Neve a cotas baixas em Portugal

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
mesmo, que saudades... nunca me vou esquecer, nevou imenso puxado a vento até parecia aqueles nevões da serra da Estrela, foi mesmo muita neve, até estão ai 4 fotos que são na minha rua

estas 3 são de um café ao inicio da minha rua onde liga com a estrada principal que vai de Coruche a Salvaterra de Magos:

0000tcd5



0000w09z


0001tdce


e esta é mesmo lá para dentro na minha rua, da vista de um lado:

0000ybf2




ainda tenho esperança que um dia isto volte a acontecer...:pray:


Ao ver essas fotos posso garantir que acumulou bem mais do que na serra de Sintra, cota 480m (Peninha), o que é curioso.
A proximidade ao mar dificultou um pouco, para não dizer muito. Humidade, talvez a mais?
É sempre bom recordar eventos que nos marcaram.
 
Última edição:


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,318
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Ao ver essas fotos posso garantir que acumulou bem mais do que na serra de Sintra, cota 480m (Peninha), o que é curioso.
A proximidade ao mar dificultou um pouco, para não dizer muito. Humidade, talvez a mais?
É sempre bom recordar eventos que nos marcaram.

é provável que ali o mar muito perto tenha dificultado um pouco
este foi o evento que me marcou mais, que me lembre, e provavelmente um dos que me irá marcar mais
 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Penso que além da humidade e proximidade ao mar, que claro são cruciais, também tenha sido o trajecto do centro da pequena depressão bastante relevante.
Nestes episódios geralmente há uma pequena área de cotas baixas precisamente sob o núcleo frio em altitude, e posso estar enganado, mas penso que o centro passou um pouco a Leste de Lisboa, vindo desde a zona da Figueira da Foz em direcção ao centro do Alentejo, onde se registaram depois grandes nevões. Penso que terá sido esse o trajecto da zona com maior potencial, e um dos grandes motivos porque em Lisboa foi mais fraco ou efémero. Além disso, nessa trajectória Lisboa estaria do flanco oeste, também mais exposto à injecção de ar marítimo mais húmido e menos frio.
É uma questão de ver bem a animação de satélite.
Outra coisa óbvia claro, a altitude, afinal maior parte da zona que falamos está bem mais baixa que esses relatos de grande nevão. Ainda assim, em Monsanto nevou bem mas também pouco durou e depois rapidamente derreteu, mais uma vez porque penso que ficámos precisamente do lado menos favorável.
Mas são vários factores, basta lembrar das imagens da praia na Figueira, onde claro, o timing manhã cedo foi favorável para cota 0. Em termos do resto do trajecto da depressão, cota mesmo 0 terá sido complicada.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
eu aqui nevou bastante e estou prai a 50m de altitude, nevou como tivesse no topo da Serra da Estrela, que saudades :sad:

Foi épico mesmo! Condições de blizzard autentico, a neve ficava agarrada aos troncos das árvores devido ao vento. Ah, e no local onde estava ainda ouvi 2 trovões. :)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Alentejo, 29 de Janeiro de 2006

Neve no Alentejo nesse dia em locais pouco habituais:
Alandroal:
Jh6SSW0.jpg

S0zUhFt.jpg


c) Fonte: Gerotempo

Estremoz:
inqK2bi.jpg

f9ESkoG.jpg


c) Fonte: Gerotempo

Alegria das pessoas:

5ZxjTiM.jpg


c) Fonte: Gerotempo

e um boneco de neve:

44Cir7O.jpg


c) Fonte: Gerotempo


E a previsão desse dia:
DIA 29 DE JANEIRO DE 2006 - DOMINGO
PERÍODOS DE CÉU MUITO NUBLADO, DIMINUINDO DE NEBULOSIDADE PARA O FIM DO DIA. VENTO EM GERAL FRACO DO QUADRANTE NORTE, SOPRANDO TEMPORARIAMENTE MODERADO, COM RAJADAS, NO LITORAL A SUL DO CABO CARVOEIRO E NAS TERRAS ALTAS. AGUACEIROS, MAIS FREQUENTES NO LITORAL A SUL DE SINES ATÉ AO INICIO DA MANHÃ ONDE HÁ CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À OCORRÊNCIA DE TROVOADAS QUE SERÃO DE NEVE ACIMA DOS 400 A 600 METROS NAS REGIÕES DO NORTE, DO CENTRO E DO ALTO ALENTEJO.

c) Fonte: Gerotempo
 

Edward

Cumulus
Registo
21 Jul 2012
Mensagens
100
Local
Torres Vedras
Partilho convosco a minha experiência de um dos dias mais memoráveis de todos nós (meteorologicamente falando), o dia 29 de Janeiro de 2006.

