Micro-Clima tropical em Portugal?

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
na madeira acho que sim nos Açores acho que so la vai com estufas.
ps. mas as estufas permitem controlar a floração forçada

Obrigado, entretanto descobri que na Madeira na costa sul existem bastantes Coqueiros e pelos vistos já passei por muitos deles como na estrada monumental ou na marina :D. Portanto suponho que o ananás se dê bem, tendo em conta que o coqueiro é tão sensível a um clima apropriado.
 


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Já agora estive a fazer uns quadros com as temperaturas da estação do Lugar de Baixo para 2011 (em 2010 não há muitos dados e em 2009 desconheço totalmente a sua existência).

Para a média usei a (média da Tmax - a média da Tmin)/2 (não sei se é a maneira convenciona mas estou convencido que é a mais usada).

O Mês de Setembro não estava nos boletins de 2011, portanto tive que extrapolar o resultado. Decidi por usar os valores iguais aos de agosto, tendo em conta que as normais para o funchal dão a média exactamente igual nestes dois meses. Por outro lado encontrei dados, tanto da estação do aeroporto no wunderground como no boletim para setembro de portugal continental sobre a estação official do Funchal (observatório) que registaram valores em setembro superiores aos de agosto. Acho por isso que em principio a média está até a ser puxada para baixo: p.

Quanto aos valores do ano 2012, só existem boletins até junho (inclusive):(. Portanto usei os valores depois de junho iguais aos do quadro para 2011: p só por piada. Cheguei a comparar a estação do Funchal em dezembro 2012 com os valores de 2011 e a média era igual nos dois boletins (18.4), o que sugere que tenha sido semelhante no Lugar de baixo para esse Mês, pelo menos.

2n6y8lg.jpg


Infelizmente existem alguns meses em que a temperatura baixou dos 18, março foi muito frio em 2011 (com a mesma temperatura das normas de 61-90).
Tendo em conta que no estudo do IM sobre a ilha indicava a existencia de zonas superiores a 20 graus e tendo a estação Lugar de Baixo uma média na altura de 19.4 assim como situaada a 40 metros de altura em vez de por exemplo 15 metros (o que lhe deveria dar ainda mais uns 0.16 graus se a regra dos 0.65 graus perdidos por cada 100 metros de altura for fiável), continuo convencido que um micra clima tropical é quase certo:). Analisando a estrutura da ilha, a fajã dos padres, Madalena do mar ( a parte mais protegida), Jardim do Mar e Paúl do Mar são as minhas apostas.

Ps:Já agora Belem, reparei que uma vez apresentaste um mapa semelhante para a ilha do Pico, supostamente com zonas de média superior a 20. Isso foi para que período? Acho que poderia ser interessante ver se nos Açores possa existir um micro clima tropical nessas zonas:p.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
E aqui estão as médias que calculei através do boletim diário sobre a Madeira que o IMPA disponibiliza, para a estação de Lugar de Baixo para o Mês de Fevereiro (supostamente o mais frio na Madeira).
2znrf9f.jpg


Passou até dos 18! Se alguém estiver interessado posso calcular outras estações.

E já agora alguém sabe se no site do IPMA dá para retirar resumos da Tmax, Tmin e temperatura média das várias estações do nosso País?

Ps: Eu enganei-me no nome da tabela, ela corresponde a Fevereiro de 2013!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já agora estive a fazer uns quadros com as temperaturas da estação do Lugar de Baixo para 2011 (em 2010 não há muitos dados e em 2009 desconheço totalmente a sua existência).

Para a média usei a (média da Tmax - a média da Tmin)/2 (não sei se é a maneira convenciona mas estou convencido que é a mais usada).

O Mês de Setembro não estava nos boletins de 2011, portanto tive que extrapolar o resultado. Decidi por usar os valores iguais aos de agosto, tendo em conta que as normais para o funchal dão a média exactamente igual nestes dois meses. Por outro lado encontrei dados, tanto da estação do aeroporto no wunderground como no boletim para setembro de portugal continental sobre a estação official do Funchal (observatório) que registaram valores em setembro superiores aos de agosto. Acho por isso que em principio a média está até a ser puxada para baixo: p.

Quanto aos valores do ano 2012, só existem boletins até junho (inclusive):(. Portanto usei os valores depois de junho iguais aos do quadro para 2011: p só por piada. Cheguei a comparar a estação do Funchal em dezembro 2012 com os valores de 2011 e a média era igual nos dois boletins (18.4), o que sugere que tenha sido semelhante no Lugar de baixo para esse Mês, pelo menos.

