Lua "azul"

Tópico em 'Astronomia' iniciado por Miguel96 30 Ago 2012 às 21:47.

  1. Miguel96

    Miguel96
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Fev 2011
    Mensagens:
    2,154
    Local:
    Espinho, Aveiro ( 450 mts da praia) Altitude:16 mt
    Eu vou criar este tópico porque achei interessante o que vai acontecer amanhã, pois é dia de Lua Cheia mas neste caso a Lua não vai ser branca com os mares mais escuros, vai ser azul ou quase azul.

    Aqui vai a notícia sobre o fenómeno que vai ocorrer amanhã.

    Esta sexta-feira a Lua vai ser azul, ou quase

    O que é uma “lua azul”? É um belo olho azul no meio do céu estrelado? Um astro triste? Elvis Presley cantou a “lua azul” para todos os corações solitários: "Blue moon, you saw me standing alone, without a dream in my heart, without a love of my own." Na língua inglesa também se usa o termo como expressão para um acontecimento muito raro: Once, in a blue moon. Mas esta sexta-feira vai haver outro tipo de “lua azul”: uma Lua Cheia pela segunda vez no mês.

    Um pouco da sua História

    É raro haver duas Luas Cheias durante um mês e o nome deste fenómeno até teve uma pergunta no jogo Trivial Pursuit em 1986. Quem respondeu correctamente nessa altura, já tinha abraçado o termo que tinha acabado de entrar na cultura popular.

    Por vezes, a Lua fica mesmo luas azulada, explica a NASA. Durante a explosão do Krakatoa, em 1883, a Lua ficou desta cor por causa das cinzas lançada pelo vulcão da Indonésia. As partículas eram tão grandes que desviavam as ondas luminosas que dão a cor do vermelho, e o efeito funcionou como um grande filtro azul que mudou a cor da Lua.

    A NASA explica que nesta sexta-feira a “lua azul” poderá mesmo mudar de cor. “Neste mês seco e quente, tem havido bastantes incêndios florestais nos Estados Unidos. Se algum deles produzir uma dose extra de partículas com um micrómetro de tamanho, a Lua Cheia pode realmente tornar-se azul”, explica a agência espacial norte-americana.

    O ciclo lunar é de 29 dias e meio, está fora do compasso das 12 divisões mensais do ano. Por isso, muito raramente, calha há duas Luas Cheias num único mês. A primeira ocorreu a 2 de Agosto, a próxima é amanhã, mas só se vai ver depois de a Lua nascer, por volta das 19h47.

    Desde 2000, só houve sete “luas azuis”, a última foi em Dezembro de 2009 e, depois desta sexta-feira, a próxima será em Julho de 2015.

    Mas qual é a origem desta designação? “O termo ‘lua azul’ já anda por aí há muito tempo, há bem mais do que 400 anos, mas o seu significado associado a um fenómeno de calendário só se espalhou nos últimos 25 anos”, explica Philip Hiscock na revista norte-americana Sky & Telescope. Hiscock, especialista em cultura popular e lendas, trabalha na Universidade da Terra Nova, no Canadá, e foi à procura da origem deste novo significado.

    No século XVI, conta o especialista, quando alguém dizia um disparate afirmava-se que tinha dito que a Lua era azul, já que, obviamente, não é. Mais tarde, depois de se ter realmente observado Luas azuis durante a erupção do Krakatoa, esta expressão passou a estar associada a acontecimentos muito raros. No século XIX, a expressão once, in a blue moon, que pode ser traduzida como “quando a Lua for azul...”, já tinha o significado de hoje de um fenómeno muito raro.

    Hiscock associa ainda o termo blue moon a uma bebida alcoólica e ao sentimento de nostalgia, tristeza e solidão eternizado por Elvis Presley (e outros), na canção Blue moon.

    Em 1988, quando houve “luas azuis” em dois meses diferentes e depois em 1990, quando o fenómeno astronómico voltou acontecer, começou-se a ouvir essa designação para as duas Luas Cheias num único mês. Mas para Hiscock, a “lua azul” “parecia ser cultura popular actual mascarada como algo antigo”.

    A origem do erro

    Como é que surgiu este termo na década de 1980, como se fosse uma tradição antiga? Deveu-se a um erro de interpretação da própria Sky & Telescope.

    O termo “lua azul” apareceu pela primeira vez no famoso almanaque anual norte-americano Maine Farmers Almanac, editado desde 1818, que tem várias informações para os agricultores sobre meteorologia, calendário, entre outras. Estava também associado ao calendário e a um fenómeno astronómico, mas com um significado completamente diferente do de hoje. Entre um Solstício de Inverno e o do ano seguinte, há normalmente três Luas Cheias por estação e 12 ao final do ano. Mas, de vez em quando, pode haver 13 Luas Cheias, por isso uma das estações tem de quatro Luas Cheias. Era à terceira Lua Cheia dessa estação que o Almanaque chamava “lua azul”.

    Só que numa edição de 1946 da Sky & Telescope houve uma interpretação errada do conceito usado no almanaque: considerou-se, que num ano com 13 Luas Cheias, tinha de haver um mês com duas Luas Cheias. E essa Lua Cheia a mais é que era, erradamente, a “lua azul”.

