MeteoGlobal

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
... parece-me que a única intenção do IM nesta questão dos direitos de propriedade, é a de ter a possibilidade de publicar todas as fotos, vídeos e comentários que entender ...

Concordo plenamente.
Se houver um fenómeno extremo e se o IM não se salvaguardasse não poderia usar os materiais para qualquer fim até ter a autorização expressa dos autores (nós) isso levaria dias. Nesta área o tempo conta!

Se eu não me registasse por causa disso tinha de assumir publicamente que não passava de mais um a guardar na sua "capelinha" a sua pequena contribuição... isso era deprimente pois quem faz isso não se apercebe que essa pequena contribuição, isolada, não vale NADA!

É por causa da mentalidade das "capelinhas" que o associativismo em portugal é fraco. Penso que sempre o foi. Numa sociedade com fama de forte individualismo e competitividade, como a Americana, têm um associativismo forte em qualquer localidade.
Ou evoluimos ou seremos sempre pequeninos.
bernardino
 


jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Ainda não tinha tido a oportunidade de felicitar o IM pela iniciativa, à administração do meteopt pelo trabalho credível que estão a desenvolver e a todos que como eu contribuímos com entusiasmo as nossas experiências meteorológicas dia após dia.
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Pelo que vejo, a temperatura aqui tem andado elevada. E tudo por causa da seguinte frase pacífica do IM:

«O utilizador, com a inserção de conteúdos no site, quer sejam comunicados, relatos, fotografias, vídeos ou outros, transfere todos os direitos de autor ou de propriedade intelectual sobre os mesmos para o Instituto de Meteorologia, I. P.»

A prudência aconselhar-me-ia a procurar climas (tópicos) mais temperados mas não consigo resistir. Aqui neste tópico (fora do meu contexto de intervenção no fórum), a minha opinião é, com certeza, completamente irrelevante, mas vai sair:

DO PONTO DE VISTA ESPECÍFICO

É perfeitamente normal que, numa sociedade com 'propriedade intelectual' legalmente instituída, para uma entidade poder utilizar livremente uma 'ideia' tem de ter a sua propriedade, e isto não significa que ela deixe de ter o seu 'pai biológico'.

Quando se compra um cão (eu não compro), a propriedade é transferida mas o pai e a mãe do cão não são apagados da história, e até vêm registados no boletim de identidade.

Quando um trabalhador de uma empresa produz uma 'ideia' para a empresa, essa ideia é propriedade da empresa, o que não significa que deixa de ter sido produzida por aquele trabalhador específico.

Qual é a dúvida?

Quando um cidadão entrega ao IM uma 'ideia' via programa MeteoGlobal, a 'ideia' tem de passar a ser propriedade do IM para que este a possa utilizar sem restrições, o que não quer dizer que o seu pai deixe de ser o Sr. Fulano de Tal integrado no contexto MeteoGlobal. Se o cidadão não quiser assim, fica com ela no seu harém ou vende-a a algum comerciante de 'ideias' - é a lógica da propriedade intelectual.

DO PONTO DE VISTA GERAL

Sou contra a escravatura. Seja de seres humanos, seja de seres não humanos.

Uma ideia, uma pedra não são seres? Sei lá! O que sei é que, depois de uma ideia ser parida (por mais irrelevante que seja), ela passa a existir independente da sua 'mãe' e vai sobreviver e ocupar o seu espaço em função da sua própria relevância. Qual é a diferença relativamente a um ser humano? O ser humano será mais que uma simples ideia (à parte quanto à matéria de fabrico)?

Porque é que os seres humanos não devem ser escravizados mas as ideias, essas podem ser propriedade de outros seres?

Por mim, entendo a minha (fraca) produção intelectual como completamente livre depois de criada. Reconhecerei e defenderei sempre os meus 'filhos ideias' mas eles vão tratar das suas vidas livremente. Não vão ser vendidos nem lhes vou impor restrições de vivência.

Alguém sabe quem é que concebeu a Davis? Quanto muito sabemos quem a comercializa. A Davis valerá por aquilo que é e, provavelmente, será tratada por cada 'dono' não como uma propriedade mas como um 'ser' companheiro nas andanças meteorológicas.

