normais climáticas Madeira

Madeira

Cirrus
Registo
23 Out 2010
Mensagens
1
Local
Madeira
Olá,

Alguém tem os normais climáticas de temperatura (média máxima, média mínima, média) e precipitações para as estações meteorológicas Areeiro, Funchal e outras estações na Ilha da Madeira.

Madeira
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá,

Alguém tem os normais climáticas de temperatura (média máxima, média mínima, média) e precipitações para as estações meteorológicas Areeiro, Funchal e outras estações na Ilha da Madeira.

Madeira

Creio que a média anual para o Funchal segundo o IM e desde 1980 até 2009 ( 29 anos, falta este ano de 2010 para incluir nas contas), foi de 20,2ºc.
Por acaso tenho curiosidade para saber quais os valores da zona baixa do Funchal, Ponta do Sol, zona do Aeroporto, Fajã dos Padres, etc..; mas apenas algumas têm estações e os respectivos dados não disponho ainda.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Creio que a média anual para o Funchal segundo o IM e desde 1980 até 2009 ( 29 anos, falta este ano de 2010 para incluir nas contas), foi de 20,2ºc.
Por acaso tenho curiosidade para saber quais os valores da zona baixa do Funchal, Ponta do Sol, zona do Aeroporto, Fajã dos Padres, etc..; mas apenas algumas têm estações e os respectivos dados não disponho ainda.

Belém, há alguma estação nas Desertas ou nas Selvagens?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Nada, penso eu.
Mas penso que uma poderia estar operacional nas Selvagens, junto à casa dos guardas da reserva.

Dada a latitude, as ilhas Selvagens serão a região mais quente (em termos de temperatura média anual) e seca do país, ou não? Baseio-me apenas nos dados das vizinhas ilhas Canárias.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Dada a latitude, as ilhas Selvagens serão a região mais quente (em termos de temperatura média anual) e seca do país, ou não? Baseio-me apenas nos dados das vizinhas ilhas Canárias.

Atendendo ao que te referes e a nível de temperatura média anual provavelmente sim, mas não tenho a certeza...
Mas relativamente a serem a região mais seca do país, isso já acho bastante provável.
A zona mais quente, no geral, incluindo território marítimo e terrestre, parece-me que é o Sudoeste do Açores.