Meteorologia e a Vela

Laserteam

Cirrus
Registo
3 Jun 2008
Mensagens
2
Local
Estoril
Olá a todos,

Acabei de me inscrever no forum, e o meu interesse nesta area é bastante dirigido. Sou treinador de vela em Cascais, onde tenho uma equipa de competição. Para poder ajudar os meus alunos ao máximo, em particular em provas, gostaria de aprofundar as minhas noções (básicas) de meteorologia. Dizem que alguns grandes velejadores conseguem ver os 'saltos' e 'refregas' pelas nuvens e tambem analisam a previsão em casa com detalhe. Gostava de poder evoluir neste aspecto e gostava de pedir umas luzes, ha algum livro/site para principiantes que recomendem, ou alguma formação que se possa fazer?

Obrigado e um abraço,

Laserteam
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bem-vindo Laserteam,

Não sei quais são os teus conhecimentos em Meteorologia mas existe muito material por onde começar.
Aqui no fórum existe um tópico com muitos recursos on-line, alguns deles abordam a área dos oceanos e previsão marítima.

Para iniciantes que estão a ler isto da meteorologia pela primeira vez, existe este recurso que está em castelhano mas que é muito simples e é um bom começo.

Sites com previsões sobre o mar existem vários este da Meteogalicia é muito completo com a disponibilização das previsões do modelo de ondas WWIII. O famoso http://www.windguru.com/pt/ também penso que baseia as previsões no mesmo modelo.

O próprio IM também tem uma área dedicada às actividades náuticas e uma área didáctica com bastante informação.

Agora mãos à obra! :)
 

Laserteam

Cirrus
Registo
3 Jun 2008
Mensagens
2
Local
Estoril
Obrigado pelas dicas,

O Windguru é a minha base de previsão, agora tenho de evoluir.

Toca a ler, já vi que tenho muito pela frente.

Abraços