Mais do mesmo "Aquecimento"

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Parte da Terra vai ser um deserto

O aquecimento global fará com que um terço da Terra seja deserto em 2100, segundo a previsão de um relatório de peritos encomendado pelo Gabinete de Meteorologia do Reino Unido, noticia a Lusa.

A indicação, do Centro Hadley para Previsão e Investigações sobre Clima, baseia-se na primeira quantificação do risco de seca das alterações climáticas, conseguida graças um computador de extrema capacidade.

O relatório vem hoje publicado pelo diário The Independent, que está empenhado numa campanha sistemática de consciencialização da opinião pública sobre os perigos das alterações climáticas.

Os modelos utilizados por Eleanor Burke e colegas seus do Centro Hadley baseiam-se no Índice Palmer de Gravidade da Seca (PDSI em inglês) e indicam que este vai aumentar em todo o mundo.

O índice PDSI de seca moderada abrange actualmente 25 por cento da superfície do planeta, mas deverá subir para 50 por cento no início do próximo século.

Quanto ao índice de seca grave, que afecta actualmente oito por cento da superfície terrestre, passará para 40 por cento no mesmo período, enquanto o de seca extrema subirá dos actuais três por cento para 30 por cento.

O relatório completo, que será publicado na edição deste mês da revista especializada «The Journal of Hydrometeorology», servirá de argumento ao Governo britânico nas negociações sobre alterações climáticas marcadas para o próximo mês em Nairobi.

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=729858&div_id=291