O cometa ison está ai.

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Muito obrigado godzila! :thumbsup:

Assim que puder vou-me aventurar na astro-fotografia, que sempre achei algo muito interessante!
Também tenho as mesmas condicionantes que indicas e até já tinha tentado com outros softwares, mas nunca achei o resultado final digno de continuar, no entanto esta tua foto está muito boa.
O problema das isos elevadas é o ruído que as fotografias apresentam. A minha máquina nesses valores é para esquecer, mas vou tentar com outros mais baixos e logo vejo o resultado.

Abraço.
 


godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Arrisca com o ISSO no máximo, tenta fotografar a nebulosa de andrómeda na constelação do caçador, ela é bem visível a partir das 22 horas tira no mínimo 10 fotos e tenta processá-las no registax. Quanto maiores as fotos, mais lento será.
Eu tirei fotos apenas a 3mp se for a 14 demora uma eternidade.
O registax tem algumas pancadas e pode dar-lhe para não funcionar, isto deve-se ao tamanho das fotos, ao seu formato e ao seu nome, nunca fiquei com nenhuma foto por processar, mas já tive fotos que me deram muitas dores de cabeça.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite! :) Para onde é que eu tenho de olhar para encontrar o dito cometa?
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Mais uma noite mal dormida para tentar fotografar o ison, o que começou mal com o céu nublado acabou com uma oportunidade de fotografar o astro, está nitidamente mais brilhante, e com uma ténue cauda só visível na foto depois de muito processada

jhq8.jpg


Esta foto é composta por 60 fotografias de 1 segundo de exposição e 6400 de ISO
apresenta mais ruido que a primeira devido ao contraste estar mais puxado para revelar a cauda.
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O ISON está neste momento a magnitude -1, o que não é nada de extraordinário.

No entanto, o seu brilho está a aumentar muito rapidamente. Portanto eu estimo que amanhã possa estar qualquer coisa a volta de -8 a -12 (intervalo entre -5 a -15). Ou seja, se não fosse tao perto do Sol, seria visivel a olho nu de dia.

Com muita muita sorte, se tiver bastante brilhante, poderia ser possivel ver parte da cauda, ao nascer do sol, a partir de amanha.

E parece boa a hipotese de nos sair com brilho suficiente para se tornar num cometa fantástico daqui por uns dias.