Meteorologia falha previsões de calor

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Tristeza!

Da primeira parte dos media. Para já foram os média quem distorceu uma notícia em que se falava numa percentagem de possibilidade de temperatura média ligeiramente acima da média. O que todos nós sabemos que não quer dizer que seja um Verão infernal. Mas o público em geral NÃO SABE, apenas assimila MAIS CALOR QUE O NORMAL, e claro não foi disso que se viu, cai-se nos meteorologistas! Mas atenção não censuro o público em geral, censuro os média que deram o fantástico e mentiroso e enganador cenário traçado para um Verão Escaldante.. E lá, são eles quem inventam notícias e depois são os primeiros a lançar pedras a acusar, a dizer mal, a envergonhar o IM. Fantástico!!! Belo jornalismo, a fazer tudo para descredibilizar a nossa entidade pública e nacional de Meteorologia, por mais defeitos que ela tenha, não é admissível!

Eu já não posso este Verão ouvir perguntas e falar sobre o Verão Escaldante que os media fizeram propaganda: "Então pah, tu é que és meteorologista sempre é verdade isto e aquilo? São uns mentirosos não são?" etc etc.. Não há paciência, é isto que os media andam a fomentar constantemente, mas este artigo então é demais! É realmente puro "deita-abaixo"..

Mas atenção, para acabar, depois de defender em parte o IM.. falta.. atacar o IM. Se tem má fama, é também por culpa própria. Não por ter más previsões. Acho-as boas. Não por ter um mau serviço. Acho-o mais que razoável para o orçamento que tem. Sim por não se saber defender e por as mãos constantemente no fogo!
Esta é flagrante, então que tavam à espera quando lançaram a notícia, deviam DESDE LOGO ter-se precavido e explicado como a uma criança de 5 anos o que queria dizer. Não fizeram. Logo de seguida qd os media fizeram alarido e propaganda ao Verão Escaldante, tiveram 2a chance. voltaram a perder a chance de explicar as coisas preto no branco. Política do "deixa andar"..Agora castigo, que a idiotice deste tipo de notícias no final, só tem um resultado.. MÁ FAMA PARA O IM! Agora já imagino que seja tarde para se defender..
É sempre esta do "deixa-andar" que dá má fama ao IM, por culpa própria, não é preciso ir mais longe que no dia-a-dia, terem previsões a meu ver geralmente boas, e descritivas na sua página, mas claro, deixarem os media nos telejornais (LOCAL ONDE "APENAS" 90% DAS PESSOAS SE INFORMAM DO TEMPO QUE VAI FAZER AMANHÃ) distorcerem e usarem o palavreado e informação errada que muito bem lhes apetecer.. Como se nada fosse. Cada vez que vejo um jornalista a fazer a previsão meteorológica no noticiário com aquela meia dúzia de símbolos, distorcendo tudo o que vem descrito numa previsão descritiva do IM, só quase me dá um ataque de nervos, especialmente com o próprio IM que estupidamente se deixa levar nesta falta de rigor. E claro, mais má fama, por CASTIGO PRÓPRIO...
:mad:




Assino por baixo:palmas::palmas::palmas::thumbsup::thumbsup::thumbsup:
Tanto a nivel estatal no jornal da noite 20 segundos de previsões meteorológicas tal como no privado e tudo deturpado:angry::mad::angry:!!


Muitas das vezes ignorancia cientifica dos jornalistas.Vou dar um exemplo de ontem.
Jornalistas foram ver um "CACTO" e falam com os residentes, perguntam como é que o cacto subiu a tanta altura, as pessoas comentam que é um fenomono igual ao do entroncamento, e já está perto do 2º andar,e que estão admirados com tamanha altura e em tão pouco tempo,e que crescia um palmo de mão por noite. Conclusão da noticia,a planta em questão não era mais que uma PITEIRA, que estava a florescer ao fim dos 10 a 14 anos em latencia, e que depois de florescer irá morrer.

Cacto tem folhas como espinhos.
Piteira tem folhas normais compridas.
Esta noticia foi divulgada no jornal da TVI da 20.00 horas.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
PSM, faz como eu... desliga a TVI. Já não tem o futebol, não serve pra nada! :lol:

Ainda assim o canal do estado consegue deixar os meteorologistas falarem nas notícias da manhã, apesar das perguntas do pivot de serviço serem sempre banais. Se está frio pergunta quando vai fazer calor, se está calor pergunta quando vai fazer frio. Enfim já estivemos pior. :rolleyes:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
O IM divulgou o comunicado que está on line no seu site, e enviou o mesmo comunicado para as redações das respectivas televisões,e só uma é que deu como noticia e com pouco destaque, essa foi a RTP, o resto do panorama é um deserto,como lhes convém.