Mudança da Hora

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por henriquesillva 28 Mar 2008 às 21:29.

1. henriquesillva

henriquesillva
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    13 Dez 2007
    Local:
    Guimarães
    Boas:

Não se esqueçam que a hora muda;
    Na madrugada de 30 de Março, adiantem os relógios
    1 hora.

Menos 1 hora de sono:sad::sad:

Collapse Signature Expand Signature
  2. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Bem lembrado :thumbsup:
    É sempre importante para todos, mas mais importante ainda para nós, os meteoloucos :), pois tudo o que é modelos, radares e imagens de satélite mantem os output's em GMT enquanto nós em Portugal Continental e Madeira avançamos uma hora ao GMT enquanto os Açores ficam a partir de agora em sintonia com o GMT.

3. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Já que se fala de mudança de hora, eu aproveito para expor uma duvida que tenho há já muito tempo.

Lembro-me que houve um ano, se não estou em erro em 1995 ou 1996, que a hora não atrasou em Outubro mas mesmo assim adiantou em Março. Isso deu origem a que o pôr-do-sol em pleno verão, fosse às 22h e não às 21h. Alguém se lembra disso? E alguém sabe explicar o porquê desse sucedido? Porque é que não se voltou a repetir?

Confesso que adorei esse ano. Jantava às 20h e às 21h voltava para a rua com os amigos, e por lá ficava até às 0h. :D:D
    Grande ano!:D

4. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    E eu obrigava o meu filho a ir deitar-se de dia para que de madrugada,à noitinha ,no dia seguinte, estivesse fresco para rumar para a escola aida escuro como bréu.
    Foi em 96.
    Claro que essa medida embora memorável para ti André , foi uma verdadeira desgraça de disfunção horária para o País e só durou óbviamente 1 ano.

5. StormFairy

StormFairy
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Fev 2008
    Local:
    Quinta do Anjo - Palmela
    Foi aprovado em referendo pelo então Presidente da Républica Mário Soares, que nesse ano só fosse feita a alteração á hora de Inverno.
    (Revogando um decreto lei anterior)

Porque : (Passo a citar)

(o decreto anterior visava aplicar ao território de Portugal continental um regime de hora legal coincidente com os horários dos restantes Estados da Comunidade Europeia, com o intuito de aproveitar as facilidades a nível económico e financeiro)

No entanto a aplicação desta resultou em significativas perturbações porque fomos, confrontados com mais de noventa minutos de avanço relativamente à hora solar durante o horário de Inverno e cerca de duas horas e trinta minutos no horário de Verão.
    Em particular as crianças sofreram especiais prejuízos por essa alteração, originou perturbações dos hábitos de sono, com repercussões nos ritmos de aprendizagem. Verificou-se inconvenientes ao nível do impacte ambiental resultantes da sobreposição da hora de maior densidade de tráfego rodoviário urbano com os períodos de temperaturas mais elevadas do ano.
    Igualmente não se revelou notória a pretendida redução nos consumos de energia eléctrica. Considerando que devido à posição geográfica de Portugal não era recomendável a manutenção da hora da Europa Central durante todo o ano;

No ano em curso a hora legal manteve-se sem qualquer alteração até às 2 horas do dia 27 de Outubro, instante em que foi atrasada de sessenta minutos

6. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Pois...:hehe:
    Com 9 anos de idade, e com aulas sempre à tarde, para mim foi mesmo uma maravilha. Era sempre dia.:D

Mas parece que afinal não foi tão bom assim.:confused:

Obrigado pelo esclarecer da duvida.:thumbsup:

7. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Uma pequena correcção:
    -Não foi aprovado por referendo, mas sim por decreto-lei pelo Governo chefiado à data por Cavaco Silva .
    Mário Soares promolgou esta directiva emanada pelo Governo.

8. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora

venho dar uma achega acerca deste tema .

em espanha, pais com a mesma longitude de portugal especialmente a galiza. é a região de espanha com mais casos de depressão juntamente com o cantrabico porque com situações de clima que têm de pouca luminosidade(céu muitas vezes nublado) é bastante depressivo, isto acontece em especial no inverno.

e nós somos ser vivos! e não maquinas, o facto é que nessa altura o nosso ciclo circadiano estava adiantado 2h 32m (penso que não errei nos minutos mas se errei alguém corrija) era de loucos, bom no verão, pesadelo no inverno.

9. rbsmr

rbsmr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Ago 2007
    Local:
    Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
    Detesto quando a mudança de hora resulta no adiantamento de uma hora. Ressinto-me sempre um pouco a nível físico. Daí que aquele adiantamento, durante o governo de Cavaco Silva, foi terrível.

10. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Ontem à conversa com um grande amigo meu falei-lhe desse ano de 1996.
    Percebi pela experiência dele que as coisas não foram mesmo nada positivas.
    Esse meu amigo, andava na altura no 6ºano de escolaridade, e dizia que às 8:15, quando dava o primeiro toque, ainda era noite cerrada. E que no intervalo entre a primeira e a segunda hora era quando começava finalmente a amanhecer.

Realmente, e para mim que na altura entrava às 13:15 e saía às 18:15 o mundo eram bem diferente. Era sempre dia!:D
    No actual horário "normal" de inverno sair às 18:15 implica sair da escola à noite.

Mas é claro que custa mais entrar no trabalho à noite do que sair dele à noite. É quase uma questão psicológica.:hehe:

11. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Para mim, sabe melhor entrar de noite e sair de dia e ainda dá para ir para a praia no verão e mesmo no inverno sabe sempre bem, principalmente nos dias de inverno, grande ano esse um espectáculo foi o melhor ano, se eu fosse 1º ministro actualizava a hora e colocava a hora portuguesa a nível europeu isso sim, a competitividade aumentaria, assim não :D:D :D:D

12. Z13

Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Bragança - 690m
    Não creio que a hora de Portugal continental esteja errada, até poderia ser GMT-1 no Inverno e GMT no verão....:unsure:

Os nossos vizinhos espanhois é que estão adiantados 1 hora relativamente a Greenwich, pois este meridiano passa sensivelmente junto a Valencia, na costa mediterrânica, o que coloca praticamente toda a peninsula a Oeste do meridiano. Deste modo julgo estarem errados os nuestros hermanos ao escolherem o fuso normal (inverno) o GMT+1, ficando para horario de verão o GMT+2.

Por isso é que eles almoçam ás 15h00...:D

13. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Tá quase, detesto quando chega esta mudança horária.

A única vantagem é mesmo a meteorológica, ficarmos com a mesma hora dos modelos e imagens de satélite :D

14. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Não não, há mais uma vantagem, poder dormir mais 1 hora :w00t::w00t: :p

Partilhar esta Página