Nuvens nacreosas na Islândia

Tópico em 'Internacional' iniciado por irpsit 4 Jun 2011 às 15:37.

1. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Entre Mortágua e Tondela
    Acho que ainda não tinha partilhado aqui.

Das muitas coisas belas que experienciei na Islândia, uma delas foi o show de nuvens nacreósas, quando cheguei ao país a 4 de Janeiro de 2011.

Foi um show estonteante, fantástico. Algo que nunca tinha visto.

E no melhor cenário. Um dos cenários mais alieanígena para ver um show destes. Estava na Blue Lagoon, uma lagoa vulcânica de cor azul-leitosa, rodeado por campos de lava avermelhados, num dia gelado em Janeiro.

Isto antes de o sol nascer ao meio-dia, dentro de uma lagoa com 40ºC, e com temperaturas lá fora a rondar os -6ºC e um vento muito forte de norte. As fantásticas nuvens coloridas pareciam óleo derramado no céu. Algo surreal tendo em conta o cenário.

Ao final da tarde desse dia, o show continuava, surpreendendo os habitantes de Reykajvik (as nuvens nacreosas normalmente só são visiveis da Antártica - creio que o último show cá foi em Fevereiro de 2005) Fotografia abaixo tirada por volta das 16h (após o pôr-do-sol - o dia em início de Janeiro dura apenas 4-5 horas)

Collapse Signature Expand Signature
  2. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
  3. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Não conhecia este tipo de nuvens, as fotos estão fantásticas:thumbsup:

4. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    Lindíssimas sem sombra de dúvida! :surprise:

Não as conhecia era pelo nome que as chamas :unsure:. O nome em português que conheço é: "Nuvens Nacaradas" ou "Estratosféricas Polares".

Nas fotografias não se vê bem, mas o efeito pérola ou nacarado (dai o nome) é realmente de outro mundo!

Deve ter sido realmente uma experiência única irpsit! :thumbsup:

Eu há uns anos, penso que em 2007 ou 2008 (não sei precisar a data concreta), já ao fim do dia vi uma nuvem em tudo semelhante a estas. Tinha várias cores e o céu apresentava-se limpo, apenas existia essa tal nuvem que parecia um arco íris de cores. Eu e a minha esposa presencia-mos aquela beldade durante uns 3 minutos e era um deleite visual! Não tinha era máquina à mão e foi uma pena! :(

A única nota negativa é o facto de as teres guardadas há tantos meses, sem a partilhares aqui com a malta da meteo :p :D

Abraço e obrigado!! :thumbsup:

PS - Encontrei este post antigo, onde se fala destas nuvens e sobre uma notícia dum jornal espanhol, que dava a possibilidade de se virem a ver na P. Ibérica em 2008:

5. Knyght

Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Mai 2009
    Local:
    Madeira - Funchal
    Brutal, crias inveja a este pessoal tudo :)

6. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Entre Mortágua e Tondela
    O que tu viste, actionman, foram irridiscências.
    Eu esclareci num outro tópico a diferença duma irridiscência (visivel sempre de dia, em qualquer altura do ano e qualquer zona do globo) e as nuvens nacaradas (somentes visiveis das zonas polares e no inverno, somente visiveis antes do amanhecer e depois do anoitecer)

A explicação passo a citar em baixo:

7. actioman

actioman
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Elvas (~300m)
    Foi isso mesmo irpsit! :w00t:

Obrigado pela explicação! Foram essas sim senhor! E foi ao final do dia, estava o Sol a iniciar o seu ocaso! ;)

Quanto às nacaradas, eu pelo que andei a ler, também aparecem em zonas de mais baixa latitude. Em Inglaterra, há vários relatos, agora se não serão as iridiscentes... pois isso não sei!

#7 actioman, 7 Jun 2011 às 00:21
    Última edição: 17 Jun 2011 às 15:41
  8. AndréFrade

AndréFrade
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Jun 2009
    Local:
    Montijo
    Muito bom irpsit..