Meteo Tomar



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bem malta já vão 24h a bombar e sem falhas. Parece-me que é desta. ;)

Bom dia! :)

Esperei quase 24h para ver se realmente era desta... e parece que sim! :thumbsup:

Parabéns Isalvador :palmas: , depois de tantas peripécias esperemos que a "net" não se vá abaixo. :uau:

Já agora, estive a dar uma nova olhada no site e deixa-me dar-te uma sugestão, que tal colocares o link para o wunderground ?
Já vi também que a estação está em processo de acreditação no meteoclimatic.

MeteoTomar :bombar:
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Ola Malta,

A webcam ja esta activa, amanha vai mudar de sitio mas ja lá esta.

O historico ja esta preenchido ( Obrigado HotSpot :thumbsup: )

Um obrigado a todos e visitem. Podem ver os historicos, pois em termos de frio vai ser um inverno interessante se manter a mesma pedalada.:cold::cold:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Uma interessante comparação entre 2 estações:

meteotomar.png
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Curiosidades de Janeiro de 2009

TEMPERATURA MAXIMA = 17.3 ºC DIA 17
MAXIMA MAIS BAIXA = 9.6 ºC DIA 14
TEMPERATURA MINIMA = -6.9 ºC DIA 09 :cold::cold:
MINIMA MAIS ALTA = 13.5 ºC DIA 23

Novembro de 2008

TEMPERATURA MAX MED = 18.58 ºC
TEMPERATURA MIN MED = 0.96 ºC :cold::cold:
TEMPERATURA MEDIA = 8.59 ºC

<0 9
=> 0 a 4.9 19
=> 5 a 9.9 2

:cold::cold:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
HotSpot, está interessante, mas só uma questão!
Onde foste buscar os valores máximos e mínimos da estação IM?
É que por exemplo ontem 41.0 não foi o máximo dos registos à hora certa?
Provavelmente assim estarias a subestimar as máximas e a sobrestimar as mínimas na estação do IM..
Desculpa se entendi mal, mas estou a questionar só porque assim estarias realmente a comparar os extremos da estação do Isalvador com não-extremos (embora próximos) da estação IM, o que poderia induzir um pouco em erro na diferença de amplitudes existente nas 2 estações..
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
HotSpot, está interessante, mas só uma questão!
Onde foste buscar os valores máximos e mínimos da estação IM?
É que por exemplo ontem 41.0 não foi o máximo dos registos à hora certa?
Provavelmente assim estarias a subestimar as máximas e a sobrestimar as mínimas na estação do IM..
Desculpa se entendi mal, mas estou a questionar só porque assim estarias realmente a comparar os extremos da estação do Isalvador com não-extremos (embora próximos) da estação IM, o que poderia induzir um pouco em erro na diferença de amplitudes existente nas 2 estações..

No site do IM podes consultar os extremos dos 7 dias anteriores em modo gráfico.

Vais aos gráficos de observação e no menu à direita mudas para "Variação Diária" e os valores que aparecem são os extremos do dia.

Resta uma dúvida, se esses valores de extremos são realmente as máximas e mínimas instantâneas, ou, os extremos de cada período de 10 minutos.

Parece-me a mim que o meteotomar está a debitar valores muito certinhos tendo em conta que está num vale 5 metros abaixo de Valdonas.

Na webcam do meteotomar podes ver uma colina no fundo. É nessa colina que está a estação do IM.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Resta uma dúvida, se esses valores de extremos são realmente as máximas e mínimas instantâneas, ou, os extremos de cada período de 10 minutos.

Em rigor, cerca de 41,2 ºC de máxima, ontem na estação de Valdonas do IM.

Quase a média horária coincidia totalmente com o período da temperatura máxima.

Também costumo visualizar esta opção dos gráficos e históricos no IM, mas em gráficos deste género com uma escala mais espaçada é quase necessário medir o gráfico ao milímetro, utilizando a imagem do rato, para tentar determinar as décimas com rigor.

E sim, HotSpot, nos gráficos saem sempre as máximas e mínimas absolutas, medidas nas estações automáticas entre as 0h e as 23:59h, pois já o pude comprovar várias vezes.

Já nas estações clássicas, as synops apenas contabilizam as mínimas até às 9h e as máximas até às 18h, para efeitos climatológicos, o que em certos eventos poderá originar a perda desses extremos para o dia seguinte, pois na verdade nunca se perdem, mas são retardados.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eu sei que tem essa secção HotSpot, estava era exactamente a perguntar se tinhas ido tirar daí os valores ou tinhas visto valores horários ;)
Então OK pronto! Pena é nessa secção da página do IM só haver em gráfico, com os óbvios erros associados que temos de cometer ao tirar a "olhómetro" valores à décima..
E sim penso que sejam as máximas e mínimas absolutas do dia, pois nos registos de 10 em 10 min vem sempre a máxima e mínima desse período..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Realmente está muito interessante o comparativo. Mostra que uma estação amadora desde que montada com paixão e saber com as devidas precauções como os RS's, etc, pode ter dados bastante fiáveis.