MeteoPT visita o nevão de Ciudad Real

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Boas a todos os companheiros do fórum; a malta do termómetro :D e os que sem se registar, nos visitam com regularidade (já era hora de se registarem :rolleyes:)

Antes de mais peço desculpa pela demora, mas tem sido uma semana complicada para mim. E eu gosto de fazer estas coisas com calma e concetração, o fórum merece! :1143:

Pois como já é sabido, a minha loucura pela neve por vezes é mais forte que eu e lá me levou, no passado Sábado dia 27 de Janeiro, até terras onde caiu, segundo os seus habitantes, o maior nevão do últimos 30 anos :surprise:, claro está que falo de Ciudad Real.

Mas mais que uma visita apenas a esta cidade, acabei por ter em quase metade da viagem como companheira, a NEVE :w00t:!! Sem grandes acumulações mas com a alegria quase permanente de ter flocos no pára-brisas em lugar da habitual chuvita. É uma viagem que se faz bem, sempre em boa estrada, a N-430, que começa um pouco depois de Mérida (até aqui é autovia). Quando entramos em parte daquilo que são os Montes de Toledo, já no fim da Extremadura e inicio de Castilha la Mancha, as cotas andam sempre dos 500 m para cima, tendo tido um máximo de 715 m, como represento no mapa seguinte, já mais perto do meu destino.
Como sempre :rolleyes:, já saí tarde e claro com as surpresas constantes do branco elemento durante a viagem, mais demorei, uma vez que parava que nem uma criança quase de 20 em 20 Km (tinha de sair do carro e senti-la a bater no meu rosto :D). É uma viagem com uma duração média de 4 horitas nas calmas. O único reparo que tenho, mas isto é comum em Espanha, é fora das auto-estradas não haver locais para parar o carro, temos forçosamente de o fazer na estrada. Pura e simplesmente não há bermas, são tão pequenas que é o mesmo que não existirem :(. Achei também ser um trajecto muito pouco movimentado, e como era FDS, ainda pior. Era só eu e a neve! :w00t: :hehe:.

viagemciudadreallargesa2.jpg


Este era o aspecto que o céu apresentava no inicio da aventura. Já se antevia a alteração das condições climatéricas que iria encontrar mais à frente.
dsc03329largezk0.jpg


Esta é uma silhuetas típica que tanto se vê em Espanha, antiga publicidade das "Bodegas Osborne", aproveitada pelo governo para promoção do próprio país, El Toro.
dsc03330largebd4.jpg


Depois de Villanueva de La Serena começou a chuva e a temperatura, que no inicio da viagem era de uns amenos 9 graus vai caindo lentamente, rondado neste ponto da viagem os 6ºC.

É então bem mais à frente já em pleno Montes de Toledo que a avistei :thumbsup:, não era miragem, nem tampouco sonho, era mesmo a... NEVEEEEE!!! :cold: :w00t:
frostyfa8a5afhg5.png
frostyfa8a5afhg5.png


dsc03331largefv8.jpg


dsc03335largegy6.jpg


dsc03334largeco3.jpg


E a cada km percorrido mais se aproximavam os montes cobertos por uma fina camada de neve. Percebia-se então que a acumulação era feita entre os 600 e 650m.

dsc03347largeyr4.jpg


dsc03340largedl9.jpg


Até que por fim a vi e lhe pude tocar! Claro que me esqueci que com o degelo os terrenos estavam empapados, pois certamente no dia anterior devia haver bastante mais neve e a cotas mais baixas :rolleyes: nem preciso dizer que fiquei atolado na lama e com sapatinho de ir ao figo :hehe: :disgust:.. Fotos? Não tenho :nono: era uma figura triste e vocês é que se ficavam a rir :D

Foi precisamente aqui nesta lamita que podem ver na foto, mas então com o entusiasmo nem reparei em tal facto :lmao:

dsc03341largeuo8.jpg


Como a temperatura rondava o 1/2ºC, não havia muita neve para ver no solo, mas por vezes nevava com vontade! :thumbsup:

dsc03342largeyi3.jpg


dsc03344largeup5.jpg


dsc03345largeor3.jpg


E claro está saindo depois de almoço e com tanto "entretem no caminho", cheguei por volta das 18h e já a noite se aproximava a passos largos :(.

