Micro-climas na margem Sul do Tejo

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas

Não sei se criei este tópico na secção certa, mas de qualquer maneira vou colocar aqui o assunto que me fez criá-lo.

Tive nesta sexta-feira que passou uma prova nocturna de BTT. O percurso consistia em saír de Santa Marta do Pinhal, ir até à Costa da Caparica e voltar ao sítio de partida.

Éramos um grupo de mais ou menos 12, talvez 14. Uma das coisas que fui notando no caminho de ida eram as variações constantes e significativas de temperatura.

Isto já me tinha acontecido mais vezes, mas só agora me lembrei disto.

Explicitando melhor, existiam de facto alturas em que a temperatura ora descia ora subia de uma forma brutal, mesmo sem influência da velocidade e altura a que me deslocava (isto é, tanto podia ir a 20 como a 50 km/h, por meio do pinhal, em campo aberto ou em zonas mais baixas tais como ribeiras e pequenas valas), que a temperatura tinha variações constantes.

Até que chegámos a um sítio onde parámos, na parte mais alta das arribas da costa da caparica ao pé do onda-parque. Aí o ar era mais quente e seco.

De seguida descemos até à costa, onde dei por volta de uns 60 km/h a descer a via rápida. Enquanto me deslocava a essa velocidade (como aquela zona tinha mais aspecto de planície) a temperatura era constante mas mais baixa do que no sítio descrito anteriormente.

Já quando estávamos a voltar, passámos também por outra zona de planície (não tenho bem a certeza se é assim que se chama, mas de qualquer maneira era um terreno a direito, sem quaisquer elevações) onde a temperatura era bastante mais baixa e a humidade bastante alta. Inclusivo perguntei a um colega meu que tinha termómetro no conta-quilómetros e ele disse-me que registava uma temperatura de 16,9ºC.

No caminho falámos destas variações de temperaturas que os meus colegas até me disseram que era um acontecimento constante nestas provas, e um deles disse-me que este fenómeno era devido aos micro-climas existentes nas várias zonas da margem sul do Tejo.

Caso ajude a compreender melhor esta situação, a partida foi às 21h de Santa Marta e a chegada foi às 01:30 ao mesmo local.

O conta-quilómetros da minha bicicleta encontra-se avariado, senão tinha-o montado e efectuado vários registos de temperatura durante o caminho.

Agora a minha pergunta é: estes micro-climas, se é assim que se chama este fenómeno, são frequentes por estas bandas? Porque varia tanto a temperatura e humidade a várias altitudes e locais, mesmo a estas horas da madrugada?
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Tem-se falado bastante do "micro-clima" da margem Sul..
De facto é mais extrema essa região no geral em termos de temperaturas..
Uma citação que o Hot Spot colocou há uns dias é interessante, porque refere a influência do tipo de solo. Que favorece maiores amplitudes térmicas quando comparado por exemplo com a região de Lisboa.
Depois naturalmente a forma do terreno, ali com aquela planície no meio, entre a Arrábida e a margem Norte certamente favorece um certo isolamento, o que mais ajuda é claro..
Quanto ao que falaste dos vales e subidas e descidas e isso, acho que isso não será adequado referir micro-climas da região, pois nesse ponto, em qualquer zona com um mínimo de relevo acidentado existem centenas de variações locais e significativas em poucos metros numa noite limpa, devido ao relevo, nomeadamente ar frio a "cair" para vales. Isso seja aí, ou noutro sítio qualquer. ;)