Normais Climatológicas

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Não sei se é do conhecimento dos membros aqui do fórum, mas quem não sabe fica a saber agora, todos os concelhos de Portugal (incluindo Madeira e Açores) têem normal climatológica em termos de temperatura, de precipitação é que não existe.

Quem tiver interessado, é só pedir por MP e darem o vosso e-mail, mas peçam com calma que é para não perder-me. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Normais climatológicas 1971/2000 de Estremoz e Serpa:

Estremoz

17139740_88WQb.jpeg


Serpa

17139741_SGUz5.jpeg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois parece que a média das máximas não passa dos 28,8 ºC em Estremoz, e por isso para terem uma média de 28,8ºC tanto podem ter 38ºC como podem ter 20ºC.
Será que já chega ??

EDIT: Nos casos de Julho e Agosto isso já não acontece, o tempo é muito mais homogéneo, para melhor se perceber o que estou querendo dizer, comparem os extremos de temperatura com a média das máximas em cada mês do ano !
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
:facepalm:

Pois parece que a média das máximas não passa dos 28,8 ºC em Estremoz, e por isso para terem uma média de 28,8ºC tanto podem ter 38ºC como podem ter 20ºC.
Será que já chega ??

Desculpe, Aurélio, mas está a induzir erros de cálculo. Está enganado porque simplesmente quando a temperatura máxima é de 38 ºC, então a média fica acima dos 28,8 ºC; o mesmo acontece quando a temperatura máxima é de 20 ºC, então a temperatura média fica abaixo dos 28,8 ºC.

Por favor, apresente os seus argumentos utilizando dados correctos e linguagem educada.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
:facepalm:



Desculpe, Aurélio, mas está a induzir erros de cálculo. Está enganado porque simplesmente quando a temperatura máxima é de 38 ºC, então a média fica acima dos 28,8 ºC; o mesmo acontece quando a temperatura máxima é de 20 ºC, então a temperatura média fica abaixo dos 28,8 ºC.

Por favor, apresente os seus argumentos utilizando dados correctos e linguagem educada.

Sim houve um erro nos cálculos. Se tivermos uma temperatura máxima na ordem dos 36,8ºC (+8ºC), então também será normal termos uma temperatura de 20,8ºC (-8ºC), que daria a mesma média de 28,8ºC. Usando décimas já ficam correctos.
Com erro ou sem erro, o objectivo é simplesmente mostrar a variabilidade climática do mês de Junho, e observando os extremos registados e comparando com a média percebe-se claramente que este mês é de grande variabilidade climática ao contrário de Julho e Agosto !
É isso que as pessoas têm insistido em mostrar a voçês !

Obviamente se temos uma média mensal de 28,8ºC e falo de temperaturas de 38ºC ou 20ºC estou falando em registos diários, como deveria ser evidente para não me estar a repetir ...

Por exemplo um mês de 30 dias, posso ter 15 dias com 20,8ºC e outros 15 dias com 36,8ºC, tão simples quanto isso que no final do mês a média das máximas seria de 28,8ºC !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Relativamente aos meus dados (não oficiais), as diferenças de temperatura são relativamente pequenas e praticamente coincidentes em alguns casos. :thumbsup:

Não referes a fonte dos dados… :lmao:

meteo_etz.JPG

A fonte é UALG/IPMA/ISEL, para ser mais explícito possível, estas normais são usadas nos certificados energéticos para as casas e para a instalação dos painéis solares daí os valores referentes à radiação solar e são referentes à normal climatológica 1971-2000 e estão inseridas numa base de dados dum programa que o ISEL criou e tive acesso a esse programa através da UALG.
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Não sei se é do conhecimento dos membros aqui do fórum, mas quem não sabe fica a saber agora, todos os concelhos de Portugal (incluindo Madeira e Açores) têem normal climatológica em termos de temperatura, de precipitação é que não existe.

Quem tiver interessado, é só pedir por MP e darem o vosso e-mail, mas peçam com calma que é para não perder-me. :lol:

Boas Algarvio1980,

Só agora é que vi o teu post, arranjas-me para Mafra e Cascais, se faz favor?

