Morte de pássaros por todo o mundo

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
E como explicas a morte de centenas ou milhares de caranguejos e de peixes em diferentes partes do mundo que ocorreram nos últimos dias? Não se tratam de fenómenos localizados, mas sim dispersos por diferentes partes do planeta.

É um presságio. :lmao:

Tal como eu referi nas primeiras citações os peixes... e disse que achava estranho se fosse temperatura. Isso só vem revogar ainda mais a hipótesse!!!
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mortes significativas de aves ou peixes não são tão incomuns como se pensa, segundo disse há dias um cientista do USGS nos EUA, instituição que há mais tempo regista de forma sistemática este tipo de eventos.

Mass bird, fish deaths occur regularly
http://www.charlotteobserver.com/2011/01/07/1963553/mass-bird-fish-deaths-occur-regularly.html

Umas vezes causas conhecidas, doenças, poluição, tempo, envenenamento, desorientação, etc, outras misteriosas e desconhecidas. Se este das aves foi estranho e bizarro, os peixes nem sei porque meteram ao barulho com tanto destaque, morte de peixes acontecem em Portugal com alguma regularidade todos os anos.


Depois entra aqui outro fenómeno, este social, totalmente previsível.
Quando tudo isto começou eu numa conversa com algumas pessoas referi que iriam começar a aparecer casos destes em todo o mundo nos próximos dias ou semanas. E assim foi.

É sempre assim, tem a ver com a enorme mediatização e da sociedade cada vez mais global e conectada em que vivemos. Eventos que sucedem com relativa regularidade em algum local do mundo passam a maioria das vezes despercebidos fora de determinada local, região ou país. Mas quando sucede algo um pouco mais estranho que seja fortemente mediatizado, sobretudo nos EUA ou alguns países da Europa, etc, todos os outros eventos similares dispersos e isolados pelo mundo sofrem de um efeito mediático por arrasto e são relacionados com o evento original mesmo que não exista qualquer relação entre eles.

Se há um terramoto muito mediático e alguém o relacionou com comportamento estranho de rãs, todo e qualquer comportamento estranho de animais noutra parte do mundo acaba também por ser mediatizado e relacionado. Todos os dias há erupções vulcânicas em todo o mundo, mas se um vulcão afectar a Europa, o mundo todo fica meses a falar de vulcões. Se for num qualquer país fora do 1º mundo, pouco se liga, a não ser que suceda uma tragédia gigante, tipo o tsunami de 2004.

Sobre as causas da morte, não faço ideia, mas tenho quase a certeza que todos os casos foram diferentes e não estão relacionados. O fogo de artificio não me convenceu muito também. Em muitos casos consegue-se apurar a causa, noutros fica para sempre o mistério. Nestas coisas de animais, nos eventos mais estranhos sem causas evidentes, acho que ninguém pode garantir que foi isto ou aquilo, apenas especular hipóteses.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Mortes significativas de aves ou peixes não são tão incomuns como se pensa, segundo disse há dias um cientista do USGS nos EUA, instituição que há mais tempo regista de forma sistemática este tipo de eventos.

Mass bird, fish deaths occur regularly
http://www.charlotteobserver.com/2011/01/07/1963553/mass-bird-fish-deaths-occur-regularly.html

Umas vezes causas conhecidas, doenças, poluição, tempo, envenenamento, desorientação, etc, outras misteriosas e desconhecidas. Se este das aves foi estranho e bizarro, os peixes nem sei porque meteram ao barulho com tanto destaque, morte de peixes acontecem em Portugal com alguma regularidade todos os anos.


Depois entra aqui outro fenómeno, este social, totalmente previsível.
Quando tudo isto começou eu numa conversa com algumas pessoas referi que iriam começar a aparecer casos destes em todo o mundo nos próximos dias ou semanas. E assim foi.

É sempre assim, tem a ver com a enorme mediatização e da sociedade cada vez mais global e conectada em que vivemos. Eventos que sucedem com relativa regularidade em algum local do mundo passam a maioria das vezes despercebidos fora de determinada local, região ou país. Mas quando sucede algo um pouco mais estranho que seja fortemente mediatizado, sobretudo nos EUA ou alguns países da Europa, etc, todos os outros eventos similares dispersos e isolados pelo mundo sofrem de um efeito mediático por arrasto e são relacionados com o evento original mesmo que não exista qualquer relação entre eles.

