Nemesis weatherstation - Casella

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por ecobcg 4 Fev 2013 às 20:51.

1. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    Boas,

Por acaso alguém tem algum tipo de informação sobre estas estações?

Digamos que me foi "parar" uma às mãos, é composta por:
    - Anemómetro
    - Cata-vento
    - Piranómetro
    - Radiação solar (acho eu)
    - Temperatura e humidade com radiation shield
    - Pressão atmosférica
    - Quadro eléctrico para ligação de todos os sensores à "placa-mãe"
    - Interface de ligação do quadro ao pc

O pluviómetro ainda não foi ter comigo...

Como não tinha ouvido falar destas estações, queria saber se alguém tem boas referências da mesma. O material dos sensores parece-me, à primeira vista, tudo profissional...

2. Lousano

Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    12 Out 2008
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
  3. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    :eek: Bolas! Ainda não tinha apanhado o preço...
    Vou ter que "tratá-la" muito bem....:D

4. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Não estou é a conseguir apanhar o modelo exacto da estação em nenhum dos sites... deve ser um dos modelos descontinuados... amanhã coloco aqui umas fotos, a ver se alguém me sabe dizer mais alguma coisa...

5. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Hoje estive a ver bem o que a estação traz.
    E entretanto o pluviómetro também já apareceu, vem com um datalogger incluído.

Ficam aqui umas fotos para comentarem. Já agora, piranómetro e solímetro, medem a mesma coisa, ou seja, a radiação solar? Ou há diferenças entre os dois?

Os sensores:
    O piranómetro é o que está mesmo ao meio da mesa.

A unidade de dados:

O interface para o PC:

O que acham? Parece-me bom material!

6. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Pelos vistos há representantes como mostra no sítio da "Casella":

Fonte: link

De facto aquilo que tens em mão parece material de topo. Penso que seja material utilizado mais especificamente para a monitorização ambiental.
    Agora se de facto o material está em bom estado, tens de verificar quanto a eventual software de suporte.;)

Collapse Signature Expand Signature
  7. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Sim, já estou em contacto com um dos fornecedores.:D
    O material está todo novo. À excepção do pluviómetro, que foi o único que teve utilização, os restantes sensores ainda estavam embalados.
    Agora estou a ver em termos de software o que falta, para depois começar a equacionar a sua colocação...mas sobre essse projecto, falarei depois...:D

8. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    Boas!

Parece de facto ser uma boa estação ;)

Mas fiquei intrigado com esta tua questão? O piranómetro (que se vê ao centro), não me parece ter o aspecto convencional que costumo ver nestes instrumentos. Mas obviamente que vamos acreditar que é mesmo isso :) . Se o é estamos a falar da medição da radiação total (directa mais difusa). Assim sendo e como nunca ouvi falar no termo "solímetro" fico mesmo curioso. Não tens nenhuma imagem do instrumento em separado? É que no campo das hipóteses e admitindo que não terá as mesmas funções do piranómetro então poderemos estar a falar de um heliógrafo (duração de luz solar) ou Pireliómetro (medição da radiação solar directa).

9. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Ficam aqui as fotos em separado dos dois sensores:

O papel que acompanha este sensor (um Certificado de calibração), chama-lhe "Starpyranometer short wave range), com unidades em W/m2

Este é o outro sensor, descrito como "Solarimeter" numa outra folha com os nomes dos sensores, com unidades em µV/W/m2

10. Gilmet

Gilmet
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    12 Dez 2007
    Local:
    Mira-Sintra (188 m)
    Tenho ideia de que o solímetro/solarimeter é utilizado para medir não só radiação directa, como também a difusa, conjugando ambas. Repare-se que a unidade de medida inclui o Volt, ou seja, para além de dar informação sobre a quantidade efectiva de energia transmitida, por segundo (Watt), informa também sobre a parcela de energia transportada por cada Coulomb (ou carga de 1 Coulomb, já que 1 Volt = 1 J/C), nesse Watt. Isto é particularmente importante para estudos relativos à instalação de painéis fotovoltaicos, por exemplo.

11. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    Obrigado pelas fotos. A explicação do Gilmet tendo em conta as unidades de medida parece-me ser a correcta :)

12. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Gostaria de deixar uma questão aos "experts" de electrónica aqui do fórum e relacionada com o pluviómetro desta estação. Dada a contenção de custos, estou a tentar resolver a questão sem recorrer ao fornecedor.

O pluviómetro em causa tem um datalogger incorporado, sendo que a descarga dos dados para o pc é feita através da ligação de uma ficha redonda e com 5 pinos na parte do pluviómetro e uma ficha RS232 no computador. Este pluviómetro não é o que devia ter vindo com a estação, pois o da estação não teria datalogger e iria ligar (como os restantes sensores) ao Data Aquisition Unit (http://i.imgur.com/E6FKjg6.jpg).

Abrindo o pluviómetro, vê-se que da báscula de medição saem 2 fios brancos que se vão ligar à placa de circuito integrado do datalogger, da qual saem depois 5 fios coloridos que se vão ligar à dita ficha redonda. Cada vez que movimento a báscula para um e outro lado, acende uma luzinha vermelha no circuito integrado. O que pretendia saber é se existe possibilidade de fazer um "bypass" ao datalogger e ligar directamente o pluviómetro ao Data Aquisition Unit. A ligação a esta unidade é feita a uma ficha para o "Canal 1 - dedicado ao pluviómetro", onde se podem ligar três cabos (à semelhança dos outros sensores, embora um ou outro só ligam 1 cabo a essa ficha), com a indicação "+", "0" e "S" na ficha.

Pelo que percebi, é este Data Aquisition Unit que faz a leitura dos sinais eléctricos provenientes da cada sensor e, como da báscula do pluviómetro saem 2 cabos, que supostamente enviam o sinal eléctrico de cada vez que a báscula é accionada, queria saber se se podem ligar esses cabos ao Data Aquisition Unit? O que acham os nossos experts em electrónica aqui do fórum?:huh:

13. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores
    Mede primeiro com um multímetro o que sai dos dois fios brancos do pluviómetro (mexes com a báscula, deve criar algum tipo de voltagem, penso eu), depois procura informação (ou pergunta a alguem) qual o output do pluviometro original da estação.

14. Werk_AG

Werk_AG
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    12 Jan 2013
    Local:
    Cercal CDV
    Não estou a responder como "expert" em electronica que não sou, só a tentar ajudar...
    Na imagem do Data Aquisition Unit, parece existir dois portos de COM, será que o pluviometro não liga a um destes? Ou são ambos de output?

15. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    São ambos de output...:)

Partilhar esta Página