Embora a cotas mais baixas que por onde tinha passado, quanto mais me aproximava de Ciudad Real, mais neve se via no solo, e isto apenas sucedeu a poucos kms, talvez uns 20! O que deu bem para entender como apesar de nevar em muitos lugares, foi bastante localizado este episódio de grande acumulação na cidade e arredores.

dsc03350largegw2.jpg


dsc03351largejg5.jpg


E por fim a chegada a Ciudad Real... de noite...:angry: Mas então, a culpa era exclusivamente minha! :o :unsure:

dsc03381largefk9.jpg


dsc03382largeul0.jpg


As fotos da cidade não estão lá grande coisa, não sou um Rogério, um Minho ou um Dan :thumbsup: :D, mas pronto algum dia vou conseguir! ;) :unsure:

Aqui é uma rotunda à entrada da cidade, vindo de Badajoz.

dsc03353largebt9.jpg


E aqui todo o percurso que se lhe segue até um jardim, cujo nome não sei :hehe:, mas que ficava junto ao Hospital Del Carmen, seguindo pela Carretera de Porzuna.

mapaciudadreallargeyy7.jpg


dsc03354largeoq1.jpg


dsc03355largevl0.jpg


dsc03358largedd9.jpg


dsc03359largedj6.jpg


dsc03360largeup3.jpg


dsc03362largeqa8.jpg


Apesar da persistente precipitação sob a forma de água neve (a temperatura era de 1ºC), o solo ainda tinha um espesso manto branco (variando entre os 15 e 20 cm, pelo que pude observar), nalguns locais bastante húmido. É bom que entendamos que isto é no centro de uma cidade com 70 mil habitantes.

dsc03361largekg9.jpg


dsc03365largeze4.jpg


dsc03367largebz2.jpg


Por vezes a precipitação era 100% neve, mas infelizmente de curta duração.

dsc03371largevk3.jpg


dsc03372largeed7.jpg


dsc03375largema5.jpg


Aqui umas fotos de maior tempo de exposição, onde é possível ver com mais detalhe o cenário tipicamente invernal no qual me movia com assombro e regozijo.

dsc03370largexf5.jpg


dsc03378largevq9.jpg


E como tudo na vida, este magnifico dia (e noite :p) teve o seu final. Mas a alegria de poder viver algo assim, regressou comigo e trá-la-ei para sempre na minha memória :w00t: :thumbsup:.

dsc03377largetq1.jpg


Já a caminho, no local que assinalei no mapa com 715 m de altitude, ainda estive parado quase meia hora a ver nevar como Dios manda :surprise: :thumbsup:. E fui obrigado a "pirar-me" pelo estado branquinho em que começava a ficar o alcatrão :hehe:

dsc03387largexo5.jpg


dsc03384largewc2.jpg


Espero que tenham gostado de viajar comigo assim tanto como eu adorei fazê-la e poder regista-la para todos vós! ;) :thumbsup:

Queria ainda agradecer, à minha cara-metade pelo carinho e paciência que sempre tem comigo (ela que quase nunca saiu do carro :hehe:) e aos meus filhotes pela alegria que sempre dão a viagens destas e pelo entusiasmo que já demonstram pela meteorologia, em especial pela neve :cool: :).

Fórum MeteoPT presente!!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

dsc03368largejx3.jpg


Ainda hei-de colocar aqui um pequeno video ;).
 


dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Boas fotos KIM...só tens autorização de ir ao encontro se meteres fotos de ti atolado na lama....:D :D e não queremos cá desculpas....

Ai que vontade de levar o meu samurai para essas bandas, nem na nossa serra consegue haver neve de jeito....:sad: :sad:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Sem palavras......:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Magnifica reportagem Kim:thumbsup:
Já assinaste o teu contrato de cobertura para o encontro....:lmao:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Granda Kim!

Sem dúvida o reporter mais dedicado deste fórum... Que mais faltou à reportagem para sentirmos que íamos no banco ao lado?? :w00t: :thumbsup:

Kim para a presidência! Já!
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Xiiii...grandes fotos fernando..Realmente foi um nevão a sério....