Monitorização Clima de Portugal - 2012

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Há um erro mais grave que isso e que depois condiciona os mapas.
Segundo o relatório a precipitação total em Outubro em Faro foi 58,2mm.
Tem um asterisco em que diz que a estação falhou nos dias 17 e 18, onde segundo a estação de turismo caíram 9,4mm.
Mas a estação falhou também no dia 24.

semttulo4rm.jpg


Neste dia, e como se pode ler no seguimento sul, caíram à volta de 30mm em Faro.

Ora, todo somado, teríamos um valor mensal próximo dos 100mm.
(Média 71-00: 63,8mm).

Já no mês de Setembro, foi o erro de ter chovido abaixo dos 5 mm e ter diminuído a seca, mandei um e-mail para o IM, até hoje não obtive nenhuma resposta.

No dia 24 eu tive 28 mm, só se a precipitação não passou pelo aeroporto. :lol:

Eu antigamente estranhava os valores da estação da região de turismo em Faro, esta estação tinha sempre menos precipitação que o aeroporto e do que eu e a diferença era às vezes enorme. Agora, é exactamente o contrário. A estação da região de turismo não regista humidade nem o vento, a ver se o pluviómetro também não tem alguma falha e marca mais do que aquilo que chove. :unsure:
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Nesse dia 24 de Outubro não choveu somente numa hora, mas penso que em várias horas se não me falha a memória, e esse valor de Faro está completamente errado, e porquê ? porque salvo erro se não me falha a memória eu estava em Faro, e choveu bem .... e mais já não é a primeira vez que tal acontece !

Em Faro nesse mês cairam de 90 mm, como já disse o André, eu aqui em Santa Bárbara tive cerca de 70 mm, pouco acima da média de Faro !
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Pois agora tivemos outra situação, que não por falha da estação mas por falta de cobertura vai ficar "mascarada" no relatório mensal. Como é que o IM vai buscar a precipitação para esta zona depois da tal carga de água ? Vai certamente tabelar pela EMA do aeroporto. Aliás, infelizmente ninguém sabe a precipitação que caiu nessa noite/madrugada aqui na zona. Vai ficar no segredo dos deuses. Quando conseguir orçamento vou pensar seriamente em colocar uma estação a enviar dados aqui na zona. A ver vamos...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu antigamente estranhava os valores da estação da região de turismo em Faro, esta estação tinha sempre menos precipitação que o aeroporto e do que eu e a diferença era às vezes enorme. Agora, é exactamente o contrário. A estação da região de turismo não regista humidade nem o vento, a ver se o pluviómetro também não tem alguma falha e marca mais do que aquilo que chove. :unsure:

Eu também estranhava. Aliás eram mesmo mais baixos. Agora não sei com exactidão, mas não penso que serão mais baixos.
A julgar por este comentário do Aurélio no seguimento sul, mais altos não deverão ser, não. :D

Pois agora tivemos outra situação, que não por falha da estação mas por falta de cobertura vai ficar "mascarada" no relatório mensal. Como é que o IM vai buscar a precipitação para esta zona depois da tal carga de água ? Vai certamente tabelar pela EMA do aeroporto. Aliás, infelizmente ninguém sabe a precipitação que caiu nessa noite/madrugada aqui na zona. Vai ficar no segredo dos deuses. Quando conseguir orçamento vou pensar seriamente em colocar uma estação a enviar dados aqui na zona. A ver vamos...

Tive o cuidado de ver os mapas de precipitação desse dia, e a estação de Loulé (ponto marcado no mapa), tinha precipitação entre os 80 e os 100mm. É uma estação recente, pelo menos aparece há pouco tempo nesse mapa e ainda nem aparece nos mapas de observações à superficie. Mas é de esperar que o IM faça uso desses dados.
Se não, há sempre a estação do INAG de S.Brás de Alportel.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois agora tivemos outra situação, que não por falha da estação mas por falta de cobertura vai ficar "mascarada" no relatório mensal. Como é que o IM vai buscar a precipitação para esta zona depois da tal carga de água ? Vai certamente tabelar pela EMA do aeroporto. Aliás, infelizmente ninguém sabe a precipitação que caiu nessa noite/madrugada aqui na zona. Vai ficar no segredo dos deuses. Quando conseguir orçamento vou pensar seriamente em colocar uma estação a enviar dados aqui na zona. A ver vamos...

Eu não te quero contradizer ... mas não creio que seja bem assim, pois uma coisa são as estações mas como eu vejo os mapas que o IM constrói parece-me claramente que eles vão buscar dados a muito mais sitios, ou muito mais estações para construirem os seus mapas .....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Eu não te quero contradizer ... mas não creio que seja bem assim, pois uma coisa são as estações mas como eu vejo os mapas que o IM constrói parece-me claramente que eles vão buscar dados a muito mais sitios, ou muito mais estações para construirem os seus mapas .....

