenas diferenças muito grandes da média das temperaturas, que só características geográficas muito específicas podem explicar

Olhando para o mapa ressalta aquela ideia de que ainda mais interessante que o forno alentejano parecem ser aquelas curtas áreas em tras os montes, e algumas zonas da raia em que as médias disparam... isto meus caros era um mundo a explorar houvesse suficientes meios e disponibilidade!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Olhando para o mapa ressalta aquela ideia de que ainda mais interessante que o forno alentejano parecem ser aquelas curtas áreas em tras os montes, e algumas zonas da raia em que as médias disparam... isto meus caros era um mundo a explorar houvesse suficientes meios e disponibilidade!

Reparem que a escala até muda!
Portanto, se o modelo estiver certo, a partir dos mapas, podemos ver que os talvez hotspots mais quentes deste país, se localizam no vale do Tejo a sul de Zebreira, ou num daqueles vales profundos do Sabor ou do Douro. Vales que devem ser uns fornos de sufoco.:hehe:

EDIT

Já agora, onde é que é Riodades?
Andei à procura para localizar no mapa, pensando eu que Riodades ficava num dos vales do Douro.
Mas o unico Riodades que encontrei fica em S.João da Pesqueira, Viseu. É esse Riodades, ou há outro?
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Reparem que a escala até muda!
Portanto, se o modelo estiver certo, a partir dos mapas, podemos ver que os talvez hotspots mais quentes deste país, se localizam no vale do Tejo a sul de Zebreira, ou num daqueles vales profundos do Sabor ou do Douro. Vales que devem ser uns fornos de sufoco.:hehe:

Lembro-me bem desse mapa, André!

Ainda ontem, escolhi o lugar de Rosmaninhal a Sul de Zebreira na Beira Baixa. Os focos de maior sufoco, no caso da Beira Baixa, coincidem com os Rios Tejo e seus afluentes Ponsul, Aravil e Erges.

Costumo ir pescar nesses rios e acreditem que é um verdadeiro sufoco..

A Beira Baixa corrida de Oeste para Este no IC8, de Verão, é uma verdadeira escalada de temperaturas, a começar na Sertã onde é comum observar alguma nubulosidade matinal de Verão considero transição para temperado marítimo, a seguir passando Proença-a-Nova (600m alt) começa a descida para o Rio Ocreza e é aí nessa descida que se sente logo o clima quente e seco, aumentando o sufoco ao continuar por Castelo Branco e depois até à fronteira com Espanha!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
EDIT
Já agora, onde é que é Riodades?
Andei à procura para localizar no mapa, pensando eu que Riodades ficava num dos vales do Douro.
Mas o unico Riodades que encontrei fica em S.João da Pesqueira, Viseu. É esse Riodades, ou há outro?

Acho que já encontrei Riodades!:rolleyes:
Situa-se a NE da barragem de Vilar e se não estou em erro é aquele vale que indico com uma seta branca.
Está mesmo no limite, mas penso que seja ali.




Paulo H lembraste de mais alguma informação desse estudo?
É que eu só retive mesmo os mapas..:(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
André, lembro-me que tenho esse mapa no computador em casa, já há uns 4 ou 5 anos. Mas julgo que não tenho mais que isso.. mas vou averiguar mais tarde! Não me lembro se fiz download de jpg ou de pdf!

Pois, o estudo não estava em formato pdf. Estava simplesmente num link da página do IM. E eu lembro-me que tentei guardar a página toda, mas não dava. Teria de copiar os textos e cola-los no word ou assim. Por isso é que só guardei as imagens. Tenho para aqui uma salganhada de mapas e gráficos que ia guardando. Devia estar mesmo a adivinhar que um dia o IM tirariam tudo...:(

Já encontrei um mapa das temperaturas médias anuais em Portugal.
Dá para ter uma ideia do local mais quente de Portugal.
Vou posta-lo neste tópico:
"O lugar mais quente de Portugal"
http://www.meteopt.com/forum/climatologia/o-lugar-mais-quente-de-portugal-1180.html

Para não misturar assuntos;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Poceirão vs. Amareleja: quem ganha? Vejamos as previsões e as amplitudes térmicas.

Isto só se resolve de uma forma. No próximo sábado o Daniel vai ao Poceirão, o Paulo vai aquela zona a Sul de Zebreira na Beira Baixa e o Gerofil vai bater a zona da Amareleja, todos de instrumentos na mão à procura do local mais quente :D

Va lá pessoal, é em nome da ciência !:D

Estou a brincar ;) mas qualquer dia temos mesmo que pensar numa expedição MeteoPT «À procura dos 50ºC» :)


PS: André, excelentes mapas, obrigado !
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Ao que parece a estação do IM da Amareleja está num ponto elevado na zona (carece de informação oficial).