Se há um terramoto muito mediático e alguém o relacionou com comportamento estranho de rãs, todo e qualquer comportamento estranho de animais noutra parte do mundo acaba também por ser mediatizado e relacionado. Todos os dias há erupções vulcânicas em todo o mundo, mas se um vulcão afectar a Europa, o mundo todo fica meses a falar de vulcões. Se for num qualquer país fora do 1º mundo, pouco se liga, a não ser que suceda uma tragédia gigante, tipo o tsunami de 2004.

Sobre as causas da morte, não faço ideia, mas tenho quase a certeza que todos os casos foram diferentes e não estão relacionados. O fogo de artificio não me convenceu muito também. Em muitos casos consegue-se apurar a causa, noutros fica para sempre o mistério. Nestas coisas de animais, nos eventos mais estranhos sem causas evidentes, acho que ninguém pode garantir que foi isto ou aquilo, apenas especular hipóteses.

Exactamente. E é mesmo isso que estamos a fazer... Especular hipóteses!:huh:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ao menos morrem e não nos atacam, alguém se lembra disto?

:lmao::lmao::lmao:

Um clássico, desconhecia a versão a cores, a tvi não tardará a passar o filme.

Voltando a assuntos mais sérios, todos os anos morrem baleias dando à costa e nos últimos tempos até grandes quantidades de abelhas têm desaparecido e morrido do dia pra noite, isto são coisas naturais, nada de apocalíptico.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
:D

La misteriosa epidemia por la que las aves caen del cielo, ahora en Italia:




Unas 400 palomas han sido encontradas muertas este viernes en una de las carreteras de la localidad de Faenza, en la provincia de Ravenna, al norte de Italia.

Por cá:




GOOGLE MAPS (Mass Animal Deaths - Created on Jan 5):

http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=en&oe=UTF8&msa=0&msid=201817256339889828327.0004991bca25af104a22b

Acho delirante associar esta mortalidade de animais a uma determinada data ou profecia, já que parece que estão sempre a acontecer um pouco por todo o mundo (vejam link acima); dá-me a impressão que só agora é que a comunicação social começou a interessar-se pelo fenómeno …
 
Editado por um moderador:

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
E porque não...? As especies mortas são muito sensiveis a esse tipo de fenemeno... ultimamente temos recebido muita energia de vento Solar...
Mas é muito especulativo isto que estou a dizer...

Parece-me também que sim.
Ontem um fenomeno estranho aconteceu ao final da tarde.
O dia costuma escurecer por volta das 17h (nesta época), o que só aconteceu uma hora depois:eek:

Muitos amigos meus também de Leiria relataram também o mesmo fenómeno

Estranho:huh:....
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Parece-me também que sim.
Ontem um fenomeno estranho aconteceu ao final da tarde.
O dia costuma escurecer por volta das 17h (nesta época), o que só aconteceu uma hora depois:eek:

Muitos amigos meus também de Leiria relataram também o mesmo fenómeno

Estranho:huh:....

Disso não sei... Nem reparei nesse fenomeno cá em Évora....:huh::huh::confused:
Posso é dizer que a hora do Pôr-do-Sol de ontem foi ás 17:33 e aos 242º (WSW).
Não sei se pode ter tido alguma influência com a presença de nuvens altas que tenham recebido luz solar durante mais tempo. Mas isso não sei mesmo... Só vendo:confused:
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Súbita queda da temperatura da água pode explicar caso

EUA: Dois milhões de peixes aparecem mortos


Sucedem-se os episódios de mortes de animais em massa. Depois da chuva de pássaros nos EUA e na Suécia e de peixes no Brasil, foi a vez do estado norte-americano de Maryland, assistir a um fenómeno semelhante. Dois milhões de peixes apareceram mortos quinta-feira na Baía de Chesapeake.

