MeteoPT visita o nevão de Ciudad Real

Tópico em 'Internacional' iniciado por kimcarvalho 1 Fev 2007 às 14:28.

1. kimcarvalho

kimcarvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Nov 2005
    Local:
    Elvas
    Boas a todos os companheiros do fórum; a malta do termómetro :D e os que sem se registar, nos visitam com regularidade (já era hora de se registarem :rolleyes:)

Antes de mais peço desculpa pela demora, mas tem sido uma semana complicada para mim. E eu gosto de fazer estas coisas com calma e concetração, o fórum merece! :1143:

Pois como já é sabido, a minha loucura pela neve por vezes é mais forte que eu e lá me levou, no passado Sábado dia 27 de Janeiro, até terras onde caiu, segundo os seus habitantes, o maior nevão do últimos 30 anos :surprise:, claro está que falo de Ciudad Real.

Mas mais que uma visita apenas a esta cidade, acabei por ter em quase metade da viagem como companheira, a NEVE :w00t:!! Sem grandes acumulações mas com a alegria quase permanente de ter flocos no pára-brisas em lugar da habitual chuvita. É uma viagem que se faz bem, sempre em boa estrada, a N-430, que começa um pouco depois de Mérida (até aqui é autovia). Quando entramos em parte daquilo que são os Montes de Toledo, já no fim da Extremadura e inicio de Castilha la Mancha, as cotas andam sempre dos 500 m para cima, tendo tido um máximo de 715 m, como represento no mapa seguinte, já mais perto do meu destino.
    Como sempre :rolleyes:, já saí tarde e claro com as surpresas constantes do branco elemento durante a viagem, mais demorei, uma vez que parava que nem uma criança quase de 20 em 20 Km (tinha de sair do carro e senti-la a bater no meu rosto :D). É uma viagem com uma duração média de 4 horitas nas calmas. O único reparo que tenho, mas isto é comum em Espanha, é fora das auto-estradas não haver locais para parar o carro, temos forçosamente de o fazer na estrada. Pura e simplesmente não há bermas, são tão pequenas que é o mesmo que não existirem :(. Achei também ser um trajecto muito pouco movimentado, e como era FDS, ainda pior. Era só eu e a neve! :w00t: :hehe:.

Este era o aspecto que o céu apresentava no inicio da aventura. Já se antevia a alteração das condições climatéricas que iria encontrar mais à frente.

Esta é uma silhuetas típica que tanto se vê em Espanha, antiga publicidade das "Bodegas Osborne", aproveitada pelo governo para promoção do próprio país, El Toro.

Depois de Villanueva de La Serena começou a chuva e a temperatura, que no inicio da viagem era de uns amenos 9 graus vai caindo lentamente, rondado neste ponto da viagem os 6ºC.

É então bem mais à frente já em pleno Montes de Toledo que a avistei :thumbsup:, não era miragem, nem tampouco sonho, era mesmo a... NEVEEEEE!!! :cold: :w00t: [​IMG] [​IMG]

E a cada km percorrido mais se aproximavam os montes cobertos por uma fina camada de neve. Percebia-se então que a acumulação era feita entre os 600 e 650m.

Até que por fim a vi e lhe pude tocar! Claro que me esqueci que com o degelo os terrenos estavam empapados, pois certamente no dia anterior devia haver bastante mais neve e a cotas mais baixas :rolleyes: nem preciso dizer que fiquei atolado na lama e com sapatinho de ir ao figo :hehe: :disgust:.. Fotos? Não tenho :nono: era uma figura triste e vocês é que se ficavam a rir :D

Foi precisamente aqui nesta lamita que podem ver na foto, mas então com o entusiasmo nem reparei em tal facto :lmao:

Como a temperatura rondava o 1/2ºC, não havia muita neve para ver no solo, mas por vezes nevava com vontade! :thumbsup:

E claro está saindo depois de almoço e com tanto "entretem no caminho", cheguei por volta das 18h e já a noite se aproximava a passos largos :(.

Embora a cotas mais baixas que por onde tinha passado, quanto mais me aproximava de Ciudad Real, mais neve se via no solo, e isto apenas sucedeu a poucos kms, talvez uns 20! O que deu bem para entender como apesar de nevar em muitos lugares, foi bastante localizado este episódio de grande acumulação na cidade e arredores.

E por fim a chegada a Ciudad Real... de noite...:angry: Mas então, a culpa era exclusivamente minha! :o :unsure:

As fotos da cidade não estão lá grande coisa, não sou um Rogério, um Minho ou um Dan :thumbsup: :D, mas pronto algum dia vou conseguir! ;) :unsure:

Aqui é uma rotunda à entrada da cidade, vindo de Badajoz.

E aqui todo o percurso que se lhe segue até um jardim, cujo nome não sei :hehe:, mas que ficava junto ao Hospital Del Carmen, seguindo pela Carretera de Porzuna.

