Mammatus ou montagem?

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Obrigado Vince :thumbsup:

Quando os vir, fujo :D
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
São belíssimas fotos de mammatus:w00t:

Mas atenção que tem uso de photoshop (ou outro programa de edição) para dar realce às nuvens. Nuns casos mais, noutros menos, o suficiente para realçar aquilo que se pretende mostrar. Esse é um bom uso das ferramentas ao dispor do fotógrafo...diferente das situações em que radicalmente se altera uma imagem para mostrar o que não se fotografou.:rolleyes:

Não quero dizer que perdem a beleza só porque foram editadas, o que quero dizer é que ao vivo muito, muito (!), muito dificilmente se vêem mammatus com tal definição... ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não quero dizer que perdem a beleza só porque foram editadas, o que quero dizer é que ao vivo muito, muito (!), muito dificilmente se vêem mammatus com tal definição... ;)


Sim, algumas fotos foram nitidamente ajustadas, numa ou outra até se vê pelo ruído, mas não te esqueças que a maioria das vezes é ao contrário do que afirmas, uma foto raramente faz justiça ao que os olhos vêm. Quantas vezes não tiramos fotos de um céu incrível e ficamos desiludidos com o resultado ?
Um bom espectáculo de mammatus é de fazer suster a respiração a quem o vê, um espectáculo meio "freak" e surreal que não deixa ninguém indiferente. Recordo-me por exemplo de um evento em Nova York em 2009 que quase parou a cidade com toda a gente especada a olhar para o céu, foi inclusive notícia de canais de televisão mundiais.
 
  • Gosto
Reactions: Teles

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Excelentes fotos de Mammatus!

Sim, nitidamente foram ajustadas ( melhoradas) ao nivel de contraste, levels , saturação, exposição, balanço dos brancos, crop... e isso é perfeitamente normal, uma coisa é melhorar uma fotografia já de si boa, outra é alterar a mesma, introduzindo elementos que não fazem parte da original, e aí passa a ser arte digital, e não fotografia "pura"..de referir que o melhoramento/tratamento da fotografia sempre existiu, desde a descoberta da mesma..só que antigamente era feita na cãmara escura, com recurso a químicos e outros tratamentos complexos, precisamente para melhorar a imagem, hoje em dia com a fotografia digital a melhoria é feita no photoshop ou similares, no fundo o photoshop é a câmara escura do nosso tempo, é um processo mais simples, mais limpo, e sobertudo mais barato que a antiga câmara escura.Por mais perfeitas que possam ser as câmaras digitais actuais nunca vão conseguir reproduzir com absoluta fidelidade o que os nossos "olhos veem",ou a maneira como o fotógrafo viu o que fotografou...O tratamento digital em photoshop é absolutamente indispensável, sobertudo para quem fotografa em RAW, uma foto não nasce e morre dentro da máquina fotográfica..há todo um processo de correcção e melhoramento, e isso também é fotografia.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
As fotos são de facto muito boas...
E é verdade que muitas vezes também queremos mostrar com fotografias algo que observamos, mas depois eis que somos desiludidos pela técnica. Quantas vezes quis tirar fotos a pormenores e...népia! A cor, a saturação, o plano ou o fundo não saíram como eu queria, e é mais uma foto no meio de tantas.
Mas felizmente que uma ou outra vai saindo como eu queria, e aí sou um fotógrafo (amador) feliz!:D
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Também já registei umas mammatus, não as mais fotogénicas, mas não levou PS nenhum.

ta0huh.jpg
 
  • Gosto
Reactions: vamm

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Excelentes fotos de Mammatus!

Sim, nitidamente foram ajustadas ( melhoradas) ao nivel de contraste, levels , saturação, exposição, balanço dos brancos, crop... e isso é perfeitamente normal, uma coisa é melhorar uma fotografia já de si boa, outra é alterar a mesma, introduzindo elementos que não fazem parte da original, e aí passa a ser arte digital, e não fotografia "pura"...

Plenamente de acordo; com alguma frequência utilizo estas ferramentas não através do Photshop mas de um similar a custo de 0€ que muitos conhecem e ao ir testando suas potencialidades na edição de fotografia conseguem-se detectar pormenores em certas imagens que sem esse treinamento visual provavelmente não se conseguiria. Quanto às duas imagens que tornaram mais aceso este tema, não o referi antes uma vez se tratavam de fotos que já tinham sido questionadas e o óbvio iria repetir-se, o facto é que aconteceu!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
As fotos são verdadeiras, mas o contraste foi aumentado (ou definido para um valor elevado na própria máquina). Reparem na cor das casas e no contraste dos vários elementos.

Em minha opinião, gosto mais de ver as fotos ao natural.
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Realmente fotos espetaculares. A primeira e a segunda parecem ser fotos HDR (High Dinamyc Range), ou seja obtidas através da conjugação de várias fotos,tiradas com diferentes EV´s.

Sem dúvida um fenomeno que gostava de ver ao vivo
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Algumas fotos de mammatus tiradas nestes últimos tempos :
dinxperlo-Holanda,16 de Setembro de 2015.
Créditos: Carina Lichtenberg
aLaHvf5.jpg


Pato Branco-PR, ao por do sol.
Créditos: Marcio Cagol
P9Y4Giq.jpg


Brett Nickeson:
Q7aV1iR.jpg


Austin,Texas-EUA,25 de Maio de 2015.
Créditos: Jeff Mangum
6cr5Ddk.jpg


Woodward, Oklahoma, Estados Unidos
Foto: Gene D. Rhoden
AbLMBVN.jpg


Colorado-EUA,17 de Junho de 2015.
Créditos: Joe Randall
f31kvzp.jpg


Texas-EUA,20 de Maio de 2013
Créditos:Craig Curlee
iTbwSEH.jpg


Oklahoma,Estados Unidos
Foto: Glenn Patterson
NvbZ45u.jpg


Stade-Alemanha,20 de Dezembro de 2014.
Créditos: Matthias Boerschke
qXC6d1H.jpg



Kroonstad, África do Sul.
Créditos:Dave Ross
6MNwF1f.jpg


E por ultimo esta que não sei se são mammatus

Sugar Grove, Illinois-EUA, 14 de Agosto de 2015.
Créditos: Jodi Mair
uZEelWE.jpg