Tinha 11 anos e nesse dia os meus pais tinham decidido ir a Fátima, pois já não lá íamos há uns bons anos. E que pontaria tiveram na escolha do dia. Saímos de casa de manhã bem cedo e fizemo-nos à estrada. Estava uma manhã muito fria e cinzenta. Eu com essa idade já tinha gosto pelo tempo e costumava olhar para o termómetro do carro e ficou-me na memória os 2ºC acompanhados pela chuva na zona de Alcobaça a meio da manhã e lembro-me de ter pensado nesse instante que nunca tinha visto chuva com tanto frio, nunca pensado o que iria viver a seguir.

A dada altura a minha mãe diz que está a cair uma chuva estranha e que as gotas da chuva parecem demorar tempo a cair e flutuar, ao que o meu pai responde “parece mesmo que está a nevar”. E confirmou-se. Nunca tinha visto nevar (já tinha visto neve na Serra da Estrela mas nunca queda de neve). Cinco minutos foram suficientes para poder observar os telhados das casas pintados de branco. A minha mãe ligou para familiares, que disseram que na minha zona apenas chovia. Mas uns 20 minutos mais tarde devolveram a chamada para dizer que estava a nevar também, mas sem acumular.

Tenho bem presente na minha memória ter passado pelo cruzamento da N8 com o IC2 e de nevar com grande intensidade nesse local e de ver passar os carros cobertos de neve (o meu pai até disse na brincadeira “está a nevar torrencialmente”). Aí o termómetro marcava 0ºC. Lembro-me de ter passado no viaduto sobre a A1 e de ver a auto-estrada cortada ao trânsito e soterrada numa grande camada de neve.

Em Fátima, antes de irmos ao santuário, parámos para almoçar e durante essa hora ainda nevava. Quando saímos do restaurante para voltar ao carro, os passeios estavam com grande acumulação de neve, tal como o nosso carro. Quando chegámos ao santuário, já não nevava, mas a acumulação de neve era tal que parecia realmente que estávamos na Serra da Estrela.

Infelizmente não tenho fotos desse dia para mostrar, apenas tenho a memória que dificilmente esquecerei. Depois desse evento, nunca mais voltei a ver neve e adorava voltar a testemunhar esta experiência na minha zona um dia.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Partilho convosco a minha experiência de um dos dias mais memoráveis de todos nós (meteorologicamente falando), o dia 29 de Janeiro de 2006.

Tinha 11 anos e nesse dia os meus pais tinham decidido ir a Fátima, pois já não lá íamos há uns bons anos. E que pontaria tiveram na escolha do dia. Saímos de casa de manhã bem cedo e fizemo-nos à estrada. Estava uma manhã muito fria e cinzenta. Eu com essa idade já tinha gosto pelo tempo e costumava olhar para o termómetro do carro e ficou-me na memória os 2ºC acompanhados pela chuva na zona de Alcobaça a meio da manhã e lembro-me de ter pensado nesse instante que nunca tinha visto chuva com tanto frio, nunca pensado o que iria viver a seguir.

A dada altura a minha mãe diz que está a cair uma chuva estranha e que as gotas da chuva parecem demorar tempo a cair e flutuar, ao que o meu pai responde “parece mesmo que está a nevar”. E confirmou-se. Nunca tinha visto nevar (já tinha visto neve na Serra da Estrela mas nunca queda de neve). Cinco minutos foram suficientes para poder observar os telhados das casas pintados de branco. A minha mãe ligou para familiares, que disseram que na minha zona apenas chovia. Mas uns 20 minutos mais tarde devolveram a chamada para dizer que estava a nevar também, mas sem acumular.

Tenho bem presente na minha memória ter passado pelo cruzamento da N8 com o IC2 e de nevar com grande intensidade nesse local e de ver passar os carros cobertos de neve (o meu pai até disse na brincadeira “está a nevar torrencialmente”). Aí o termómetro marcava 0ºC. Lembro-me de ter passado no viaduto sobre a A1 e de ver a auto-estrada cortada ao trânsito e soterrada numa grande camada de neve.

Em Fátima, antes de irmos ao santuário, parámos para almoçar e durante essa hora ainda nevava. Quando saímos do restaurante para voltar ao carro, os passeios estavam com grande acumulação de neve, tal como o nosso carro. Quando chegámos ao santuário, já não nevava, mas a acumulação de neve era tal que parecia realmente que estávamos na Serra da Estrela.

Infelizmente não tenho fotos desse dia para mostrar, apenas tenho a memória que dificilmente esquecerei. Depois desse evento, nunca mais voltei a ver neve e adorava voltar a testemunhar esta experiência na minha zona um dia.

E que belo dia que foram escolher :D Grande nostalgia essas belas palavras :sad: Depois da surpresa que tive quando estava a ver a chuva à janela do meu apartamento em Leiria, com os meus 6 anos na altura, o meu avô também me levou a Fátima, mas já com sol à tarde. Como em Leiria não tinha havido acumulação, lembro-me de ter levado neve num pacote de batatas fritas para casa como recordação e para o resto da malta ver (para além do típico enfeite junto ao pára-brisas do carro) , e à chegada com um reforço de um casal simpático que ainda tinha uma boa quantidade no carro, ainda fui a tempo de o por no congelador :D