Meteorologia na TV Portuguesa

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Boletins meteorológicos na TV Portuguesa

Boas pessoal, eu vi o novo boletim meteorólogico logo de manhã, ás 8:15, e foi uma desilusão total. Nada de novo a não ser uma imagem de satélite...nada que não se consiga fácilmente na net! Nada de análises e explicações sobre os modelos...muito mau...apenas falaram das temperaturas. O normal mas com outro grafismo.
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Boletins meteorológicos na TV Portuguesa

o que dava nos principios da TVI, com o Anthimeo de Azevedo, o Costa Alves, e a Teresa Abrantes, era mesmo bastante bom, completo e explicativo.. lembram-se?
Este não vi, mas pelos comentários aqui, deve estar muito básico.. bem podiam fazer algo como o que referi.. (era semelhante aos que dão p.ex. na TVE..:rolleyes:

Sim, lembro-me nada de excepcional (não tirando valor nem ao Antímio, nem ao Costa Alves), mas tinha uma explicação atmosférica.:(
Acho que é necessário introduzir novas tecnologias na apresentação com uma linguagem cuidada mas também que seja compreendida por todos e só utilizando os termos apropriados, para que entre na cabeça das pessoas, tal como foram colocadas nas nosssas nos anos 70 e 80:hehe:
Não vi nenhum e sinceramente nem vou perder tempo a programar para ver, se acontecer acidentalmente, aconteceu, bem vamos aguardar mas para já tendo em conta as vossas opiniões basta para dizer:dry: :dry: :assobio:
 

guardachuva

Cirrus
Registo
5 Mar 2007
Mensagens
4
De onde retiraste essa informação guardachuva? (epá desculpa lá mas o teu nick deu-me um ataque de riso! :D :hehe:)

im002682ql7.jpg


:rain:
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: Boletins meteorológicos na TV Portuguesa

Antigamente até havia um semanal para agricultura onde se falava da água nos solos etc etc, penso que esse tinha tanta utilidade como falar apenas de meterologia.

Acho que na RTP2 haveria espaço para um programa de meterologia alargado uma vez por semana e os curtos de previsão todos os dias em horário digno.
Não tive oportunidade de ver este devido aos horários, pode ser que em breve consiga ver quando começar às 19h00.

O programa devia consistir numa analise de cartas e mapas, e de imagens de satélite, depois sim entrava-mos na previsão concreta e das temperaturas, tipo como os primeiros da RTP.

esse não era o TV Rural?:unsure: :unsure:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas

Pode-se então subentender que o meu amigo está lá dentro... será? :rolleyes:
Já vi que a Displax pertence à empresa Bragantina EDIGMA.COM SA.
E que tem um vasto conjunto de clientes, desde a CNN, passando pelo canal espanhol de TV privado, Cuatro, e pela nossa querida :D TVI, sem esquecer a Vodafone e a Optimus, etc, etc!
Já agora guardachuva, quem é que tem o maior ecrã táctil? Será o Canal de TV Cuatro da vizinha Espanha?

Tens então de nos contar mais pormenores ;). Tipo se porventura pensarão melhorar a apresentação ou nem por isso? Irão utilizar cartas sinópticas?

Resta então saber se estás no IM, na RTP ou na empresa Edigma :rolleyes:.
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Re: Boletins meteorológicos na TV Portuguesa

Antigamente até havia um semanal para agricultura onde se falava da água nos solos etc etc, penso que esse tinha tanta utilidade como falar apenas de meterologia.
(...)

Contínua a existir, é diário, chama-se "Boletim Agrário" e vai para o ar às 06h25 de segunda a sexta na RTP 1.

Agora uma pergunta de algibeira à moderação e administração aqui da casa, porque existem 2 tópicos sobre o mesmo assunto? Porquê não juntar os dois num mesmo tópico? Era mais claro, porque eu ando a responder, num depois venho aqui ao outro...:hehe:
E mais, isto aqui no seguimento não faz sentido nenhum :disgust:

Aqui fica o link do outro tópico: http://www.meteopt.com/showthread.php?p=31374#post31374
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Boletins meteorológicos na TV Portuguesa

Contínua a existir, é diário, chama-se "Boletim Agrário" e vai para o ar às 06h25 de segunda a sexta na RTP 1.

Agora uma pergunta de algibeira à moderação e administração aqui da casa, porque existem 2 tópicos sobre o mesmo assunto? Porquê não juntar os dois num mesmo tópico? Era mais claro, porque eu ando a responder, num depois venho aqui ao outro...:hehe:
E mais, isto aqui no seguimento não faz sentido nenhum :disgust:

Aqui fica o link do outro tópico: http://www.meteopt.com/showthread.php?p=31374#post31374

Eu acho que nem os agricultores se levantam tão cedo...6h25 ??? :huh:

Realmente mais vale juntar os 2 topics...que isto anda a ficar uma grande trapalhada.

Admin, tens que começar a ter mão nisto, se não o fórum começa a ficar confuso demais, com a informação dispersa...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Boletins meteorológicos na TV Portuguesa

Contínua a existir, é diário, chama-se "Boletim Agrário" e vai para o ar às 06h25 de segunda a sexta na RTP 1.