A estação meteorológica da Amareleja está situada a 192 m. (Lat.: 38º 13' N ; Long.: 7º 13' W), creio que é mais ou menos a altitude média dessa região e portanto deve representar adequadamente o seu clima relativamente às médias e também relativamente aos extremos pois o relevo da zona não é muito acentuado. Agora, que existe por lá um "buraco" ou outro onde se atingem temperaturas extremas superiores às da estação isso é indiscutível. Mas de 47,3ºC a 50ºC ainda são quase 3ºC e em dias em que se atingem valores extremos como os de 1 de Agosto de 2003, não é fácil haver tais diferenças em campo aberto. É muito possível que se tenham dado essas diferenças num dos tais "buracos" e se tenham alcançado ou superado os 50ºC, mas acho que só o chegaremos a saber quando se puder medir a temperatura fiavelmente através de satélite (ou se algum de nós se der ao trabalho). O IM nunca instalará uma estação num desses locais pois não creio que esses locais estejam em condições padrão.

O valor de Riodades, até algo de mais concreto aparecer, vai continuar a ser um mito, especialmente por ser um registo do século XIX.

Só como complemento à discussão, as médias mensais dos 4 meses mais quentes na Amareleja:

Jun: 21,3ºC ( 29,3ºC / 13,3ºC )
Jul: 24,7ºC ( 34,0ºC / 15,4ºC )
Ago: 24,3ºC ( 33,5ºC / 15,0ºC )
Set: 22,2ºC ( 30,0ºC / 14,3ºC )
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Reabriram o meu tópico na melhor altura.
Nem sabem onde estive!
Vale do Guadiana., e estive numa das zonas mais frescas, perto de Mértola!
Em Mértola estavam 42 e onde eu estava (numa zona baixa dos arredores), estava muito mais!! Foi complicado!. Imaginem quando abrem um forno e ainda está muito quente!! Os olhos ardiam, andar ao sol , tudo ardia e queimava!! O vento nem era vento eram labaredas. E tudo isto dito assim ainda é pouco. Melhor mesmo é ir lá.
Outra coisa eu também estive no Algarve e observei em primeira mão o fenómeno fantástico das noites quentes provocadas pelo vento N no Algarve.
Primeiro na Serra de Monchique onde em alguns locais estava bem fresco (sobretudo nos que tinham mais vegetação) e em outros soprava um vento quente surpreendente de norte. Eu nessa noite tinha estado ( ainda por cima bem mais cedo logo hipoteticamente a uma hora mais quente) em Alcácer do Sal, com uma nortada e tempo fresco já às 22h e em Monchique a cerca de 700 metros de altitude, um vento quente de norte às 2 da manhã!

Na quarta-feira, percorri o norte e o nordeste algarvio durante a noite e reparei que havia grandes disparidades durante a noite, entre aldeias que por vezes distavam apenas 6 ou 8 km, de tipo 26 graus às 3 da manhã para 18 da aldeia anterior ou uns minutos mais tarde na aldeia seguinte!!
Em Portimão por exemplo havia grande diferença de temperatura entre zona baixa ( mais fresca) e alta ( mais quente).
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A estação meteorológica da Amareleja está situada a 192 m. (Lat.: 38º 13' N ; Long.: 7º 13' W), creio que é mais ou menos a altitude média dessa região e portanto deve representar adequadamente o seu clima relativamente às médias e também relativamente aos extremos pois o relevo da zona não é muito acentuado. Agora, que existe por lá um "buraco" ou outro onde se atingem temperaturas extremas superiores às da estação isso é indiscutível. Mas de 47,3ºC a 50ºC ainda são quase 3ºC e em dias em que se atingem valores extremos como os de 1 de Agosto de 2003, não é fácil haver tais diferenças em campo aberto. É muito possível que se tenham dado essas diferenças num dos tais "buracos" e se tenham alcançado ou superado os 50ºC, mas acho que só o chegaremos a saber quando se puder medir a temperatura fiavelmente através de satélite (ou se algum de nós se der ao trabalho). O IM nunca instalará uma estação num desses locais pois não creio que esses locais estejam em condições padrão.

O valor de Riodades, até algo de mais concreto aparecer, vai continuar a ser um mito, especialmente por ser um registo do século XIX.

Só como complemento à discussão, as médias mensais dos 4 meses mais quentes na Amareleja:

Jun: 21,3ºC ( 29,3ºC / 13,3ºC )
Jul: 24,7ºC ( 34,0ºC / 15,4ºC )
Ago: 24,3ºC ( 33,5ºC / 15,0ºC )
Set: 22,2ºC ( 30,0ºC / 14,3ºC )

Pinhão no Douro, que nem sequer fica na zona mais quente do Douro atinge 25,0 ( «supostamente» logo mais que a Amareleja) de média no mês mais quente do ano.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Há uns anos, penso que em 2002, o IM disponibilizou um estudo na sua antiga página sobre Temperaturas máximas médias em Agosto nos vales de Trás-os-montes, região de Castelo Branco e Guadiana, demarcando estas regiões como as mais quentes do país (em termos de máximas).
Na altura, e olhando para alguns pixeis que traduziam valores >35ºC de temperatura máxima média , até pensei que fosse um erro. Agora acho que talvez não.
Não sei se alguém se lembra desse estudo.:unsure:
Eu só guardei os mapas.