Apesar da persistente precipitação sob a forma de água neve (a temperatura era de 1ºC), o solo ainda tinha um espesso manto branco (variando entre os 15 e 20 cm, pelo que pude observar), nalguns locais bastante húmido. É bom que entendamos que isto é no centro de uma cidade com 70 mil habitantes.

Por vezes a precipitação era 100% neve, mas infelizmente de curta duração.

Aqui umas fotos de maior tempo de exposição, onde é possível ver com mais detalhe o cenário tipicamente invernal no qual me movia com assombro e regozijo.

E como tudo na vida, este magnifico dia (e noite :p) teve o seu final. Mas a alegria de poder viver algo assim, regressou comigo e trá-la-ei para sempre na minha memória :w00t: :thumbsup:.

Já a caminho, no local que assinalei no mapa com 715 m de altitude, ainda estive parado quase meia hora a ver nevar como Dios manda :surprise: :thumbsup:. E fui obrigado a "pirar-me" pelo estado branquinho em que começava a ficar o alcatrão :hehe:

Espero que tenham gostado de viajar comigo assim tanto como eu adorei fazê-la e poder regista-la para todos vós! ;) :thumbsup:

Queria ainda agradecer, à minha cara-metade pelo carinho e paciência que sempre tem comigo (ela que quase nunca saiu do carro :hehe:) e aos meus filhotes pela alegria que sempre dão a viagens destas e pelo entusiasmo que já demonstram pela meteorologia, em especial pela neve :cool: :).

Fórum MeteoPT presente!!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Ainda hei-de colocar aqui um pequeno video ;).

2. tozequio

tozequio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
    Como de costume mais uma reportagem fabulosa :w00t: :thumbsup: :thumbsup:

Obrigado por esta autêntica viagem a Ciudad Real que nos proporcionaste com estas fotos :thumbsup:

3. Rog

Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2006
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    Parabéns Kim uma Grande foto-reportagem, que dizer, está exelente de ao fim ficarmos com a sensação que também participamos da viagem!:thumbsup: :thumbsup:

Collapse Signature Expand Signature
  4. MiguelMinhoto

MiguelMinhoto
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    25 Jan 2007
    Local:
    Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
    Parabens Kim:thumbsup: Fotos espetaculares:thumbsup:

5. dj_alex

dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Dez 2005
    Local:
    Lisboa
    Boas fotos KIM...só tens autorização de ir ao encontro se meteres fotos de ti atolado na lama....:D :D e não queremos cá desculpas....

Ai que vontade de levar o meu samurai para essas bandas, nem na nossa serra consegue haver neve de jeito....:sad: :sad:

6. Mago

Mago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2006
    Local:
    Beira Interior
    Excelênte reportagem Kim !!!:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

7. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Como sempre, uma magnifica reportagem com excelentes fotos e também muito bons comentários :thumbsup:

8. Seringador

Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2005
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia
    Sem palavras......:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
    Magnifica reportagem Kim:thumbsup:
    Já assinaste o teu contrato de cobertura para o encontro....:lmao:

9. Minho

Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Set 2005
    Local:
    Melgaço
    Granda Kim!

Sem dúvida o reporter mais dedicado deste fórum... Que mais faltou à reportagem para sentirmos que íamos no banco ao lado?? :w00t: :thumbsup:

Kim para a presidência! Já!

10. Santos

Santos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    -------
    Que grande reportagem Kim, aliás mais uma e desta vez internacional.
    Bem hajas :)

11. Nuno

Nuno
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    2 Dez 2006
    Local:
    Setúbal
    Parabens amigo kim, mais uma vez uma bela reportagem! ;)

12. Angelstorm

Angelstorm
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    11 Out 2005
    Local:
    Entroncamento e Linhaceira (Tomar)
    Mais uma vez Kim, só tenho uma palavra: Excelente!

:uau: :uau: :uau: :uau: :uau: :uau:

13. Fernando_

Fernando_
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    28 Nov 2006
    Local:
    Madrid, Espanha
    Fabuloso! :thumbsup:
    Boas fotos da tua visita ao coraçao de La Mancha, 320 quilômetros es uma viagem longa, mas vale a pena para uma bela reportagem! ;)

Se no te importa, ponho dois fotos da impresionante nevada em Ciudad Real
    (Fonte: http://www.elmundo.es/albumes/2007/01/23/temporal/index.html)

E os típicos moinhos de vento de La Mancha

14. Tiagofsky

Tiagofsky
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jan 2006
    Local:
    Porto
    Excelentes fotos,em especial da reportagem do Kim!! :thumbsup: :w00t: faz saudades da neve de novo..!Abraços!

15. dj_alex

dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Dez 2005
    Local:
    Lisboa
    Xiiii...grandes fotos fernando..Realmente foi um nevão a sério....

Partilhar esta Página