2n6y8lg.jpg


Infelizmente existem alguns meses em que a temperatura baixou dos 18, março foi muito frio em 2011 (com a mesma temperatura das normas de 61-90).
Tendo em conta que no estudo do IM sobre a ilha indicava a existencia de zonas superiores a 20 graus e tendo a estação Lugar de Baixo uma média na altura de 19.4 assim como situaada a 40 metros de altura em vez de por exemplo 15 metros (o que lhe deveria dar ainda mais uns 0.16 graus se a regra dos 0.65 graus perdidos por cada 100 metros de altura for fiável), continuo convencido que um micra clima tropical é quase certo:). Analisando a estrutura da ilha, a fajã dos padres, Madalena do mar ( a parte mais protegida), Jardim do Mar e Paúl do Mar são as minhas apostas.

Ps:Já agora Belem, reparei que uma vez apresentaste um mapa semelhante para a ilha do Pico, supostamente com zonas de média superior a 20. Isso foi para que período? Acho que poderia ser interessante ver se nos Açores possa existir um micro clima tropical nessas zonas:p.

Atenção que não conta apenas a altitude, mas também outros fatores.

Como disses e bem, há zonas mais quentes na Madeira do que o Lugar de Baixo.


No caso da Ilha do Pico, o trabalho não foi feito pelo IM, mas por outra instituição.
E creio que havia apenas uma zona da Ilha que alegadamente chegava aos 20 graus de média anual. Mas duvido que ali o clima seja tropical.
O período climático não sei.
 
Última edição:

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Bem com uma ajuda do google lá encontrei o tal mapa para o pico, eles usaram um tal modelo CIELO. Depois encontrei um estudo parecido sobre a Madeira usando o mesmo modelo e reparei que algumas regiões da costa sul atingiam 22 de média anual. Eles dizem lá isto:

"Na Figura 24 encontra-se representado os campos regionalizado da temperatura média anual da
simulação de controlo. Obtêm-se temperaturas médias um pouco mais elevadas junto à costa Sul que
nas observações, no entanto a representação da temperatura média é muito satisfatória em quase toda
a ilha. Contudo a regionalização não é tão boa para a temperatura mínima de Inverno e máxima de
Verão."
e o link: http://www.sra.pt/files/PDF/Destaques/Brochura CLIMAAT_II_MadeiraFINAL.pdf

Portanto o modelo deve apresentar o mesmo defeito para os Açores. Ou isso ou as estações em ambas as ilhas estão a desfavorecer as zonas mais quentes. No caso da Madeira 19,4 da estação Lugar de Baixo em relação as normas 61-90, para 22 graus neste mapa parece um pouco demais:)
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Baseado nos dados que extrapolaste para 2012 na Ponta do Sol fiz um gráfico que por curiosidade compara as temperaturas com as média de Lisboa. Tendo em conta a diferença de latitude (que para todos os efeitos é relativamente pouca) a diferença é abismal..

DfrbbXX.png


A média mínima anual na Ponta do Sol corresponde sensivelmente à média anual para Lisboa.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Bem com uma ajuda do google lá encontrei o tal mapa para o pico, eles usaram um tal modelo CIELO. Depois encontrei um estudo parecido sobre a Madeira usando o mesmo modelo e reparei que algumas regiões da costa sul atingiam 22 de média anual. Eles dizem lá isto:

"Na Figura 24 encontra-se representado os campos regionalizado da temperatura média anual da
simulação de controlo. Obtêm-se temperaturas médias um pouco mais elevadas junto à costa Sul que
nas observações, no entanto a representação da temperatura média é muito satisfatória em quase toda
a ilha. Contudo a regionalização não é tão boa para a temperatura mínima de Inverno e máxima de
Verão."
e o link: http://www.sra.pt/files/PDF/Destaques/Brochura CLIMAAT_II_MadeiraFINAL.pdf

Portanto o modelo deve apresentar o mesmo defeito para os Açores. Ou isso ou as estações em ambas as ilhas estão a desfavorecer as zonas mais quentes. No caso da Madeira 19,4 da estação Lugar de Baixo em relação as normas 61-90, para 22 graus neste mapa parece um pouco demais:)


O trabalho de que falava (relativamente aos Açores), está aqui:

http://www.climaat.angra.uac.pt/


São do tal modelo CIELO.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Aqui encontram-se estudos semelhantes sobre os Açores, Madeira e Canárias, uma parecia entre o IM e a Aemet. http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/publicacoes/atlas.clima.ilhas.iberico.2011.pdf

Em relação às médias usadas é difícil tirar muitas conclusões, nos relatórios mensais o IM estava a usar a média como eu calculei ali (Tmax + Tmin a dividir por 2). Quanto às anuais não faço a minima e muito menos qual seria a diferença ou erro de uma para a/s outras.

