Low cost Instalada em Alenquer

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por tdda 24 Ago 2009 às 10:44.

1. tdda

tdda
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Ago 2009
    Local:
    Camarnal, Alenquer (50mts)
    Low cost em Alenquer (RS Reformulado)

Bom dia,

Acabei de instalar a minha low cost WH-1080 PC no telhado da minha casa com campo aberto em praticamente em todas a direcções.

O RS foi construido por mim e é activo 24h

Que estações na área posso usar como referência para verificar até que ponto são fiáveis os meus dados?

algumas fotos:

http://img90.imageshack.us/img90/273/dscf2530c.jpg
    http://img233.imageshack.us/img233/7328/dscf2531.jpg
    http://img233.imageshack.us/img233/5696/dscf2529a.jpg

Obrigado

#1 tdda, 24 Ago 2009 às 10:44
    Última edição: 2 Set 2009 às 14:24
  2. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Moscavide / Degracia
    Estás numa zona onde não há estações oficiais nem amadoras, de forma geral.

Tenta guiar-te e fazer uma ponderação entre as estações de Lisboa e de Santarém, essa zona é bastante idêntica à da linha do Vale do Tejo, entre esses dois pontos.

Utiliza o site do IM e vê os dados das EMA às respectivas horas para efectuares comparações. As estações estão todas bastante distantes, mas sempre serve de orientação.

Vai partilhando os teus dados no seguimento e até nós por aqui podemos fazer uma ponderação acerca da fiabilidade dos dados.

Em princípio serão bastante próximos da realidade, a avaliar pela instalação e pela protecção do RS. Qual é a altura do RS em relação ao solo ? Qual a altura em relação ao telhado ?

Collapse Signature Expand Signature
  3. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    tem cuidado é com o material do RS...nao vá servir de estufa:);)

4. tdda

tdda
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Ago 2009
    Local:
    Muito obrigado pelo conselhos e comentários.

Daniel pelo que tenho verificado os meus valores andam sempre num intermédio entre os valores de Lisboa e Santarém mas mais aproximados aos de Santarém.

Ainda tenho a estação a funcionar á pouco tempo mas parece-me obter valores bastante realistas.

O RS está a cerca de 2mts do telhado e 5/6mts do solo.

stormy o RS é feito de pratos de plástico originalmente brancos e opacos estão espaçados entre eles em cerca de 1.5cm e tem uma ventoinha brushless K-Luft de 12v permanentemente ligada. A ventoinha tem um bom fluxo de ar e o sensor tem bastanto espaço para circulação de ar, portatanto parece-me estar posto de parte o possivel efeito estufa.

Obrigado :thumbsup:

5. HotSpot

HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Nov 2006
    Local:
    Moita, Setubal
    Porreiro :thumbsup:

Talvez possas reduzir o espaço entre pratos para 1 cm.

E dados online?:D Quando os temos?

6. tdda

tdda
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Ago 2009
    Local:
    Boas HotSpot,:thumbsup:

Reduzir o espaço entre pratos para 1cm seria de facto o ideal mas o meu sensor é daqueles altos e se reduzir o espaço deixo de poder ter os 2 pratos fechados no topo mais o terceiro só com a ventoinha.:mad: Lá terei de largar mais uns trocos e comprar mais uns pratos.:angry:

De qualquer forma não tenho tenho muita radiação indirecta próxima e a directa parece não estar a afectar, pelo menos a julgar pelas leituras que tenho feito.

Quanto à colocação dos dados online, é um objectivo, mas neste momento não tenho "€" para investimento e para já tb não posso ter o pc permanentemente ligado.

Cpts;)

7. tdda

tdda
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Ago 2009
    Local:
    Boas,:)

Decidi seguir os conselhos apresentados pelo HotSpot e pelo Daniel Vilão e reformulei o RS da minha estação.

Portanto agora o RS tem os pratos espaçados em 1cm separados por anéis de pvc branco. Esta alteração obrigou-me a aumentar o numero de pratos pois o meu sensor é mto alto.

Obrigou-me tb a colocar um suporte extra no topo do RS pq o conjunto ficou um pouco pesado e receio que apenas o suporte original não aguente o peso do conjunto.

Aproveitei, e para compensar o maior numero de pratos aumentei um pouco o espaço em volta do sensor e recoloquei o ventilador noutra posição permitindo melhor fluxo de ar em volta do sensor.

Estou muito optimista com o resultado final e só espero que os valores apresentados venham recompensar o esforço. :hehe:

Em oportunidade coloco umas fotos.

Agradecimentos ao HotSpot e ao Daniel Vilão.:thumbsup:

8. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Moscavide / Degracia
    Parabéns pelas melhorias, aguardemos então por mais dados no seguimento para verificarmos a recente eficiência. ;)

O espaçamento entre pratos e a altura em relação ao solo e ao telhado são bastante satisfatórias para obter bons resultados, mesmo com um RS artesanal.

9. tdda

tdda
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Ago 2009
    Local:

Assim espero.

Só falta colocar novamente o sensor no telhado. Vou tentar fazer isso hoje e começo logo a comparar os dados com as estações mais próximas.
    Vou postando tb alguns valores para se verificar se houve melhorias.

Obrigado

Partilhar esta Página