:thumbsup:
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Aproveito o tópico para apresentar dados que permitam caracterizar melhor o cllima de Estremoz (dados que começam a ganhar consistência, uma vez que abrangem já um período de tempo superior a sete anos).
Para já alguns dados sobre temperaturas... a precipitação fica para mais tarde :D

ETZ1.JPG


ETZ2.JPG


ETZ3.JPG


Quem utilizar estes dados agradeço que façam um link para o meu blogue ... ;)

http://gerotempo.blogspot.pt/



É sempre bom recolher os erros; só lhe que pode ficar bem :thumbsup:

Posso considerar o trabalho meritório, não concordo é que se fale em caracterização do Clima de Estremoz...a OMM considera como período mínimo (para a caracterização do clima de uma região) um período de 30 anos. É por estas e por outras que todos os anos se fala em alterações do clima....temos de ter referenciais passíveis de comparação e perceber que o clima não se compadece com a escala temporal das nossas vidas.
 
  • Gosto
Reactions: Dan e Gerofil

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Deixo aqui um resumo das temperaturas mínima, máxima e média, com base nos resumos diários da observação de superfície do IPMA, relativos ao mês de Junho de 2014, em três estações do norte de Portugal: Montalegre (1005m); Lamas de Mouro - P. Ribeiro (880m); Carrazêda de Ansiães (715m). São três estações do IPMA que, na falta de dados, gostaria de caracterizar e ficar a conhecer melhor. Espero que esteja tudo do vosso agrado :thumbsup:

xfiXmyI.png


Notas:
1. Os dados da estação de Lamas de Mouro referentes aos dias 7 e 8 são muito duvidosos... (infelizmente não os confirmei na informação horária alfanumérica disponibilizada pelo IPMA). Contribuiram, por defeito e excesso, para a média mensal.
2. A vermelho, os dados não disponibilizados pelo IPMA no mapa dos resumos diários. Estes foram recolhidos na informação horária alfanumérica disponibilizada pelo IPMA.
3. Interessantíssimas as temperaturas mínimas do dia 10: Lamas de Mouro (0,9ºC) e Montalegre (1,4ºC); Carrazêda de Ansiães terminou o mês com 2,2ºC. Lamas de Mouro com 2,1ºC no dia 30 é uma grande surpresa para mim :surprise:

Bem, em breve colocarei a tabela referente a Julho :thumbsup:

Cumprimentos.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e Dan

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Deixo aqui um resumo das temperaturas mínima, máxima e média, com base nos resumos diários da observação de superfície do IPMA, relativos ao mês de Junho de 2014, em três estações do norte de Portugal: Montalegre (1005m); Lamas de Mouro - P. Ribeiro (880m); Carrazêda de Ansiães (715m). São três estações do IPMA que, na falta de dados, gostaria de caracterizar e ficar a conhecer melhor. Espero que esteja tudo do vosso agrado :thumbsup:

Bom trabalho Cadito.:thumbsup:
Já algum tempo que sigo com particular interesse os dados de Carrazeda.
Essas três estações têm uma coisa em comum, estão instaladas em locais onde ocorrem inversões.
 
  • Gosto
Reactions: Cadito

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Resumo das temperaturas, com base nos resumos diários da observação de superfície do IPMA, relativos ao mês de Julho de 2014.

Os números a vermelho são os dados não disponibilizados pelo IPMA no mapa dos resumos diários. Estes foram recolhidos na informação horária alfanumérica disponibilizada pelo IPMA.

Cumprimentos.

02iRCrL.png
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Resumo das temperaturas, com base nos resumos diários da observação de superfície do IPMA, relativos ao mês de Agosto de 2014.

Os números a vermelho são os dados não disponibilizados pelo IPMA no mapa dos resumos diários. Estes foram recolhidos na informação horária alfanumérica disponibilizada pelo IPMA.

Cumprimentos.

Rj4TxM2.png


Estou para ver os dados nos meses mais frios,carrazeda vai liderar com boa vantagem,isto falando nas t.minimas.

Para já tem levado uma grande banhada da estação de Lamas de Mouro :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Dan e jonas_87