Medindo a Radiação Solar com base em Células Fotovoltaicas

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Construir um sensor de Radiação Solar com base em Células Fotovoltaicas

Um dos pedidos de informação mais frequentes que me chegam por e-mail é sobre o medidor de Radiação Solar utilizado na MeteoCercal, especialmente quando reparam que ele é baseado numa simples célula fotovoltaica.

A primeira ideia que vem à cabeça é que a "coisa" seja feita medindo a variação da tensão de saída da celula ao longo do dia, e daí se obtenha uma qualquer leitura. Esta ideia é completamente errada.
Uma vez que a variação de tensão de saída de uma célula fotovoltaica não varia linearmente com a intensidade da Radiação Solar, nada poderia ser feito por essa via. No entanto, se pensar-mos na célula fotovoltaica, não como uma fonte de tensão, mas sim como uma fonte de corrente, e a colocar-mos a funcionar quase na zona de curto-circuito, aí sim poderemos ter uma corrente que varia linearmente com a intensidade da Radiação Solar.
A ideia parte de académico americano Chuck Right, que escreveu um estudo muito interessante sobre a matéria.
Foi com base nesse estudo que construi o medidor de Radiação Solar que utilizo desde à cerca de um ano na Meteocercal, com os resultados que todos podem observar e que não difere muito dos obtidos por sensores de outras estações situadas em regiões próximas e tenho o cuidado de seguir.

Que fique claro que não assumo nem pretendo que o equipamento construído seja considerado laboratorial, e não é nenhum verdadeiro piranómetro.

Mas o motivo deste tópico é simplesmente para divulgar que, em consequência dos inumeros pedidos de informação sobre o referido equipamento, e por me ser difícil dar uma resposta o mais completa possível a cada um deles, decidi escrever um artigo sobre o assunto, que tenta abarcar desde a teoria à sua construção.
O artigo é algo extenso, falta ainda a fase da construção, mas grande parte dele pode já ser consultado seguindo este link:

Medindo a Radiação Solar com base em Células Fotovoltaicas

Espero seja útil e esclarecedor.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena