O «maior nevão da década» na Serra da Estrela ?



Quantum

Cirrus
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Lisboa
Se não gostam de Portugal podem sempre emigrar.... :rolleyes::inocente:

Não disse que não gostava, longe disso lol
Apenas que não compreendia essa excitação pela Serra da Estrela quando se podia ter muito melhor qualidade não muito longe daqui.. e essa turiestrela só vê dinheiro à frente; nada de qualidade e/ou segurança.
E sinceramente, pelas fotos acho o gerês muito mais giro que a Serra da Estrela.. embora não tenham tanta neve, ok. Mas se é só para ver a neve..

De qualquer maneira o publico.pt lançou agora uma infografia com a neve na Serra da Estrela.. [pelo menos penso que só lançou agora porque nunca tinha visto antes..]
Encontra-se em: http://static.publico.clix.pt/docs/sociedade/neveserraestrela/
 

Sirilo

Cumulus
Registo
10 Dez 2008
Mensagens
141
Local
Omnipresente
Essa Turiestrela já irrita um bocado... Querem o monopólio daquilo tudo mas não querem saber da segurança das pessoas que lá passam, só vêm dinheiro à frente, desperdiçado ou não. Vamos lá ser sinceros: como estância de esqui, a Serra da Estrela não vale minimamente nada. Neve húmida simplesmente não presta para esqui; só serve para fazer bonecos de neve mais nada.
Por isso quando se vê aquelas fotos de neve com não sei quantos metros de altura na Serra da Estrela, isto é mais devido à quantidade de água.. e a qualidade dela para prática de esqui é péssima!!
Sendo assim, alguém se importa de me explicar o que é que os portugueses vão fazer à Serra da Estrela? É só ver a neve mais nada? O dinheiro que gastam no caminho e/ou hoteis de lá só para ver neve, estavam muito mais bem gastos numa estância de esqui "a sério" em Espanha, que nem estão assim tão longe, onde viam neve e ainda podiam fazer esqui a sério. Sierra Nevada por exemplo, os preços não são assim tão proibitivos quando comparados com a Serra da Estrela. A neve lá costuma ser húmida, sim.. mas ao menos têm máquinas para cobrir com neve seca artificial.
Não vale a pena irmos à Serra da Estrela "só porque é a serra portuguesa mais conhecida" ou isso.. Já temos a sorte de termos o clima que temos quando comparado com a Europa Central; não se pode ter tudo.

Eu sou serrana. Amo a minha serrinha, mas tudo o que por ti foi dito eu concordo plenamente. A serra da estrela é linda! Tem sitios fantásticos e paisagens deslumbrantes. Algumas delas só acessiveis a pé. Tem uma diversidade de flora e fauna consideravel, nela nascem 2 rios importantissimos para o obastecimento de água de muitas populações. Tem aldeias e vilas muito bonitas.
O problema da serra é realmente a neve, ou melhor, os senhores que exploram a neve e a publicitam desmesuradamente. A "minha" serrinha recebe todos os anos toneladas de lixo proveniente do turismo. Milhares de pessoas que usam os wc que se localizam na torre desconhecem que o esgoto se encontra a céu aberto a drenar para os solos que alimentam as ribeiras. Milhares de carros expelem para este ar tão puro grandes quantidades de CO2. Foi criada uma relação serra da estrela-neve-torre-estância de esqui, nada mais para além disso. Existem os hoteis resorts que exploram a serra numa suposta "aldeia de montanha" com casas completamente descaracterizadas, sem qualquer história e muitas delas construidas de forma ilegal. Ficam esqueçidas as pequenas aldeias e vilas situadas no coração da serra da estrela que não recebem nem beneficiam de um tostão proveniente do turismo, afectadas grandemente pelo desemprego e desertificação.
Quando vierem visitar a serra da estrela pensem neste cenário. Um local que poderia ser um pequeno paraíso recheado de riquezas ambientais e culturais, é ao invés, uma espécie de monopólio com o unico interesse de fazer dinheiro e mais dinheiro para servir apenas a um só.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Eu sou serrana. Amo a minha serrinha, mas tudo o que por ti foi dito eu concordo plenamente. A serra da estrela é linda! Tem sitios fantásticos e paisagens deslumbrantes. Algumas delas só acessiveis a pé. Tem uma diversidade de flora e fauna consideravel, nela nascem 2 rios importantissimos para o obastecimento de água de muitas populações. Tem aldeias e vilas muito bonitas.
O problema da serra é realmente a neve, ou melhor, os senhores que exploram a neve e a publicitam desmesuradamente. A "minha" serrinha recebe todos os anos toneladas de lixo proveniente do turismo. Milhares de pessoas que usam os wc que se localizam na torre desconhecem que o esgoto se encontra a céu aberto a drenar para os solos que alimentam as ribeiras. Milhares de carros expelem para este ar tão puro grandes quantidades de CO2. Foi criada uma relação serra da estrela-neve-torre-estância de esqui, nada mais para além disso. Existem os hoteis resorts que exploram a serra numa suposta "aldeia de montanha" com casas completamente descaracterizadas, sem qualquer história e muitas delas construidas de forma ilegal. Ficam esqueçidas as pequenas aldeias e vilas situadas no coração da serra da estrela que não recebem nem beneficiam de um tostão proveniente do turismo, afectadas grandemente pelo desemprego e desertificação.
Quando vierem visitar a serra da estrela pensem neste cenário. Um local que poderia ser um pequeno paraíso recheado de riquezas ambientais e culturais, é ao invés, uma espécie de monopólio com o unico interesse de fazer dinheiro e mais dinheiro para servir apenas a um só.

Por causa de algumas das situações referidas é que eu só passeio pela Serra no Verão, porque no Inverno somente lá vou quando tenho visitas que pedem para o fazer...
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Sendo assim, alguém se importa de me explicar o que é que os portugueses vão fazer à Serra da Estrela? É só ver a neve mais nada? O dinheiro que gastam no caminho e/ou hoteis de lá só para ver neve, estavam muito mais bem gastos numa estância de esqui "a sério" em Espanha, que nem estão assim tão longe, onde viam neve e ainda podiam fazer esqui a sério. Sierra Nevada por exemplo, os preços não são assim tão proibitivos quando comparados com a Serra da Estrela. A neve lá costuma ser húmida, sim.. mas ao menos têm máquinas para cobrir com neve seca artificial.
Não vale a pena irmos à Serra da Estrela "só porque é a serra portuguesa mais conhecida" ou isso.. Já temos a sorte de termos o clima que temos quando comparado com a Europa Central; não se pode ter tudo.

Eu fui à Serra da Estrela, passei lá duas noites, quarta e quinta, numa altura em quase andávamos sozinhos pela Serra. E uma coisa te garanto: Não fiz nem pretendi fazer esqui. Fui só para ver neve? Não, fui mais para ver as belas paisagens da Serra com neve, e nesse aspecto, fui completamente concretizado. Aliás, garanto-te que para mim, apesar de ter sido espectacular ver as impressionantes alturas de neve (que não acho serem maiores por a neve ser mais húmida, pois pelo contrário a neve sendo mais compacta ainda diminui a sua altura) o local mais feio da Serra é mesmo a Torre, para onde quase todos os portugueses se dirigem. A Serra da Estrela é muito mais do que a Torre, onde temos uma paisagem inóspita, normalmente vento e nevoeiro (desta vez foi excepção) e a neve é mais húmida (sim, a cotas mais baixas a neve já tem outras características). Os inúmeros covões, o poço do inferno, a imensidão do planalto da Nave Sto António coberta de neve, o Vale do Zêzere, as Penhas Douradas e muitos outros sítios que não tive oportunidade de visitar, já são bonitos de se ver sem neve... com neve então, vislumbrei paisagens nestes locais ainda melhores. Por isso, fui à Serra da Estrela, não por ser a mais conhecida, ou por ter umas fracas estâncias de esqui (mesmo que fossem boas, queria lá saber), únicas em Portugal, e ao contrário do que dizes, valeu muito a pena visitar a Serra naqueles dias.

Cumprimentos, Jorge
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Na minha opnião penso que se devia limitar o acesso de automóveis ao Maciço Central. Ou então haver um sistema de portagens, em que o dinheiro obtido fosse utilizado para a manutenção do Parque Natural...