Micro-Clima tropical em Portugal?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já vi cair pedras de granizo com mais de 30 graus. É certo que arrefeceu depois, mas também passado um bocado voltou a subir.

Recordo que o granizo também ocorre em países tropicais.

E sim, o Lugar de Baixo não é o local mais quente da Ilha principal da Madeira.
 


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eu posso verificar os dados mas neste ano nas estações mais quentes da ilha não me lembro de ver máximas inferiores a 17. Por exemplo mesmo no dia das mínimas recordes na estação Lugar de Baixo a máxima foi acima de 18.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Hoje de madrugada vou fazer dois quadros com as temperaturas médias ((Tmax+Tmin)/2) de Fevereiro e Março com os dados dos boletins diários que o IPMA fornece sobre a Madeira. Desta vez vou usar valores da estação do Funchal para comparar os 2 meses com a estação do Lugar de Baxo.
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Hoje de madrugada vou fazer dois quadros com as temperaturas médias ((Tmax+Tmin)/2) de Fevereiro e Março com os dados dos boletins diários que o IPMA fornece sobre a Madeira. Desta vez vou usar valores da estação do Funchal para comparar os 2 meses com a estação do Lugar de Baxo.

Eu não sei se os boletins diários disponibilizam dados para a estação de São Vicente mas se for o caso e tiveres tempo podias fazer. Embora mais fria (noites bastante frescas), essa estação tem umas vagas com temperaturas máximas quase de Verão, em pleno Inverno ;)
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
E aqui vão as médias para Fevereiro e Março:

2qjkf3m.png


É muito estranho o que aconteceu na estação Lugar de Baixo no mês de Março tendo em conta que as outras estações subiram todas de temperatura. Só nesta ultima semana é que Lugar de Baixo voltou a superar a estação do Funchal.

Quanto à estação de de S.Vicente realmente teve altas no mês de Março muito altas, falamos de uma média arredondada de 22! Não sei se isto é comum ou um fenómeno ocasional tendo em conta as de Fevereiro, de qualquer maneira é bastante interessante:).

Vamos a ver Abril.

Ps: Apesar de tudo tendo em conta que estes são os meses mais frios (Janeiro foi mais quente) e supondo que realmente existem lugares na ilha mais quentes que na estação do Lugar de Baixo parece credível afirmar que esse local satisfaz as condições a nível de temperaturas para clima tropical nos tempos de hoje (pelo menos). A própria estação Lugar de Baixo parece satisfazer os requisitos no limite.
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Tamos a falar de um ano específico e aconteceu Março ser mais frio que Fevereiro nessa estação.

Mas alguns desses factores têm lógica. As mínimas em Março mais altas em média, já que pelo menos os dias são maiores e logo menos tempo até o nascer do sol quebrar a queda da temperatura que ocorre durante a noite.

Relativamente às máximas penso que tenha a haver com o facto de haver ou não nebulosidade. E devido aos ventos predominantes que tivemos, houve muitos dias em que São Vicente tinha céu limpo e do lado oposto isso já não aconteceu. Daí que por exemplo no dia 31 de Março, São Vicente registou 27,7ºC de máxima enquanto que no Lugar de Baixo e Funchal apenas 22ºC.

Da mesma maneira que em Junho e parte de Julho os locais certos para ir à praia são quase sempre no norte da ilha, já que pelo menos a região do Funchal 5 em cada 7 dias terá o tal capacete em cima :confused:
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Sim de qualquer maneira tenho a ideia que a estação do Lugar de Baixo é cerca de meio grau mais quente que a do Funchal. E em qualquer mês deveria ser mais quente (em média pelo menos), por outro lado Março não foi mais frio, foi bastante mais quente para o Funchal e para S. Vicente. Pode ter sido azar o resto da ilha a ficar mais quente e Lugar de Baixo mais frio e provavelmente foi o que aconteceu:). Poderá ter existido algum problema com a estação, provavelmente não, mas não me parece impossível. O que mais me surpreende destes dados foi a média das máximas de S.Vicente para Março e mesmo as suas temperaturas médias.
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Provavelmente não se passa nada com a estação. Deve ter sido um acaso. A costa sudoeste regra geral tem menos nebulosidade que a costa sudeste (inclui o Funchal), os quadrantes de vento que por acaso tivemos em Março resultaram nisso.

Mas já que a máxima média para o Lugar de Baixo foi de quase 22ºC em Fevereiro, se em Março tivéssemos tido vendos predominantemente de outro quadrante que não resultassem e tanta nebulosidade, podíamos ter visto já médias máximas na ordem dos 24 graus ou assim..
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Tenho andado a reparar nas várias estações do IPMA na Ilha da Madeira e reparei que neste ano as mínimas no mês de Junho e Julho têm sido bastante mais baixas do que no ano passado (ou mesmo por exemplo na época de 2002-2005). Perguntei-me a mim mesmo que lugar na Ilha poderia atingir as mínimas mais altas em média nos meses de verão. À partida teria de estar mais junto ao mar que as estações oficiais? Se calhar precisa de ter mais vento marítimo para ter mais influencia marítima? É engraçado verificar que as normais para o Funchal têm mínimas no verão mais baixas que a estação do Aeroporto da Madeira e a estação do Porto Santo, ambos locais mais ventosos na minha observação. Em relação à estação do Lugar de Baixo é mais difícil encontrar dados.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Podes ser mais especifico, em que local?=). Ja agora estou a falar de um sitio com condicoes "mais naturais" e não de ruemas, muito influenciadas pela ilha urbana. Se assim fosse para já escolhia a estaçºão do Lido:)
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Podes ser mais especifico, em que local?=). Ja agora estou a falar de um sitio com condicoes "mais naturais" e não de ruemas, muito influenciadas pela ilha urbana. Se assim fosse para já escolhia a estaçºão do Lido:)

Jardim do Mar, não muito longe dum muro de pedra emparelhada..
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Jardim do Mar parece-me uma zona dentro dos parâmetros que defini, aquilo é muito influenciado pelo mar e tem pouca urbanização, qual é a tua opinião Art? Mesmo que baixe um grau abaixo disso é impressionante os valores que relatas. Se puderes tira fotos do local, agradecia:p. Eu daqui a uma semana vou para a Madeira e vou tentar fazer a minha própria pesquisa:)