Neve em Várzea da Serra - Tarouca (Viseu), Novembro de 2008



NorthWind

Cirrus
Registo
13 Dez 2008
Mensagens
89
Local
Bolzano
Espectaculares as fotos! Sei que já venho atrasado, mas também só me inscrevi hoje :D

Varzea da Serra e serra de Montemuro conheço perfeitamente! Já lá passei várias vezes, mas infelizmente ainda nao tive oportunidade de a ver assim com neve ou de deambular pelas ruas estreitas do centro.

Neve, neve, só mesmo em Campo Benfeito, há uns anos. Tentei gravar na memória o que tinha visto. Já que nao tinha máquina fotográfica na altura! :lmao:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Neve, neve, só mesmo em Campo Benfeito, há uns anos. Tentei gravar na memória o que tinha visto. Já que nao tinha máquina fotográfica na altura! :lmao:

És de Campo Benfeito?


---------

Aproveito para deixar a noticia do nevão que veio no jornal da terra:

Imagem.jpg


"O maior nevão dos últimos anos caiu sobre Várzea da Serra, nos dias 29 e 30 de Novembro. Era um manto branquíssimo que cobria todos os telhados e enfeitava as árvores, tingindo de uma brancura fofa as suas folhas verdes, e escondendo, como toalha de linho alvo, toda a vegetação dos montes e cabeços.
Dentro da povoação, a altura da neve, nos caminhos, chegou aos trinta e cinco centímetros. As estradas de acesso ficaram bloqueadas e muita gente, que vinha de Lisboa gozar na sua terra natal as alegrias de um fim-de-semana prolongado, teve de regressar a Lisboa porque não podiam passar entre Castro Daire e Várzea da Serra.
Foi dia de alegria para muita gente, e dia de sofrimento para aqueles que ainda não têm condições para se protegerem, mesmo dentro de suas casas, contra estas vagas de frio.
Felizmente, pelo menos nesta zona, não houve acidentes que fizessem entristecer os que se quiseram divertir".
 

NorthWind

Cirrus
Registo
13 Dez 2008
Mensagens
89
Local
Bolzano
És de Campo Benfeito?


---------

Aproveito para deixar a noticia do nevão que veio no jornal da terra:

Imagem.jpg


"O maior nevão dos últimos anos caiu sobre Várzea da Serra, nos dias 29 e 30 de Novembro. Era um manto branquíssimo que cobria todos os telhados e enfeitava as árvores, tingindo de uma brancura fofa as suas folhas verdes, e escondendo, como toalha de linho alvo, toda a vegetação dos montes e cabeços.
Dentro da povoação, a altura da neve, nos caminhos, chegou aos trinta e cinco centímetros. As estradas de acesso ficaram bloqueadas e muita gente, que vinha de Lisboa gozar na sua terra natal as alegrias de um fim-de-semana prolongado, teve de regressar a Lisboa porque não podiam passar entre Castro Daire e Várzea da Serra.
Foi dia de alegria para muita gente, e dia de sofrimento para aqueles que ainda não têm condições para se protegerem, mesmo dentro de suas casas, contra estas vagas de frio.
Felizmente, pelo menos nesta zona, não houve acidentes que fizessem entristecer os que se quiseram divertir".


Não. Os meus pais são da zona de Tabuaço, conheces?

Em passeio contumamos ir para essa zona e uma Pascoa que nevou consegui convencer o meu irmao a irmos lá de carro! :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não. Os meus pais são da zona de Tabuaço, conheces?

Em passeio contumamos ir para essa zona e uma Pascoa que nevou consegui convencer o meu irmao a irmos lá de carro! :thumbsup:

Tabuaço, perto de Armamar, certo?
Tabuaço não conheço. Mas tenho um amigo de Armamar.
Conheço é toda a zona a sul: Barragem do Vilar, Moimenta, Lapa, Sernancelhe, Tarouca, Lamego, Vila Nova... Passo sempre aí parte de Agosto, a correr as festas!:D

Com que então da Pontinha.
Quase te devo conseguir ver da minha janela.;)
 

NorthWind

Cirrus
Registo
13 Dez 2008
Mensagens
89
Local
Bolzano
Tabuaço, perto de Armamar, certo?
Tabuaço não conheço. Mas tenho um amigo de Armamar.
Conheço é toda a zona a sul: Barragem do Vilar, Moimenta, Lapa, Sernancelhe, Tarouca, Lamego, Vila Nova... Passo sempre aí parte de Agosto, a correr as festas!:D

Com que então da Pontinha.
Quase te devo conseguir ver da minha janela.;)


Certo! Tabuaço concelho a Este de Armamar. Em relação aos locais que nomeaste certamente que ja devemos ter tido ferias paralelas ...lolol :lol:
Tomar banho no Vilar, ir a Moimenta, passar em Vila Nova de Paiva, ir a Lamego ( milhoes de vezes- a minha avó era de lá ).
Daqui a bocado vemos que somos primos! :lmao:

De Arroja para a Pontinha city é só olhar para a encosta em frente! small world...:thumbsup:
 

NorthWind

Cirrus
Registo
13 Dez 2008
Mensagens
89
Local
Bolzano
És de Campo Benfeito?


---------

Aproveito para deixar a noticia do nevão que veio no jornal da terra:

Imagem.jpg


"O maior nevão dos últimos anos caiu sobre Várzea da Serra, nos dias 29 e 30 de Novembro. Era um manto branquíssimo que cobria todos os telhados e enfeitava as árvores, tingindo de uma brancura fofa as suas folhas verdes, e escondendo, como toalha de linho alvo, toda a vegetação dos montes e cabeços.
Dentro da povoação, a altura da neve, nos caminhos, chegou aos trinta e cinco centímetros. As estradas de acesso ficaram bloqueadas e muita gente, que vinha de Lisboa gozar na sua terra natal as alegrias de um fim-de-semana prolongado, teve de regressar a Lisboa porque não podiam passar entre Castro Daire e Várzea da Serra.
Foi dia de alegria para muita gente, e dia de sofrimento para aqueles que ainda não têm condições para se protegerem, mesmo dentro de suas casas, contra estas vagas de frio.
Felizmente, pelo menos nesta zona, não houve acidentes que fizessem entristecer os que se quiseram divertir".


Oops! Tinha-me esquecido de agradecer o facto de teres postado um recorte de jornal e tudo. Baril! ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Oops! Tinha-me esquecido de agradecer o facto de teres postado um recorte de jornal e tudo. Baril! ;)

Sim, sou assinante do jornal. É um jornal mensal (o Sempre Jovem) que me vai trazendo as noticias de Várzea e das terras em redor do concelho de Tarouca, e às vezes até de Lamego. Dá para matar saudades. ;)

Quanto ao facto de podermos ser primos, bem a minha família é tão grande, que todos os Verões descubro primos novos. Venha mais um! E se és um meteomaluco, melhor ainda!

E sim, a Pontinha é já ali.
A 222 da rodoviária que vai directa para aí!:lol:
 

vifra

Cirrus
Registo
31 Out 2008
Mensagens
52
Local
Alverca do Ribatejo/ Gralheira de Montemuro (1127m
Neve, neve, só mesmo em Campo Benfeito, há uns anos. Tentei gravar na memória o que tinha visto. Já que nao tinha máquina fotográfica na altura! :lmao:

Ainda este ano fui ao concerto do Sérgio Godinho, em Campo Benfeito (aldeia vizinha da Gralheira), no festival Altitudes, que se realiza anualmente em Agosto. Só te posso dizer que a 15 de Agosto estava um frio, mas frio a sério.
Os oriundos do Montemuro está a aumentar neste forum.:D