Outra questão que tenho é relativamente à orografia. Supostamente nos vales em geral as temperaturas minimas são mais baixas porque as massas de ar frio descem e acumulam-se lá. Em relação às zonas da costa sul da Madeira as coisas são um pouco diferentes, tendo em conta que estão expostas ao mar. Questiono-me então se todas aquelas encostas muito altas atrás das zonas da costa sul ajudam ou desfavorecem as Minimas. A Madeira tem as minimas mais elevadas do País e como já foi referido anteriormente até alguns climas tropicais (e até zonas da costa sul das canárias) registam recordes de minimas mais baixos que no Funchal, portanto a orografia parece ajudar. Por outro lado Porto Santo também tem minimas e recordes de minimas muito altos, e supostamente é menos abrigado que o Funchal.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Por ultimo uma fotografia do tal termómetro do bar que o Art-J referiu daquele dia mais quente de fevereiro: https://www.facebook.com/photo.php?...4441426.102690.455744451114281&type=1&theater

A marcar uns 34, quando a estação Lugar de Baixo "apenas" marcou 25,6. Mesmo que uma pessoa desconte uns 6 graus continua muito mais alto. Por outro lado lembro me de estações meteorológicas amadoras nas partes mais altas do funchal (600 ou mais metros) registarem acima de 28 nesse mesmo dia.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O que parece muito evidente, é a falta de cobertura meteorológica na Madeira e nos Açores.

Certas Fajãs têm que ter um clima mais quente do que muitas outras localidades situadas na costa Sul da Madeira, por exemplo.

E podiamos adicionar os valores interessantes de precipitação que devem ocorrer em algumas montanhas, ou de temperaturas mínimas...


Até lá, é difícil fazer algum estudo que se pretenda ser conclusivo.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Exactamente a diversidade é muito rica em ambos os arquipélagos. Mesmo as temperaturas apresentadas para o Areeiro e Bica da Cana são consideravelmente mais altas que nos picos (estão a cerca de 200-300 metros abaixo das cotas mais altas). A zona norte é muito húmida e chove bastante mais que na sul e são zonas que podem ser bastante quentes a cotas baixas. Enquanto que no Santo da Serra tens aquele tempo cheio de nevoeiro entre as florestas e temperaturas bastante mais frescas and so on.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A temperatura média anual do Funchal para o período de 1980-2010 é de 19,6ºc (penso eu, senão for corrijam-me).
Alguém sabe qual é a do Lugar de Baixo para o mesmo período?
Tendo em conta que há zonas na Madeira, ainda mais quentes que o Lugar de Baixo, assim já poderiamos ter uma ideia um pouco mais aproximada.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Para 1971-2000 parece ser 19,7 segundo aquele estudo que mostrei atrás, para 80 nunca encontrei nada. E meso em relação ao Funchal acho que foi aqui que li algo sobre a estação oficial no Funchal já ter sido mudada de sitio pelo menos uma vez e a nova era mais "quente"?
 
  • Gosto
Reactions: belem

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Obrigado, entretanto descobri que na Madeira na costa sul existem bastantes Coqueiros e pelos vistos já passei por muitos deles como na estrada monumental ou na marina :D. Portanto suponho que o ananás se dê bem, tendo em conta que o coqueiro é tão sensível a um clima apropriado.

O ananás e o abacaxi dão se optimamente sem estufas. Já os coqueiros é como no Rio de Janeiro, tão lá mas não dão propriamente côcos, muito frio.. :)
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Não sabia que no Rio só lá estavam para enfeitar de qualquer maneira segundo o wikipédia os coqueiros mais a norte que crescem "naturalmente" encontram-se nas Bermudas, tendo em conta que a Madeira é ligeiramente ainda mais a norte é uma boa proeza.

Este mês parece vir a ser o mês mais frio deste ano para a estação Lugar de Baixo, suponho que tenha estado bastante nublado tendo em conta que na estação do Funchal as coisas nem vão tão baixas. Mas pronto as tempertauras sobem amanha a ver vamos.
 
  • Gosto
Reactions: belem