Mau tempo: Previsões e Alertas (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Output do modelo GFS MeteoPT, saída das 12z, pressão atmosférica e intensidade do vento.

Para Quarta-feira, final de tarde e noite na Madeira, e para a próxima Quinta-feira dia 10 de Abril no continente. O vento tem vindo a baixar um pouco de intensidade desde últimas saídas, falando do continente, mas tem agravado a situação para a Madeira, onde se poderá tornar uma situação complicada se as previsões do GFS se forem mantendo.



Quarta-feira 9 de Abril 18Z (19 horas)

54.png




Quarta-feira 9 de Abril 21Z (22 horas)

57.png





Quinta-feira 10 Abril 06Z (07:00 horas)

66.png




Quinta-feira 10 Abril 09Z (10:00 horas)

69.png




Quinta-feira 10 Abril 12Z (13:00 horas)

72-2.png




NOTA: Estes e outros mapas estão em fase final de desenvolvimento e brevemente estarão disponíveis para todos no MeteoPT.com
 


StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
:) Vince é no entanto possível, verificar já as previsões de precipitação a muito curto prazo... pareceu-me ver ás 14H de amanhã uma entrada de água (desculpa a expressão :D) um pouco mais intensa na área da grande Lisboa. Estou certa ?

Vejo no entanto aqui (não vou por a imagem para não massacrar o tópico)
http://www2.fis.ua.pt/torre/luis/ O que me parece ser a mesma situação mas ás 10H.

A minha questão é .... qual das 2 situações é a mais fiável?:p
:thumbsup:

Edit : Esqueci-me de referir que penso que é a mesma situação referida no post do nimboestrato na 1ª figura (12Z)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vejo no entanto aqui (não vou por a imagem para não massacrar o tópico)
http://www2.fis.ua.pt/torre/luis/ O que me parece ser a mesma situação mas ás 10H.

A minha questão é .... qual das 2 situações é a mais fiável?:p
:thumbsup:


Há modelos mais fiáveis do que outros, o WRF (Weather Research & Forecasting Model) da UA é um promissor mesoescala e supostamente deveria ser melhor a modelar localmente.

No entanto é muito importante saber com que set de dados do GFS foi alimentado o WRF, porque nestas coisas, quanto mais recente for a informação melhor. Como os modelos da UA não ostentam essa informação que eu considero importante, eu tendo a não confiar nele pois não me informam de quando são os dados, quantas vezes são actualizados por dia, etc, ainda para mais num cenário como o actual. Em contrapartida confio mais na informação de algo que acabou agora mesmo de sair, como foi este run do GFS.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
A situação nas próximas 12h:

andrea4si9.gif


112vd3.gif


11ul2.png


111hr8.gif


Nas próximas horas, A ilha da Madeira estará sob influência da depressão que se formou há poucas horas, a B3. São esperados ventos muito fortes com rajadas até 120 km/h, chuva por vezes forte e trovoadas durante a madrugada até ao fim da manhã.

Os Açores terão novamente a influência da depressão B1, que inicialmente deu nome a este sistema «Andrea». O vento deverá ser muito forte, podendo atingir os 100km/h, ou mesmo os 110 km/h no Grupo Oriental. A precipitação poderá ser forte acompanhada de trovoadas, com maior relevância nos Grupos Central e Oriental.

Portugal continental, depois de hoje ter sido afectado pela Depressão B2, receberá amanhã ao inicio da tarde a depressão B3 que se encontra perto da Madeira. Aguaceiros por vezes fortes com possibilidade de trovoadas. O vento merece referência pelas rajadas que poderão atingir os 110km/h.

Para dados oficiais por favor verifique sempre os produtos do Instituto de Meteorologia.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
E será que nos podemos fiar no freemeteo?

O Freemeteo baseia-se também nos dados dos modelos, portanto tem as limitações destes, não são previsões de meteorologistas e o factor H ainda tem alguma importância :D É uma aplicação muito prática que mostra de forma agradável e fácil os dados.

A coisa mais importante a destacar é a de que conforme a hora por vezes estão um pouco atrasados, ou seja, quando vires num determinado momento pode não ter sido ainda acualizado com a informação disponível dos modelos, e isso às vezes aqui no forum isso nota-se bem quando uns mostram a saída de um modelo e outros mostram o freemeteo que tem dados da saída anterior, o que leva a confusões. Mas é um site que uso bastante pois é muito prático.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
E diz-me uma coisa, a situação tende a agravar-se na região centro?


Se for como vem nos modelos, não acho a situação grave, esta chuva é bem vinda, faz muita falta. Só no sul/sudoeste de Espanha é que se pode considerar grave, e dada a proximidade do Algarve, merece algumas cautelas aí. Agora podem ocorrer pontualmente células nalguns local e ser um pouco pior com chuva e granizo, mas essas são dificeis de prever se ocorrem ou não, e aonde. O Estofex infelizmente não fez nenhuma previsão hoje. Mesmo o vento mais forte previsto para 4ª/5fª para o sul do continente parece-me que tem vindo gradualmente a perder intensidade nas previsões. A situação mais delicada será nos Açores na madrugada/manhã de 4ªfeira no grupo Oriental e no final da tarde/noite na Madeira, de acordo com o modelo GFS, que podem ou não mudar até lá. Mas temos que ir acompanhando tudo com muita atenção, pois os modelos por vezes falham.


Previsão de precipitação acumulada em 6 horas do GFS (último run das 18z) versus HIRLAM (último run 12z) versus UKMO (último run 12z)

De Terça 06Z a Quarta 06Z

GFS

gfs-2.gif

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavneur.html

HIRLAM

hirlam.gif

http://www2.inm.es/web/infmet/modnum/hirlam.html

UKMO

ukmo.gif

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsukmeur.html
 

Pina

Cirrus
Registo
19 Fev 2008
Mensagens
29
Local
Coimbra
Voces estao mesmo profissionais. :p

E vamos ter trovoadas com fartura?

Eu naregião de coimbra vi grandes clarões mesmo por volta das 23.30, mas não se ouvia muito barulho.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
O IM alargou a previsão de trovoada:

Hoje - Em todo o Continente e Madeira

Amanha - Novamente preenchendo quase por completo o Continente e a Madeira (excepção para Porto e Aveiro)

Depois de Amanha - A trovoada só está prevista para Porto e Braga

Ate agora so há alertas de trovoada para o Sul, Madeira e Açores Central e Oriental

Menos mal:D
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bons dias,

South-western Iberian Peninsula

Moist boundary-layer is forecast to spread into the region south of the main frontal zone. Aloft, warm air mass may lead to a significant capping inversion. During the period, strong upper jet streak will likely lead to strong QG forcing, and embedded frontal systems will also be focus of lift that may be strong enough to initiate thunderstorms. Although most convection will be embedded in stratiform rain, strong vertical wind shear is also forecast as well as favorably veering profiles in the warm air advection regime. Thunderstorms that form in regions with positive low-level buoyancy may evolve mesocyclones, chance for such development is very unlikely, though, and a categorical risk level is not issued. An isolated tornado is not ruled out given strong low-level vertical wind shear and SRH.

Fonte: http://www.estofex.org/

Esta é a previsão para hoje do estofex.