Propriedade intelectual? Bah!

Espero muito sinceramente que, tal como foi (quase) abolida a escravatura, também seja, um dia, abolida a propriedade intelectual. E espero que a 'net' continue a ter nisso um papel impulsionador e revolucionário.

Sim, sim, sim... coitadinhos dos (descendentes dos) escritores e, blá, blá, blá... no tempo da escravatura o comércio de escravos dava muito jeito para o financiamento da expansão do reino (e para os bolsos dos expansionistas), e uma ideia não é vida nem é um ser humano, e ... friskies saquetas.

Entretanto, como prezo a democracia, respeito outras opiniões. Sim, porque entendo a democracia como a menos má das soluções de vivência social – mas isto (mais o associativismo em 'lobbies') é outro assunto.


Os meus cordiais, mas desrespeitosos, cumprimentos a quem pensa diferente sobre esta matéria, e a minha solidariedade para com as 'ideias' ainda escravas.

E viva o MeteoGlobal.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Uma trovoada poderá ser entendida apenas por tempestade, com a ausência de relâmpagos.
Mas aqui fica esta dúvida, se eu estiver enganado aprendo se não, é um possível erro que será corrigido.

Trovoada acompanhada por trovoada
0dVLM.jpg


Paz :)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Parece que o I.M. mudou a opção de envio de fotos para a Galeria.

http://meteoglobal.meteo.pt/galeria

Façam login e vejam as opções de envio, especialmente a questão dos direitos.

Quando visualizadas, as fotos mostram o Autor.

Alguma dúvida que ainda achem pertinente, coloquem aqui.

Uma melhoria, relativamente ao inicial.
No entanto, nos Avisos Legais, continua lá a alínea que prevê que quem coloque materiais no site (fotos, videos, ...), transfere os direitos de autor desses materiais para o IM.

Parece-me que esse ponto era desnecessário, tendo em conta estes outros que lá estão:
"O utilizador que pretenda publicar, inserir ou divulgar qualquer tipo de material, fotografias, vídeos ou outro, ao fazê-lo assegurará ao Instituto de Meteorologia, I. P. que tem esse direito e que detém todos os direitos de autor, quer morais quer patrimoniais, e de propriedade intelectual sobre os mesmos.

O utilizador aceita que todo o material por si inserido no site poderá ser divulgado por outras formas e utilizado pelo Instituto de Meteorologia, I. P. dentro da sua área de competência.

retirado de: http://meteoglobal.meteo.pt/o-projecto/avisos-legais
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Registei-me há um bom tempo já, na página do Meteoglobal.

Submeti a minha estação na área destinada para isso. Já passou uma semana ou mais e até agora a minha estação não aparece na lista de estações registadas.

Alguém me sabe dizer, sff, quanto tempo os técnicos e pessoal do IM levam a "certificar" as estações? :unsure:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,136
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Registei-me há um bom tempo já, na página do Meteoglobal.

Submeti a minha estação na área destinada para isso. Já passou uma semana ou mais e até agora a minha estação não aparece na lista de estações registadas.

Alguém me sabe dizer, sff, quanto tempo os técnicos e pessoal do IM levam a "certificar" as estações? :unsure:

A minha ficou disponível praticamente "na hora". Ou cometeste algum erro no processo de submissão, ou então houve algum erro da parte do meteoglobal. O melhor é contactares com eles.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Registei-me há um bom tempo já, na página do Meteoglobal.

Submeti a minha estação na área destinada para isso. Já passou uma semana ou mais e até agora a minha estação não aparece na lista de estações registadas.

Alguém me sabe dizer, sff, quanto tempo os técnicos e pessoal do IM levam a "certificar" as estações? :unsure:

Uma vez mandei um relato para lá e também passaram dias sem o aceitarem até que reparo que tinha um e-mail deles a pedir-me a que horas tinha acontecido o "fenómeno" de que relatava... não tens nada na caixa de correio enviada por eles?