Microtrovoada?

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá

Nunca vi semelhante fenómeno com uma núvem pequena que nem parece ser um Cb. Contudo, as descargas são violentas do tipo núvem-solo.



 
Editado por um moderador:


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Com o enquadramento não é possível dizer se se trata de uma célula isolada uma vez que não sabemos como está o tempo nas nossas costas. De qualquer das formas à medida que o vídeo vai avançando nota-se que o céu fica bastante mais nublado chegando ao fim já encoberto.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Com o enquadramento não é possível dizer se se trata de uma célula isolada uma vez que não sabemos como está o tempo nas nossas costas. De qualquer das formas à medida que o vídeo vai avançando nota-se que o céu fica bastante mais nublado chegando ao fim já encoberto.

Olá Agreste

O que me parece é que começa numa muito pequena célula isolada muito activa. Não dá ideia de ser um Cb, pois tem fraco desenvolvimento vertical aparente. Poderá ser um cúmulo já com fortes correntes e condições especiais na atmosfera circundante para que se processe a electrização e as consequentes descargas para o solo.

Depois, lá para o fim das imagens começam a aparecer mais núvens.

Contudo, acho esta condição excepcional.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Imagem de satélite desse dia nessa região (zona superior da imagem, mais ou menos a meio, onde se podem observar alguns cumulus)

ATENÇÃO que a imagem pode é não ser da mesma altura em que ocorreu o evento.

usa52008273terra500m.jpg
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Imagem de satélite desse dia nessa região (zona superior da imagem, mais ou menos a meio, onde se podem observar alguns cumulus)

ATENÇÃO que a imagem pode é não ser da mesma altura em que ocorreu o evento.

usa52008273terra500m.jpg

Del Mar situa-se entre Los Angeles e San Diego, na Califórnia. Segundo as imagens apresentadas, havia, nessa região, indícios de instabilidade com núvens cumuliformes.

Agora, um Cb é uma nuvem possante, maciça e com grande desenvolvimento vertical. É o que não me parece na imagem. E mais admirado estou porque apresenta, aparentemente, muitas descargas núvem-solo.

É possível haver relâmpagos em núvens cumulus, mas não com a 'violência' e frequência que são apresentadas no vídeo.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Está aqui outro vídeo de um cumulonimbus calvus, onde se nota toda o seu grande desenvolvimento vertical típico, contrastando com a pouca 'espessura' do primeiro.

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=uobVQ18c-FY&feature=related"]Lightning at Sea - YouTube[/ame]

O que eu queria saber é se outro tipo de nuvem (p.e.,cumulo, cumulo congestus) pode dar origem, excepcionalmente, a trovoada.

Bom Ano para todos.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Dentro da família Cumulus, as nuvens que poderão formar-se em Cumulunimbus, mais propriamente Calvus no inicío, são os Cumulus Congestus, mas devido às caracteristicas da nuvem para criar um relâmpago, passa a denominar-se Cumulunimbus.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Acho esta condição tão estranha que mandei uma mensagem ao autor do vídeo, que me respondeu:

Humm, strange cloud. It does'nt like a Cb cloud. And so many strikes to earth and nothing inside the cloud or cloud-cloud, or cloud-air! Is this a Cb cloud? Seems to me an image manipulation, but sorry, may be I'm wrong and it is a rare thunder condition!

Resposta:

There's no image manipulation other than cutting out sections with no lightning. See my other video in which this footage was used in the weather report on the local San Diego Fox News that evening. The lightning strike they reported that took out a tree on the golf course is below the cloud in the video. I don't know what kind of cloud it is though.

Não sei o que diga...:confused: