Lua e Previsão do Tempo

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Antonio disse:
Mas a horizontalidade da parte iluminada não depende apenas da rotação da Lua à volta da Terra e não com a temperatura? Se calhar não estou a entender bem o que queres dizer...

Penso que não estamos a falar da mesma coisa eu não estou a falar dos fenómenos de rotação ou ciclos da Lua, pq esses são de 41.000 anos e um ciclo da Lua com o mesmo º inclinação são de 18,600 em 18,600 anos e dava para outra discussão! :hmm:
eu estou a falar no aspecto de observação directa da Lua nas diferentes fases, após a Lua Nova é importante observar que parte começa a ficar iluminada ( crescente é sempre da direita para a esquerda no n/ ponto de vista), i.e. se é mais Lado direito superior ou inferior ou se está a ficar iluminada por todo lado direito de alto a baixo como o simbolo islâmico da lua!
Tudos tem um significado e, na Lua cheia o mais importante é a intensidade e a cor da Lua....

estas observações permitiram extrapolar, já que penso que reflectirão pequeníssimas diferenças de movimentos e ângulos de inclinação dos dois astros, que poderão infliuenciar o importante campo magnético entre a terra e a lua, afectando assim o sistema da atmosfera e consecutivamente da troposfera!
 
Última edição:


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
:D
Tema polémico sem dúvida mas coerente com muitas observações efectuadas ao longo dos séculos.
Não sei se repararam mas a mudança de tempo esta semana deu-se no dia 4 de Janeiro coincidindo com a mudança de lua nova para crescente; para que estejam atentos nos próximos dias e pelo dia 12 com a lua cheia o tempo talvez vá mudar - digo talvez porque não estou a falar de uma ciência exacta mas de uma crença popular, do chamado senso comum, segundo a qual as mudanças significativas de tempo coincidem com a mudança de fase lunar. Aliás é do senso comum que uma lua nova trará a tendência do tempo (meteorologicamente falando) dos próximos 28 dias ("as 4 fases da lua").
Não é à toa que é hábito comprar os almanaques (das missões, da boa nova) para ver o tempo do próximo ano - eu já tenho o deste 2009...:lmao:
O anuário perpétuo é a base das previsões a longo prazo da crença popular - melhor que as runs a longo prazo que temos visto neste fórum:lol: