Meteorologia aeronautica

AJCS

Cumulus
Registo
13 Mai 2012
Mensagens
328
Local
Pevidém - Guimarães (Alt. 150m)
A meteorologia aeronáutica é também muito interessante e com poucos meios podemos seguir o trafego aéreo e escutar as comunicações aeronáuticas pode ser também um fonte de dados meteo.

Em cada três acidentes de aviação as condições meteorológicas são responsáveis por pelo menos um deles.


GVEEzGn.jpg
 


Luis Filipe

Cirrus
Registo
22 Set 2014
Mensagens
81
Local
Sacavem
A meteorologia aeronáutica é também muito interessante e com poucos meios podemos seguir o trafego aéreo e escutar as comunicações aeronáuticas pode ser também um fonte de dados meteo.

Em cada três acidentes de aviação as condições meteorológicas são responsáveis por pelo menos um deles.


GVEEzGn.jpg
Boa tarde, gostaria de saber como escuta as comunicações se pela internet ou se escuta via radio?

Enviado do meu SM-G531F através de Tapatalk
 

Luis Filipe

Cirrus
Registo
22 Set 2014
Mensagens
81
Local
Sacavem
Boas,

Escuto mesmo via rádio de VHF com antena exterior.
Boas então é como eu, também escuto via rádio vhf, fiz a pergunta porque julgava que escutava através de algum site via web como acontece com os radioamadores que tem sites na NET em que através de sdr e dmr digital é passível escutar as comunicações deles tanto por rádio como via NET de qualquer parte do mundo. Mas pelos vistos para aeronáutica ainda não há nada na NET de comunicações que permita escutar comunicações de qualquer parte do mundo.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

AJCS

Cumulus
Registo
13 Mai 2012
Mensagens
328
Local
Pevidém - Guimarães (Alt. 150m)
Acho que existem vários sites que permitem a escuta, basta por no google "live atc monitor" e aparecem vários.
Mas sinceramente não me interessam, o meu interesse é escutar o que se passa na minha zona, comunicados de turbulência, pedidos de alterações de rota para evitar tempestades, combate a incêndios, etc.

A escuta é um complemento da meteorologia, digo eu!!!
 
  • Gosto
Reactions: jonas e CptRena

Luis Filipe

Cirrus
Registo
22 Set 2014
Mensagens
81
Local
Sacavem
Acho que existem vários sites que permitem a escuta, basta por no google "live atc monitor" e aparecem vários.
Mas sinceramente não me interessam, o meu interesse é escutar o que se passa na minha zona, comunicados de turbulência, pedidos de alterações de rota para evitar tempestades, combate a incêndios, etc.

A escuta é um complemento da meteorologia, digo eu!!!
Sim concordo, eu pela net era mais para escutar o que se passava no Porto e Faro porque via radio como moro em Lisboa só escuto a região de Lisboa. Eu faço escuta aéria e maritima via radio tambem pelos mesmos motivos que o meu amigo, a nivel maritimo tambem é interessante escutar os avisos meteorológicos no canal 11 e o canal de emergência.

Enviado do meu SM-G531F através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: jonas

AJCS

Cumulus
Registo
13 Mai 2012
Mensagens
328
Local
Pevidém - Guimarães (Alt. 150m)
Ok, Porto e Lisboa é negativo, isso queria eu também.
Referia-se ao rádios online, pois que tenha conhecimento não há por cá nenhum operacional que faça o vhf aeronáutico.
Mas a escuta direta tem outro encanto, seja o VHF ou o HF.

Ainda agora escutei o desespero destes heróis a pedir um meio aéreo pesado, aqui pelo norte está um inferno com estas temperaturas de 35ºC

r4rA4AD.jpg
 
  • Gosto
Reactions: jonas

Luis Filipe

Cirrus
Registo
22 Set 2014
Mensagens
81
Local
Sacavem
Ok, Porto e Lisboa é negativo, isso queria eu também.
Referia-se ao rádios online, pois que tenha conhecimento não há por cá nenhum operacional que faça o vhf aeronáutico.
Mas a escuta direta tem outro encanto, seja o VHF ou o HF.

Ainda agora escutei o desespero destes heróis a pedir um meio aéreo pesado, aqui pelo norte está um inferno com estas temperaturas de 35ºC

r4rA4AD.jpg
Ok aqui por Lisboa as coisas estão mais calmas.

Enviado do meu SM-G531F através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: jonas