O Departamento estatal do Ambiente está a investigar as causas que originaram o estranho fenómeno e a hipótese mais plausível parece ser a súbita queda da temperatura da água, que terá causado stress nos milhões de peixes.

“A causa parece ter sido a rápida descida de temperatura combinada com uma enorme população de peixes jovens”, explicou Jay Apperson, do Departamento estatal do Ambiente.

As autoridades norte-americanas têm já em mãos a investigação à ‘chuva’ de pássaros que se verificou no Arkansas, com cerca de cem mil aves a morrerem sem qualquer causa aparente. Também na Suécia, 50 gralhas caíram numa rua de Falkoping. O fogo-de-artifício da passagem-de-ano serviu para explicar estes fenómenos, mas se ajusta à morte em massa de peixes, que também já se verificou no Brasil.

Retirado de CM online: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/eua-dois-milhoes-de-peixes-aparecem-mortos
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Aqui no japao teve um ano nao lembro direito qual que no mar de okhostk (se e assim que se escreve ) morreu um monte de peixes coincidindo com um grande terremoto no mar, mais depois foram averiguados os fatos e constataram que a temperatura do mar tinha caido varios graus em pouco menos de 2 3 dias. Ai ficou aquela duvida sera coincidencia ?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aqui no japao teve um ano nao lembro direito qual que no mar de okhostk (se e assim que se escreve ) morreu um monte de peixes coincidindo com um grande terremoto no mar, mais depois foram averiguados os fatos e constataram que a temperatura do mar tinha caido varios graus em pouco menos de 2 3 dias. Ai ficou aquela duvida sera coincidencia ?

Este ano em regiões dos USA, hpuve grande mortandade de peixes devido a anomalias de SST de -4/-5º.

Tambem é de notar que as mortes de Aves ou Peixes deram-se em regiões com grandes anomalias negativas de tempertura em Nov-Dez!
Portanto..o frio aliado, talvez, á falta de alimento, ou ainda á falta de engorda no Verão, parecem-me explicações mais plausiveis que a contaminação por poluentes...dada a enorme e ao mesmo tempo bastante fragmentada pelo hemisferio, zona de catastrofe;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Parece-me também que sim.
Ontem um fenomeno estranho aconteceu ao final da tarde.
O dia costuma escurecer por volta das 17h (nesta época), o que só aconteceu uma hora depois:eek:

Muitos amigos meus também de Leiria relataram também o mesmo fenómeno

Estranho:huh:....

Ontem à tarde saí de casa e também reparei nisso. E ainda nem no Inverno entrámos oficialmente. :unsure:

Comentei isso com amigos meus também. Mas não vou estar aqui a afirmar mais nada, pois já sei que é melhor ficar cada macaco no seu galho (não estou para ler daqueles quotes a este post que são colocados sem fundamento nenhum).
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ontem à tarde saí de casa e também reparei nisso. E ainda nem no Inverno entrámos oficialmente. :unsure:

Comentei isso com amigos meus também. Mas não vou estar aqui a afirmar mais nada, pois já sei que é melhor ficar cada macaco no seu galho (não estou pata ler daqueles quotes a este post que são colocados sem fundamento nenhum).

Apenas fiz quote para corrigir a única coisa factualmente errada. O Inverno sempre começou oficialmente em Dezembro... Geralmente no dia 21.

Quanto ao resto não comentarei.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Apenas fiz quote para corrigir a única coisa factualmente errada. O Inverno sempre começou oficialmente em Dezembro... Geralmente no dia 21.

Quanto ao resto não comentarei.

Sim sim, nem reparei nesse erro grave da minha parte. Peço desculpa :o por vezes faço confusão com as estações do ano.

Tens todo o direito a fazê-lo, e obrigado pela correcção. :thumbsup:

E estava também um erro ortográfico no post, mas já o corrigi.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Disso não sei... Nem reparei nesse fenomeno cá em Évora....:huh::huh::confused:
Posso é dizer que a hora do Pôr-do-Sol de ontem foi ás 17:33 e aos 242º (WSW).
Não sei se pode ter tido alguma influência com a presença de nuvens altas que tenham recebido luz solar durante mais tempo. Mas isso não sei mesmo... Só vendo:confused:

Logicamente.