    Deste erro de 1946 até ao folclore moderno da década de 80 foi um pequeno salto. Em 1980, a jornalista de ciência Deborah Byrd citou a edição antiga da Sky & Telescope num programa de rádio e assim renascia este novo conceito de “lua azul”. Philip Hiscock voltou a encontrá-lo num livro para crianças de 1985, que serviu de base, um ano depois, para uma pergunta da categoria de Ciências e Natureza do Trivial Pursuit.

    “A nossa nova ‘lua azul’ tem algo dos tempos modernos, tem um cariz técnico que a maioria dos seus significados anteriores não tinha. Talvez por isso tenha sido apreendida tão rapidamente. Apela à nossa sensibilidade moderna de procurar origens plausíveis para as coisas”, explica Hiscock. “Mas qualquer especialista sabe que a plausibilidade é o manto de que a cultura popular se reveste para se ir infiltrando na história”, remata. Devido à sua popularidade, acrescenta, é provável que o novo significado – duas Luas Cheias num mês – venha para ficar.

    Mesmo assim, muitos astrónomos defendem que esta é uma razão tão boa para olhar para o céu como qualquer outra. Nesse caso, sexta-feira à noite é o momento. A Lua estará Cheia, a música de Elvis pode servir de banda sonora. E, para quem não tiver por perto uma atmosfera carregada de partículas, pode servir-se de um papel celofane transparente, da cor do mar, como filtro. Dessa forma, terá uma Lua realmente azul e o folclore ficará completo.



    Fonte de Informação:

    Público

    Site onde foi retirada a notícia:
    http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/esta-sextafeira-a-lua-vai-ser-azul-ou-quase-1561092?all=1
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. amando96

    amando96
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Fev 2010
    Mensagens:
    963
    Local:
    Düsseldorf
    re: Lua "azul"

    A lua vai ser mesmo azul ou é só mesmo por ser a segunda lua cheia do mês? :confused:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    2,844
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    O ciclo lunar é de aproximadamente 29.5 dias, logo dado que o ano terrestre tem 365.25 dias aproximadamente, é normal que haja por vezes 2 fases de lua cheia no mesmo mês. Isto é apenas matemática.. Ou seja, se houver uma lua cheia no dia 1 ou 2 do mês, pode haver lua cheia no dia 30 ou 31 do mês (se tiver 31 dias), nada de surpreendente!

    Relativamente à lua ser azul, nunca vi na minha vida.. Já vi amarelada, acastanhada, avermelhada, mais ou menos esbranquiçada. A cor aparente da superfície da lua apenas depende do seu relevo, do ângulo de incidência solar, e da condições atmosféricas terrestres (físico-químicas) no local do observador, dado que a lua não tem atmosfera!

    De qualquer forma, daquilo que entendi do texto no post, a coloração supostamente azulada (muito estranho..) é apenas um fenómeno atmosférico local! Logo, nunca mas nunca podemos afirmar que amanhã teremos em Portugal uma coloração lunar azulada! Existe alguma alteração atmosférica em Portugal que altere a coloração normal aparente da lua? Que eu saiba não.. Nem incêndios, vulcões, ou qualquer outro tipo de poluição atmosférica de relevo.. Nem sombras ou penumbras de eclipses, certo?

    Amanhã a lua terá cor amarela-esbranquiçada, como sempre!
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. Miguel96

    Miguel96
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Fev 2011
    Mensagens:
    2,154
    Local:
    Espinho, Aveiro ( 450 mts da praia) Altitude:16 mt
    re: Lua "azul"

    A minha Estação Meteorológica Já deu o alerta que hoje vai haver Lua Azul.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  5. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    re: Lua "azul"

    :huh::huh:
     
  6. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    4,564
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    re: Lua "azul"

    Leiam lá a notícia como deve ser...

    Se querem ver a lua azul, agarrem num papel celofane azul... senão verão simplesmente uma magnífica lua cheia... normalíssima :)
     
  7. Miguel96

    Miguel96
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    13 Fev 2011
    Mensagens:
    2,154
    Local:
    Espinho, Aveiro ( 450 mts da praia) Altitude:16 mt
    re: Lua "azul"

    Ao bocado apareceu a dizer Blue Mond. Foi por isso que eu escrevi aquele comentário.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  8. ]ToRnAdO[

    ]ToRnAdO[
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    29 Ago 2006
    Mensagens:
    2,554
    Local:
    Vila Real de Sto António
    re: Lua "azul"

    Aqui será Lua laranja... isto é no seu nascer, a leste a refletir sobre o Rio Guadiana!! Lindissima e enorme!! :D Isto caso se houver muito calor!!!
     
    Collapse Signature Expand Signature
  9. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    re: Lua "azul"

    No próprio post que criaste vem a explicação, não leste o que colocaste ? A Lua não será azul, "Blue Moon" é um termo que se refere à ocorrência de duas Luas cheias no mesmo mês, nada mais do que isso. A origem invulgar do termo vem explicada no teu primeiro post, de resto uma expressão pouco usado na nossa cultura em Portugal.
    Editei o post para pôr "azul" entre aspas.
     
  10. amando96

    amando96
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Fev 2010
    Mensagens:
    963
    Local:
    Düsseldorf
    Pois os textos contradiziam-se, no início dizia que iria estar azul, e no fim diz que só com celofane azul...

    Ou tirar fotos com o white balance errado :D
     
    Collapse Signature Expand Signature
  11. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    6,688
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Miguel96 tens que ter mais atenção na hora de criar tópicos ou fazer comentários, pois muita da informação que circula na net é falsa ou os títulos induzem a interpretações erradas como parece ter sido o teu caso. :)
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página