Neve Eternas - Variação com a Latitude

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
A título de curiosidade resolvi postar uma tabela extraída do livro Climatologia, de José Cuadrat e Mª. Fernanda Pita.

O que é mais curioso é o facto de que até ao paralelo 40º a diferença entre as neves permanentes não é muito dispare. Mas a partir do paralelo 40 as diferenças são bem notórias a favor do Hemisfério Sul. Vejam como no Hemisfério Norte no parelos 50-60 as neves perpetuas estão 2 vezes e meia mais altas do que no Hemisfério Sul. No nosso pararelo caso fosse igual ao Hemisfério Sul teriamos neves enternas na Serra da Estrela...

As altitudes estão em metros.

screenhunter004dp7.jpg
 


dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
A título de curiosidade resolvi postar uma tabela extraída do livro Climatologia, de José Cuadrat e Mª. Fernanda Pita.

O que é mais curioso é o facto de que até ao paralelo 40º a diferença entre as neves permanentes não é muito dispare. Mas a partir do paralelo 40 as diferenças são bem notórias a favor do Hemisfério Sul. Vejam como no Hemisfério Norte no parelos 50-60 as neves perpetuas estão 2 vezes e meia mais altas do que no Hemisfério Sul. No nosso pararelo caso fosse igual ao Hemisfério Sul teriamos neves enternas na Serra da Estrela...

As altitudes estão em metros.

screenhunter004dp7.jpg

Oceano a mais...
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Curioso!!! Mas os hemisferios parecem-me demasiado vastos para tal apreciação...
Existe alguma referencia entre a altitude minima na Europa/Asia e na América do Norte?:huh:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Curioso!!! Mas os hemisferios parecem-me demasiado vastos para tal apreciação...
Existe alguma referencia entre a altitude minima na Europa/Asia e na América do Norte?:huh:

Presumo que esta tabela seja feita a partir sondagens atmosféricas onde a tempeatura máxima =< 0ºC durante todo ano. Só assim temos neves eternas....
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu estou com algumas dúvidas quanto a esses dados. É que olhando para uma imagem de satélite da Patagonia, nem sequer agora em Setembro tem uma cobertura de neve constante, quanto mais no verão a 800m. Olhando para as temperaturas a 850hPa, pode-se ver também que não são muito frias, até mesmo no inverno climático:

http://www.wetterzentrale.de/pics/samavnpanel2.html

Posso estar errado...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Eu estou com algumas dúvidas quanto a esses dados. É que olhando para uma imagem de satélite da Patagonia, nem sequer agora em Setembro tem uma cobertura de neve constante, quanto mais no verão a 800m. Olhando para as temperaturas a 850hPa, pode-se ver também que não são muito frias, até mesmo no inverno climático:

http://www.wetterzentrale.de/pics/samavnpanel2.html

Posso estar errado...

Presumo então que a tabela deve referir-se efectivamente onde há neves eternas nos dois hemisférios...

Quanto à questão do verão, aí está a diferença entre os dois hemisférios, é que no Verão a partir da latitude 45 a diferença das temperaturas em relação ao Inverno não é tão acusada como no HN o que evita que haja um degelo tão grande...
Se vires as normais climatológicas da Argentina no verão, abaixo dos as máximas não passam dos 22ºC....
E isto tem tudo a ver com a existência de pouco continentes no HS e consequentemente a inexistências de depressões térmicas no Verão...


tmaxmedverzw2.gif


http://www.meteofa.mil.ar/?mod=clima&id=51
 
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
322
Local
São Joaquim/ 1345 m Brasil
O PRINCIPAL FAOTR SÃO OS OCEANOS E POR TER MUITA CORRENTE FRIA AO LADO DAS CADEIAS DE MONTANHAS.

AGORA OS DADOS ESTÃO UM POUCO FORÇADOS, POIS EM MENDOZA A +- 32º S A NEVE ETERNA ESTÁ A MAIS DE 4200 m
SE ENTRE 30/40 ºS TIVESSE NEVE ETERNA DOS 3000 PARA CIMA, NEVARIA MAIS NO MORRO DA IGREJA QUE ESTÁ A 1822 m E +-28.30 SUL.

DURANTE UNS ANOS ACOMPANHEI AS SONDAGENS DE PORTO ALEGRE E A LINHA DE 0ºC MUITAS VEZES CHEGAVA A 5500/6000 m NO VERÃO!!