Neve em Serpa, Fevereiro 1993



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A ser mesmo em Fevereiro de 1993, só pode ter sido na noite de 28 para 1 de Março.
Já se falou desse dia no fórum, uma noite em que vi uns flocos entre Sintra e Estoril e houve relatos isolados, mas não se falou muito disso na comunicação social.
Outros tempos, em que a informação não circulava como hoje.
Isos -5 e -35 a rondar, a precipitação é que foi escassa, mas de facto aparece alguma nebulosidade mais marcada no Alentejo e Beira Interior em imagens de satélite.

Bom registo, julgo ser inédito por aqui, não só do local, como do próprio dia :thumbsup:

I49k8Yc.png


Dizwvga.png


RhIJ6G1.png
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Meteoalentejo e em que dia foi!? Confirmas o dia que o Vince indicou? Se tiveste acesso ao filme deve haver quem te saiba dizer concretamente a data!?

Eu lembro-me de nevar em Elvas algumas vezes nos anos 90, só não sei é as datas correctas, nunca acumulando como no vídeo, apenas nevar por alguns minutos.

Sei que aconteceu em 1993 (estava eu a tirar a carta de condução e numa das lições de condução ainda a cheguei a fazer parte dela debaixo de neve) Nesse dia, do qual não sei o mês nevou ainda durante cerca de 1 hora. Mas aqui em Elvas a 28 de Fevereiro não foi de certeza, pois esse dia calhou num Domingo. E lembro-me que estava a trabalhar (na altura apenas tinha horário de segunda a sexta), sei que foi já perto das 18h, hora da minha saída. E fui a pé para casa (uns 15 minutos a andar), já nem quis esperar pelo transporte da empresa. Cheguei a casa tomei banho mudei de roupa e fui para a dita aula de condução. Lembro-me ainda de ouvir dizer que na zona de Estremoz acumulou um pouco nos carros.
E entre 1996 e 1998, nevou pelo menos duas vezes na cidade, uma ao amanhecer e outra ao final do dia. É apenas disto que me lembro.

Obrigado por este excelente relato e pela partilha! :thumbsup:

Edit: Só pode ter sido no dia 1 de Março. De resto não vejo hipótese de ter nevado por Elvas nesse longínquo 1993.
 
Última edição:

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Meteoalentejo e em que dia foi!? Confirmas o dia que o Vince indicou? Se tiveste acesso ao filme deve haver quem te saiba dizer concretamente a data!?

Eu lembro-me de nevar em Elvas algumas vezes nos anos 90, só não sei é as datas correctas, nunca acumulando como no vídeo, apenas nevar por alguns minutos.

Sei que aconteceu em 1993 (estava eu a tirar a carta de condução e numa das lições de condução ainda a cheguei a fazer parte dela debaixo de neve) Nesse dia, do qual não sei o mês nevou ainda cerca de 1 hora).
E entre 1996 e 1998, nevou mais de uma vez na cidade, uma ao amanhecer e outra ao final do dia. É apenas disto que me lembro.

Obrigado por este excelente relato e pela partilha! :thumbsup:
Sim confirmo o dia, foi 28 de Fevereiro
 
  • Gosto
Reactions: actioman

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A ser mesmo em Fevereiro de 1993, só pode ter sido na noite de 28 para 1 de Março.
Já se falou desse dia no fórum, uma noite em que vi uns flocos entre Sintra e Estoril e houve relatos isolados, mas não se falou muito disso na comunicação social.
Outros tempos, em que a informação não circulava como hoje.

Boas Vince, estavas aqui na zona? Sabes se nevou em Alcabideche?
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nos meus registos tenho a anotação do dia 1 de Março de 1993 de "neve em Sintra, Cacém, Alentejo e Algarve".

Em Linda-a-Velha tinha ocorrido granizo de 5mm às 18h do dia anterior, 28 Fevereiro, sob vento de NNE, acumulou 0,5mm nesse dia.

Ao princípio da noite do dia 1 caíram flocos de neve dispersos em Linda-a-Velha num aguaceiro às 20:30, com um trovão/relâmpago às 20:35; outro aguaceiro às 23:40. O dia acumulou 0,9mm. Vento sempre de norte. A mínima em Linda-a-Velha tinha sido 3,0ºC.

A mínima no dia 2 já foi de 4,0º.
A Lua estava em quarto crescente.

É só o que eu tenho. Agora tenho que procurar no arquivo de imagens, fotos ou vídeo. ;)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas Vince, estavas aqui na zona? Sabes se nevou em Alcabideche?

Não sei, é provável qualquer coisa. Na altura morava na Amoreira e calhau estar na estrada entre Sintra e Estoril e vi água neve no para-brisas perto do autódromo. Mas foi mesmo pouco, quase nada. Na rádio diziam que estava a nevar no Cacém. Mas deve ter sido tudo muito escasso.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87