Sim não deixas de ter razão...mas irão buscar aquelas que já conhecemos como Almancil, Alto Fica, etc?
A de São Brás costumava ser uma boa estação mais ainda aqui à tempos teve vários meses sem dar valores...creio que no Outono/Inverno de 2010/2011 que foi a última vez que consultei os dados desta estação.
Depois acho que também no inag havia uma no Barranco do Velho mas também com dados muito inconstantes.
Bom se eles tirarem dados do Alto Fica, Barranco do Velho e agora dessa suposta estação aqui e Loulé aí a conversa já é outra.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Eu também estranhava. Aliás eram mesmo mais baixos. Agora não sei com exactidão, mas não penso que serão mais baixos.
A julgar por este comentário do Aurélio no seguimento sul, mais altos não deverão ser, não. :D



Tive o cuidado de ver os mapas de precipitação desse dia, e a estação de Loulé (ponto marcado no mapa), tinha precipitação entre os 80 e os 100mm. É uma estação recente, pelo menos aparece há pouco tempo nesse mapa e ainda nem aparece nos mapas de observações à superficie. Mas é de esperar que o IM faça uso desses dados.
Se não, há sempre a estação do INAG de S.Brás de Alportel.

Sim ainda não tinha reparado nesse ponto:rolleyes: Sendo assim parece que já houve uma estação a conseguir captar o evento.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim não deixas de ter razão...mas irão buscar aquelas que já conhecemos como Almancil, Alto Fica, etc?
A de São Brás costumava ser uma boa estação mais ainda aqui à tempos teve vários meses sem dar valores...creio que no Outono/Inverno de 2010/2011 que foi a última vez que consultei os dados desta estação.
Depois acho que também no inag havia uma no Barranco do Velho mas também com dados muito inconstantes.
Bom se eles tirarem dados do Alto Fica, Barranco do Velho e agora dessa suposta estação aqui e Loulé aí a conversa já é outra.

O maior problema para o IM não é quando não transmitem é quando transmitem valores errados, como se viu em Faro, e o INAG também tinha ou tem uma aqui em Santa Bárbara de Nexe, aliás o INAG o que não falta é estações, o pior é a falta de manutenção delas, sendo que eles próprios avisam que não é feita há bastante tempo.
Enfim ... Portugal a caminho do abismo, se continuar assim ....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
O maior problema para o IM não é quando não transmitem é quando transmitem valores errados, como se viu em Faro, e o INAG também tinha ou tem uma aqui em Santa Bárbara de Nexe, aliás o INAG o que não falta é estações, o pior é a falta de manutenção delas, sendo que eles próprios avisam que não é feita há bastante tempo.
Enfim ... Portugal a caminho do abismo, se continuar assim ....

Pois a minha principal preocupação é que me parece que não dados fidedignos sobre esta região central e interior do Algarve e que depois em alguns anos os resultados saem bastante falseados mas posso estar enganado.
Por exemplo se calhar há zonas com médias de 700mm que depois aparecem com médias de 600mm, vá para não exagerar muito:D
Bom o que é certo é que nunca houve tão pouco dinheiro como agora para gastar em "lamechices" como esta de ter estações meteorológicas a funcionar correctamente .
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Além da questão monetária, há também a questão de recursos humanos.
O INAG tem à vontade mais de 500 estações, sendo que a esmagadora maioria só mede a precipitação. E tem uma data de estações com séries desde 1931, sendo que a maioria deve ter terminado na década de 90.

Mas, o que aconteceu? Havia mais dinheiro em 1931 do que agora?

Antigamente as estações eram manuais e deixadas ao cuidado, muitas vezes, de agricultores, que assumiam a tarefa de limpar as estações e registar a quantidade de precipitação. Apesar de não haver dinheiro, as tarefas eram assumidas com muita responsabilidade.

Hoje é tudo electrónico, e portanto exponencialmente mais caro, e sujeito a manutenção "paga" que não existe por falta de recursos.
A página do SNIRH é clara e diz no cabeçalho:

A manutenção das estações de monitorização automáticas está suspensa desde meados de Março de 2010, pelo que poderão ocorrer falhas na disponibilização de dados ao público. Face a este condicionalismo, os dados não são totalmente fiáveis.

E é triste ver que há tantos e tantos pluviometros modernos espalhados pelo país, sem ninguém que lhes tire as teias ou as folhas.

O mesmo se passa com algumas estações do IM.
Porque não ter uma equipa de manutenção disposta a fazer isso? Não me parece que fosse algo que saísse assim tão caro.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Até Olhão tinha uma estação do INAG. Mas durou muito pouco tempo.

trovoadas, não te esqueças que o IM pode ir buscar os valores às estações meteorologicas da direcção regional de agricultura.

Ninguém, tem o mapa do dia 8 de Novembro, dia em que choveu intensamente no concelho de Loulé, seria o dia perfeito para tirarmos as dúvidas, que o IM publica na área da agro meteorologia.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ninguém, tem o mapa do dia 8 de Novembro, dia em que choveu intensamente no concelho de Loulé, seria o dia perfeito para tirarmos as dúvidas, que o IM publica na área da agro meteorologia.

Não tenho, mas como disse, recordo-me que o valor era entre 80 e 100mm. Outra estação que também estava com esse valor era Alcoutim, Martim Longo.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ainda no seguimento da precipitação no Alentejo, depois dos bons acumulados na semana de 12 a 18 de Novembro, há regiões no Alentejo que acumularam no espaço de um mês o equivalente a 50% do ano.

26051365.png


-----------------------

Mapa com as temperaturas mínimas de ontem.
Foi, provavelmente, a noite mais fria da época até à data.


dtncoagro.jpg
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
E Novembro vai ser mais um mês com temperatura abaixo do normal, a não ser que a 2ª metade de Dezembro seja bastante quente este ano vai ter temperatura abaixo da média, pela 2ª vez apenas nos últimos 19 anos!