A partir deles, fiz uns outros com a localização "aproximada" das estações do IM nessas regiões:


Trás-os-montes:


Trás-os-montes com EMAs localizadas no mapa:



Região de Castelo Branco:


Região de Castelo Branco com EMAs localizadas no mapa:



Guadiana:


Guadiana com EMAs localizadas no mapa:

Olá André

Fizeste um pequeno milagre! Era esse mapa que eu queria aqui postar.
Essas médias são as dos 3 meses mais quentes(supostamente e porque em alguns locais Setembro é mais quente que Junho) e não as do mais quente!!
E isso torna isso tudo muito mais surpreendente!
Assim os 37,5 sugeridos de média de máximas para Junho, Julho e Agosto, por exemplo na zona dos Cerejais, indicam que a média de Julho poderá andar bem próxima ou mesmo nos 40...
Eu no mapa do Douro reparei num ponto castanho estranho, num vale profundo que parece indicar valores ainda superiores... Mas isto é confuso e requer mais estudo. Não vou avançar por aí.
Em relação ao Rosmaninhal no Tejo, deve ser um dos locais com maior média ( mesmo anual) para Portugal continental. Aí são possivelmente registados de média 37,4 para Junho, Julho e Agosto.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Por indicação do Vince em outro tópico, reli o que aqui foi dito e algumas outras citações e dados (essencialmente sobre o recorde Amareleja em 2003) e acho que é pertinente resuscitar de novo este tópico, se se confirmar a tendência quente para este Verão (algo que como sabemos não é de todo garantido).

Ao que parece a estação do IM da Amareleja está num ponto elevado na zona (carece de informação oficial). Assim sendo é natural que se atinjam temperaturas superiores na área! Aqui existe uma dúvida: No recorde de 2003 (47,3º) não existiriam na área (caso houvesse estações) registos próximos ou acima de 50ºC? Seria muito engraçado avançar no terreno! Imaginemos que atingimos na estação da amareleja 40ºC... consultando eventuais estações na área e vendo as variações seria possível estabelecer um paralelo (grosseiro, mas aceitável) com a situação de 2003 sendo possível inferir pelo menos a possibilidade de se atingirem valores na zona de 50ºC!

O caso Riodades carece também de uma investigação cuidada! A ausência de dados locais não permite saber da veracidade do caso, mas como em tudo, nada como ir ao local e tentar saber mais!

Dentro destas possibilidades, e se alguém tiver possibilidades, acho que era giro tentar saber, investigar e aprender um pouco mais e tentar desvendar no fundo este "mito" dos 50ºC em Portugal que quanto a mim tem a possibilidade de ser bem real!

Se não tivesse tanto trabalho em Agosto ainda me dava uma maluqueira :rolleyes: .

Obrigado por desenterrar o tópico.
Julho ou Agosto podem partilhar esses valores. A questão é quando e como isso ocorre e o ter tempo e meios para fazer os registos. :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Olá André

Fizeste um pequeno milagre! Era esse mapa que eu queria aqui postar. Porque muita gente veio aqui argumentar e eu queria explicar o meu ponto de vista. E digo mais, existe não 1, mas alguns locais que atingem 50 ou mais em Portugal.
Essas médias são as dos 3 meses mais quentes(supostamente e porque em alguns locais Setembro é mais quente que Junho) e não as do mais quente!!
E isso torna isso tudo muito mais surpreendente!
Assim os 37,5 registados de média de máximas para Junho, Julho e Agosto, por exemplo na zona dos Cerejais, indicam que a média de Julho deverá andar bem próxima ou mesmo nos 40...
Eu no mapa do Douro reparei num ponto castanho estranho, num vale profundo que parece indicar valores ainda superiores... Mas isto é confuso e requer mais estudo. Não vou avançar por aí.
Em relação ao Rosmaninhal no Tejo, deve ser um dos locais com maior média ( mesmo anual) para Portugal continental. Aí são registados de média 37,4 para Junho, Julho e Agosto.
Explicou-se tb nesse estudo publicado pelo próprio IM, que muitas pessoas deixaram de viver nessas regiões dos 40 graus, por causa disso mesmo... Canícula! Eu que tive num sítio fresquinho ( Mértola) ao pé desses locais e ainda por cima nem sequer foi na fase mais quente do verão apanhei com umas labaredas que acho que nunca mais vou esquecer, imagino então nesses locais, no pino do calor... :D :lmao:

Pois, eu já não tinha a certeza se os mapas eram referentes ao mês mais quente ou ao verão. Sendo refentes aos três meses de verão os valores tornam-se ainda mais surpreendentes:hehe:
Mas ainda bem que o belém se lembra desse estudo! Obrigado pela informação complementar:thumbsup:

Quanto ao ponto castanho no Douro, deve mesmo ser mesmo um verdadeiro poço de calor:hehe:
No entanto, há que relembrar que isto são mapas de um modelo, dos quais não sabemos muito bem as variáveis que utilizou. Isto significa que deve ter erros, tanto para possiveis lugares mais quentes, como para possiveis lugares mais frios.

Sendo assim, a única forma de medir a ordem de grandeza desse erro, seria através da observação local, o que se torna dificil, uma vez que o IM não tem qualquer estação meteorológica em nenhum desses lugares.:(