O «maior nevão da década» na Serra da Estrela ?

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Vince 30 Dez 2008 às 01:16.

  1. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Variados órgãos de comunicação social referiram-se nos últimos dias ao "maior nevão da década" na Serra da Estrela. Como não consigo encontrar pormenores fidedignos sobre o assunto, as notícias são vagas quanto a isso, e após algumas conversas com outras pessoas, estou com algumas dúvidas sobre essa ocorrência.

    Qual a vossa opinião ? De onde surgiu essa notícia e foi baseada/fundamentada em quê ? Em nenhuma notícia consegui perceber qual a fonte dessa informação.
     
  2. Fil

    Fil
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    3,830
    Local:
    Bragança
    Não é preciso ir muito atrás no tempo para encontrar um nevão maior que este último nesta década. Em finais de Fevereiro de 2006, mais concretamente entre os dias 18 e 26, terão caído mais de 50 mm de precipitação em forma de neve na estação das Penhas Douradas a 1400 m. Do dia 19 a 28 a estação não debitou sequer dados para fora provavelmente devido à neve. A precipitação total desse mês foi de 116,1 mm, sendo que a maioria desta caiu na entrada fria de final do mês que também deixou muita neve em outros locais do país (no Gerês por exemplo).

    Nesta situação não terão caído muito além de 20 mm de neve. Eu gostava de saber quem divulgou esta informação à comunicação social. Se foi a Turistrela, já todos podemos adivinhar as intenções.
     
  3. iceworld

    iceworld
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Dez 2007
    Mensagens:
    1,051
    Local:
    coimbra ( 85m )
    Nitidamente tem havido da parte de alguns media a intenção de empolar e dar grande visibilidade ás condições meteorológicas nomeadamente na Serra da Estrela, com vista ao turismo que ai se desloca.
    Até aqui tudo bem, agora a partir do momento em que isso já significa não reportar os factos verdadeiros, e sim uns extrapolados factos que não têm fundamento nenhum...:nono:
    Ainda esta semana falei com um amigo da Serra que conhece todos os seus recantos e encantos tanto de Inverno como de Verão. Ele tem casa na serra e disse-me que no episódio Helena a neve era muita e que teve que abrir caminho com pá para entrar em casa.Daí a ser o maior nevão da década........................................................................................................inda vai uma distância.
     
  4. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    4,547
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Não foi nesta década mas por volta de 1997.. Um nevão monumental! Qualquer dia posto algumas da neve que já apanhei algures por aí.
    Foi em janeiro e o tempo após essa queda de neve ficou límpido, sem nuvens por 2\3 semanas.
    Passei a lagoa comprida e quando apanhei o planalto: trânsito fechado para limpeza de neve. Parei o carro e fui a pé uns 2 quilómetros em linha recta até à estação de esqui (pequenina na altura) - não havia morros, não havia nada a a não ser metros e metros de altura de neve compacta pelo que foi melhor sair da estrada e seguir pelo meio da montanha até à estação. FANTÁSTICO...
    Os limpa-neves andavam em acção e tinham uma altura de neve de lado de cerca de 5\6 metros - progrediam lentamente...
    A estarada da montanha esteve fechada cerca de 3 semanas até os limpa-neves desobstruirem a mesma. Foi o maior nevão que me lembro (desde que conheço os montes hermínios - nome mais apropriado para a serra de estrela e que lhe dá carisma.
    Esta década terá sido o de 2006:thumbsup:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  5. ppereira

    ppereira
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    18 Dez 2007
    Mensagens:
    327
    Local:
    Lisboa/Guarda
    penso que o melhor comentário a essa citação é "sem comentários"
     
  6. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,248
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
    Não terá sido o maior nevão ao nível das cotas baixas?

    Fiquei com a impressão que desta vez, na região da Covilhã, nevou a cotas mais baixas do que na Helena. Apesar de pouca, parece que a neve agora caiu por todo o lado nessa região, ou estou enganado?:confused:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  7. ACalado

    ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Fev 2006
    Mensagens:
    2,945
    Local:
    Covilhã 750m
    a nível de cotas foram sem dúvidas mais baixas nevou a 200m em localidades como o (teixoso, canhoso) agora acumulação razoável so a partir do meio da cidade para cima (500m), quanto ao maior nevão da década afirmo se não foi andou la próximo pois uma década tem 10anos que neste caso conta desde 2000 até 2010 se excluirmos o nevão do Carnaval de 1991 na década de 90 este foi bastante intenso ;)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  8. snowstorm

    snowstorm
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    24 Nov 2008
    Mensagens:
    141
    Local:
    Lisboa (VfX)
    Olá!
    Estive todos estes dias no norte do país incluindo serra da Estrela no dia "D".
    Confesso que fiquei desiludido. Desta vez cheguei mais ao alto antes de encontrar os agentes da autoridade a cortar a estrada, passei por Sabugueiro e subi um pouco e depois não foi possível passar.
    Nesse mesmo dia ouvi nas notícias que tinha sido o maior nevão. Onde eu cheguei era chuva misturada com neve e um vento muito forte (daí na altura pensar que a serra estava fechada pelo vento e não neve:rain:).
    Das duas uma, ou existira interesses por trás de tudo isto por causa da passagem de ano ou as notícias deixaram à muito de se acreitar.
    Alguém tem dados deste fim-de-semana?
    Cumprimentos e votos de um bom 2009:w00t:
     
  9. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    É tudo muito a olhómetro, não acredito muito que andem para aí a divulgar os registos ás 3 pancadas :angry: nem a própria Turistela sabe.
     
  10. ACalado

    ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Fev 2006
    Mensagens:
    2,945
    Local:
    Covilhã 750m
    Do Sabugueiro a torre ainda existe uma grande diferença de metros o que em termos meteorológicos significa chuva ou neve, se foi no dia 27 com certeza que a estrela estava cortada por causa da forte queda de neve pois de aqui na covilha nevou durante todo o dia mal era que na torre não nevasse ;)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  11. cova beira

    cova beira
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Dez 2008
    Mensagens:
    442
    Local:
    covilha
    spiritmind ainda m vais explicar onde ouviste dizer que o teixoso e canhoso estao situados a uma cota de 200 metros
     
  12. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    6,687
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)

    Segundo o Google Earth o Teixoso fica aproximadamente a 550m de altitude e o Canhoso fica sensivelmente a 480m;)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  13. cova beira

    cova beira
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Dez 2008
    Mensagens:
    442
    Local:
    covilha
    na minha opiniao foi um nevao de pouca relevancia lembro me em 2005 ao nivel das cotas terem sido exatamente as mesmas


    em 90,91,92,93,94,95,97 isso sim eram nevoes que de um momento para o outro deixaram de cair aki em baixo ,lógico que na parte mais alta da cidade caem quase todos os anos visto se situar a 800 metros
     
  14. cova beira

    cova beira
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Dez 2008
    Mensagens:
    442
    Local:
    covilha
    isto para nao referir os anos 80
     
  15. PedroNTSantos

    PedroNTSantos
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Dez 2008
    Mensagens:
    322
    Local:
    Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
    É preciso retirar todo o exagero com que os órgãos de comunicação social se referem aos fenómenos meteorológicos; é sempre o "maior nevão, a "maior seca", a "maior cheia", etc.

    Isto já para não falar de algumas reportagens que mais parecem anúncios publicitários a empresas privadas que exploram hóteis e outras estruturas turísticas na Serra da Estrela. Mas isso são outras histórias...

    Este terá sido, quando muito, o nevão mais generoso em cotas baixas desde o início da década; nevou em boa parte do concelho da Covilhã, incluindo zonas a pouco mais de 400 m (como o Canhoso) e mesmo no Sul do concelho: ver imagens de blogues de Sobral de S. Miguel e S. Jorge da Beira.

    Ao nível da Serra da Estrela teríamos que nos guiar pelos dados de estações meteorológicas do IM, como a das Penhas Douradas. Mas, claramente, este não estará entre os maiores em termos de quantidade de precipitação ou mesmo no número de dias.

    P.S. - O maior nevão de que tenho memória na Serra da Estrela terá ocorrido algures por volta de 1995 ( se não foi em 95 terá sido, quando muito, em 94 ou 96). A estrada para a Torre esteve fechada várias semanas, o que provocou a ira dos comerciantes.
    O número de dias de neve e a quantidade de precipitação foi colossal! Nas Penhas da Saúde, há relatos de as pessoas ficarem ao nível das casas ilegais de zinco que por lá deixaram construir.
    Eu tenho fotografias tiradas no início de Março desse ano, numa altura em que a estrada para a Torre estava ainda encerrada desde Janeiro e com o Lago Viriato, que abastece a Covilhã, ainda completamente gelado à superfície.
     

Partilhar esta Página