Agora uma pergunta de algibeira à moderação e administração aqui da casa, porque existem 2 tópicos sobre o mesmo assunto? Porquê não juntar os dois num mesmo tópico? Era mais claro, porque eu ando a responder, num depois venho aqui ao outro...:hehe:
E mais, isto aqui no seguimento não faz sentido nenhum :disgust:

Aqui fica o link do outro tópico: http://www.meteopt.com/showthread.php?p=31374#post31374

Os seus desejos são ordens grande Sultão?;)

Mas não vale a pena ter só gráficos a apresentação deve ser técnica e preventiva e não só o que fica bonito, na CNN e na Cuatro são apresentadores apaixonados pela meteorologia e não meros apresentadores, isto para não falar na Sky;)
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Vi o programa pelo ficheiro que o Fil colocou, bem a minha opinião é que não vejo quase diferença nenhuma entre este programa que é apresentado por uma pessoa e um em que não está lá ninguem, pois limita-se apenas a acrescentar a um vulgo spot de previsão meterologica as imagens de satélite que até para um leigo nem precisavam ser comentadas ou seja, parece os normais mini-previsoes que habitualmente dao nas tvs privadas ou até conjuntamente com as noticias a diferença é ter um ser humano a apresentar os slides .

A apresentadora estava um pouco nervosa que até disse Faro duas vezes, mas isso até nem é importante e é fácil de ultrapassar.

Acho que o programa deveria apresentar cartas numéricas, imagens de satélite, e comentários mais extensos.
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Bem...até agora não vem acrescentar nada de novo, na minha opinião, estes boletins.
Pode ser que evolua para qualquer coisa melhor, mas continua a ser informação destinada ao publico em geral, e não para pessoal que gosta mais destas andanças.
Já agora preferia os boletins meteorologicos que havia na SIC Radical, que davam lá pela 1/2 noite. Alguém se lembra?;)
 

guardachuva

Cirrus
Registo
5 Mar 2007
Mensagens
4
Pode-se então subentender que o meu amigo está lá dentro... será? :rolleyes:
Já vi que a Displax pertence à empresa Bragantina EDIGMA.COM SA.
E que tem um vasto conjunto de clientes, desde a CNN, passando pelo canal espanhol de TV privado, Cuatro, e pela nossa querida :D TVI, sem esquecer a Vodafone e a Optimus, etc, etc!
Já agora guardachuva, quem é que tem o maior ecrã táctil? Será o Canal de TV Cuatro da vizinha Espanha?

Tens então de nos contar mais pormenores ;). Tipo se porventura pensarão melhorar a apresentação ou nem por isso? Irão utilizar cartas sinópticas?

Resta então saber se estás no IM, na RTP ou na empresa Edigma :rolleyes:.
Sim, o maior é o da Cuatro.

Quanto à apresentação da meteorologia, é o seguinte:
neste momento a maneira como está a ser utilizada a tecnologia ainda não é definitiva. Ou seja, em termos de informação meteorológica divulgada ao longo dos próximos dias ainda vão existir alguns ajustes. Não só o tipo de informação, mas também a forma técnica como esta é divulgada.
O software utilizado é extremamente poderoso e flexível, foi adaptado à forma como o IM transmitia a informação em termos brutos. Por exemplo, o design dos ícones pode ainda vir a ser melhorado, podem vir a ser acrescentados mapas, etc.
Não façam já o vosso julgamento em relação ao novo formato de apresentação porque ainda não é o definitivo.
Aquele DISPLAX é qualquer coisa de fabuloso! Só para terem uma noção, 100 polegadas, que é o que ele mede, são 2,54 metros. Basta verem na fotografia que é consideravelmente mais alto do que a pessoa que está a interagir com ele (ele está ligeiramente elevado em relação ao solo).
Se tiverem mais dúvidas coloquem-nas que eu vou tentar descobrir as respostas.
Entretanto vou tentar colocar mais fotos, e também do DISPLAX da Cuatro.
Ja agora, alguem tem alguma captura de video desse programa de meteorologia?
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Viva meteomaniacos !

Sou novo neste forum e parece que cheguei um pouco atrasado para esta discussão:unsure: , no entanto devo dizer que fiquei positivamente impressionado com a quantidade de fans de meteorologia em Portugal;) , francamente não fazia ideia:surprise: .

Bom, mas já agora, será que V. Exas sabiam que na RTP-Açores o Boletim Meteorológico nunca deixou de ser apresentado por meteorologistas :shocking: ? Pois é não vale a pena ir a Espanha para ver Boletins à moda antiga ...:lol: É o 2º programa mais visto na RTP-Açores (a seguir ao Telejornal regional, qua passa imediatamente antes) Os Boletins são emitidos cerca das 20:30 (hora dos Açores) e as 23:30, mas também há uma intervenção matutina em directo no programa "Bom Dia Açores" pelas 07:30 e 08:00 e em diferido durante a tarde.

Se alguém tiver curiosidade, existe uma emissão online neste site:

http://www.acores.net/rtp/#

mas é preciso o realplayer.:angry:

Ah, é verdade, e continua a ser apresentada a carta de prognóstico.:thumbsup:

Cumprimentos bonançosos :cool: