Normais climatológicas 1931 - 1960



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Por favor alguém me consegue arranjar estes dados para cada estaçao que está registada? Os dados por distrito não me servem. Preciso de algo mais detalhado

Disponho da publicação do então chamado Serviço Meteorológico Nacional com as normais climatológicas 1931-1960, edição de 1970. Posso rapidamente disponibilizar quaisquer dados, é só dizer as estações. :)
SasM43S.jpg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Podes disponibilizar os dados para a Estação Faro (Aeroporto) se faz favor para que eu possa comparar as normais climatológicas, perceber como tem evoluido a precipitação aqui por estas bandas ?
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
StormRic viva!

Nunca vi nenhum livro desses e por esse motivo não sei como são apresentadas as normais. Indica por exemplo onde está localizada cada estação meteorológica?
Tenho curiosidade em saber aqui da minha cidade, o que diz esse livrinho! ;-)

Obrigado!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Podes disponibilizar os dados para a Estação Faro (Aeroporto) se faz favor para que eu possa comparar as normais climatológicas, perceber como tem evoluido a precipitação aqui por estas bandas ?

Com certeza, já estou a fazer o scan. Tenho outra publicação que me parece de grande interesse para o Algarve, edição de 1981 "Estudo hidroclimatológico da região do Algarve" . Já ponho aqui um resumo.
 
M

Membro excluído 274

Hey vizinho...

Se me puder fazer o favor de me facultar os dados relativos a Chaves-Aérodromo fico agradecido, em tempos houve uma creio que aqui na aldeia vizinha de Travancas, a quase 1000m de altitude, se houvesse dados seria genial! Será a estação 38 que aparece nos mapas?
Obrigado.
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Podes disponibilizar os dados para a Estação Faro (Aeroporto) se faz favor para que eu possa comparar as normais climatológicas, perceber como tem evoluido a precipitação aqui por estas bandas ?

Normais Climatológicas 1931-60 de Faro (o aeroporto só existe desde Julho de 1965)
Descrição das estações:
TWD3hB8.jpg


Normais 31-60:
Cb3QDLW.jpg

jwsYg3z.jpg


Estudo do clima do Algarve de 1981:
iDTvF1q.jpg

gqMdkdC.jpg


Exemplo de tabelas com parâmetros estatísticos para a precipitação neste estudo. Estas tabelas são para mim as mais interessantes, não só pelo extenso período de cobertura (85 anos para Faro) como pela indicação dos valores extremos. Permitem ainda calcular probabilidades de ocorrência de valores acumulados. Também há estudos em outras publicações sobre precipitações diárias e horárias.
5p0CYgC.jpg


balanço hídrico 1941-70 para Faro:
yYNUtig.jpg

2IHjoi0.jpg


:)
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
StormRic viva!

Nunca vi nenhum livro desses e por esse motivo não sei como são apresentadas as normais. Indica por exemplo onde está localizada cada estação meteorológica?
Tenho curiosidade em saber aqui da minha cidade, o que diz esse livrinho! ;-)

Obrigado!

Aqui está Elvas :)

75Syguq.jpg

UYWICBz.jpg

ywhKLdk.jpg


Vou apresentar também as explicações iniciais das Normais e o significado dos símbolos.
Depois uma lista das estações e postos udométricos com os períodos de funcionamento para mais facilmente localizarem o que existiu e fôr do interesse.

Penso que ao fazer estas cópias não estarei a infringir direitos uma vez que os autores e entidades estão identificadas e as publicações já não se encontram à venda. Se alguém me puder confirmar esta ideia agradecia.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e actioman

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hey vizinho...

Se me puder fazer o favor de me facultar os dados relativos a Chaves-Aérodromo fico agradecido, em tempos houve uma creio que aqui na aldeia vizinha de Travancas, a quase 1000m de altitude, se houvesse dados seria genial! Será a estação 38 que aparece nos mapas?
Obrigado.

Como o aeródromo é recente a estação de Chaves não existia antes de 1960. Apenas existia um posto udométrico:
OTaD6ut.jpg


e em Travancas também um posto udométrico:
Mu1QC4m.jpg


As estações climatológicas mais próximas eram a de Vidago e a de Pedras Salgadas, mas as características geográficas diferem um pouco das da bacia de Chaves.

Vou ter acesso proximamente às Normais 41-70 e 51-80.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Obrigado pela informação .... e mostra que pelo menos a sul o mês mais chuvoso do ano era o mês de Março ....

Noto certas particularidades dos dados avançados .....
1) O mês de Março era o mais chuvoso do ano;
2) Existia uma muito maior uniformidade da precipitação entre Outubro a Março;
3) Olhando aos máximos diários constato que já nessa altura existia o regime torrencial como possível foco das precipitação na região do Algarve, e não só. Assim sendo não me parece de todo que o regime torrencial tenha aumentado com as supostas alterações climáticas;
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Por acaso estava curioso quanto à estação de Portalegre, antes de 1941 penso que se situava em Campo Maior, daria para confirmar isto, StormRic? Era interessante ver algumas normais de antes dessa data.
 
  • Gosto
Reactions: actioman

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Obrigado pela informação .... e mostra que pelo menos a sul o mês mais chuvoso do ano era o mês de Março ....

Noto certas particularidades dos dados avançados .....
1) O mês de Março era o mais chuvoso do ano;
2) Existia uma muito maior uniformidade da precipitação entre Outubro a Março;
3) Olhando aos máximos diários constato que já nessa altura existia o regime torrencial como possível foco das precipitação na região do Algarve, e não só. Assim sendo não me parece de todo que o regime torrencial tenha aumentado com as supostas alterações climáticas;

Concordo com essas conclusões para o período 31-60. Março era em média mais chuvoso devido à sua estabilidade inter-anual, tem o coeficiente de variação mais baixo de todos os meses, seguido de Novembro, mas isto só para o período 1931-1960. Na série de 85 anos do Estudo Hidroclimatológico, Março está em quinto lugar entre os meses mais chuvosos, sendo o primeiro lugar partilhado com valores muito próximos entre si por Novembro, Dezembro e Janeiro. Ao comparar agora os valores com a tábua XXVIII, em que o período usado é 1941-70, Março aparece em quarto lugar. Conclui-se que a década dos anos trinta teve uma preponderância de chuvas em Março notável.
Em tempos analisei a série de valores mensais na sua totalidade, vou procurar esse estudo. Se bem me lembro uma característica que emergia era a grande variabilidade interanual do padrão de distribuição mensal e que só na série muito longa estabilizava, obviamente, ou seja, o conceito de ano normal dificilmente podia ser aplicado, eram raros os anos com um padrão de distribuição semelhante ao do ano médio.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Por acaso estava curioso quanto à estação de Portalegre, antes de 1941 penso que se situava em Campo Maior, daria para confirmar isto, StormRic? Era interessante ver algumas normais de antes dessa data.

Sim, com efeito Portalegre antes de 1960 só teve direito a um posto udométrico. Aqui estão as normais de precipitação desse posto:
USvekuh.jpg

Não figura sequer nas Normais 1921-50.

Campo Maior funciona desde 1860!
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e actioman