O pânico do Verão inexistente

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Eu pessoalmente não me importo nada com estes dias mais frescos, não me importava até que chovesse um pouco como aconteceu há poucos dias, mas para o pessoal que quer praia compreendo que seja frustrante esta falta de calor...

VIVA O VERÃO:cold::rain::w00t:

Eu também não me importo que o verão esteja a ser como está, mas faz bem e até gosto de por exemplo 1 semana de calor com temperaturas a cima dos 35ºC de vez enquanto (no verão claro).

Depois há aquele problema dos incêndios e das secas etc... mas é sempre assim...quando se queixam por um lado, se a coisa vira queixam-se do contrário.
 
Editado por um moderador:


meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Faço também parte dos que gostam do Verão com pouca nortada,ou pelo menos nortada normal.Este Julho tem sido anormal,não pelas temperaturas máximas frescas que se calhar estão pouco abaixo da média,mas pelas temperaturas minimas e pelo vento fortissimo. Já várias vezes aqui por volta da meia-noite tenho registado no carro 13ºC. :cold:
A nortada normal pelo menos aqui na zona Oeste( Torres Vedras) é de vento fraco/fraco a moderado de manhã e á tarde vento moderado/forte.Este mês de manha quase sempre logo vento moderado a forte e frio!De tarde vento forte a muito forte. Mais de 20 dias seguidos!!
Um mês desastroso para praia.
Gosto de Inverno com chuva e frio,Primavera com trovoadas,porque não querer calor no Verão?Cada estação é para se aproveitar,com o melhor que tem,e para mim a nortada não é com certeza. Prefiro nevoeiro,geada ou chuvisco.
Para quem gosta de nortada,va lá que a mereçe depois de ter passado uma Primavera escaldante,sem vento,fique lá com a nortada deste mês :lmao:


O Verão a sério,depois desta castigante pausa segue dentro de momentos! Próxima semana volta o calor..Vamos lá ver se em Agosto não entramos em compensações. :hehe::hehe:
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Mês de Julho é o mais frio dos últimos 27 anos
Vento e temperatura mais baixa dos últimos 27 anos em Julho deixam milhares sem praia e comerciantes prejudicados



A nortada, um vento frio que sopra do mar, e as temperaturas mais baixas em Julho dos últimos 27 anos estão a estragar as férias a milhares de portugueses. Aos turistas e aos comerciantes, conforme constatou o JN nas praias de Afife, Apúlia, Póvoa e Barra.


"O vento aliou-se à crise". O desabafo do hoteleiro da praia da Barra (Ílhavo) reflecte o boletim meteorológico e o estado de espírito de milhares que escolheram Julho para fazer férias na praia. As "nortadas", principais responsáveis pelas queixas, e as temperaturas abaixo da média vão continuar até meados da próxima semana (ver entrevista ao lado). O JN "fez", ontem, praia em quatro dos principais areais do Norte. Os últimos dias são para esquecer.

Ler mais na versão e-paper ou na edição impressa

JN
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Ainda faltam 8 dias para acabar este mês que serão também os mais quentes. Vamos acabar com anomalia negativa mas mais reduzida que a actual.

Se a seguir vier um Agosto semelhante ao do ano passado, voltará tudo à "normalidade". :rolleyes:
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
De facto, com os meus 37anos não me recordo de um mês de Julho assim como este. Ontem tive frio há noite na rua, não se circulava muito bem com o vento forte!

Já assisti meses de julho com chuva, mas logo recuperava.. Mas também não entro em pânico, há muito verão pela frente! Lembro-me de se atingir aqui 40C em Setembro! Por isso calma! :)

Acredito que faça parte do padrão do nosso clima, nada de mais portanto! Em castelo branco, temperaturas destas são um alívio, um descanso, não me queixo. Mas de facto, para andar na praia é mau! Mas não foi por isso que deixei de ir a Peniche ao mar, mesmo com chuvisco! :)

Por cá os incendiarios são uns sortudos! São apanhados, por vezes provocam mortes entre a população, bombeiros, estragam a vida das já empobrecidas pessoas deixando nada para comer, nem animais para tratar! Depois apresentam-se em tribunal e voltam para casa com apresentações periódicas no posto da gnr/psp durante o verão, e pronto, maravilha! Abram a pestana, é uma vergonha!


CASTELO BRANCO JULHO DE 2011

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=08570&ano=2011&mes=7&day=23&hora=6&min=0&ndays=30


CASTELO BRANCO JULHO DE 1997

1 16.2 18.9 13.8
2 15.8 21.4 11.2
3 15.3 21.8 8.8
4 17.7 24.4 10.8
5 21.7 28.8 15.0
6 21.7 26.9 17.2
7 26.1 32.6 18.0
8 24.6 31.8 20.3
9 23.4 30.0 14.7
10 21.2 27.7 14.7
11 22.0 31.0 13.7
12 24.8 32.7 17.0
13 24.9 32.3 18.9
14 24.2 31.2 20.2.....................1'0
15 18.6 24.2 16.2....................20'0
16 19.2 26.3 13.5....................11'9
17 24.0 29.7 18.0
18 25.7 31.9 19.2
19 27.0 33.3 20.2
20 27.6 34.6 21.2
21 24.0 30.2 15.7
22 20.3 27.3 13.7
23 20.7 27.9 15.4
24 23.9 31.7 16.9
25 27.9 35.3 21.0
26 30.7 37.2 23.7
27 29.0 36.3 21.5
28 30.5 36.0 22.4
29 29.5 35.5 22.8
30 29.3 37.0 22.8
31 29.8 36.9 23.0

TEMPERATURA MEDIA; 23'8ºC ...............PREC. 32'9 mm.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Isto está tão mal que até já põe a Clara de Sousa a explicar o que é a nortada durante 30s :lmao:

Praias de Aveiro quase vazias
As praias da região de Aveiro nunca estiveram tão vazias como este ano. Quem depende do Verão para ganhar a vida, diz que a culpa não é só da crise, mas do vento intenso que tem tornado impossível um bom dia de praia.

SIC Vídeo

Mês de Julho é o mais frio dos últimos 27 anos
Vento e temperatura mais baixa dos últimos 27 anos em Julho deixam milhares sem praia e comerciantes prejudicados

JN
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Isto está tão mal que até já põe a Clara de Sousa a explicar o que é a nortada durante 30s :lmao:

Praias de Aveiro quase vazias


SIC Vídeo

Mês de Julho é o mais frio dos últimos 27 anos


JN

Hoje andei pelo litoral alentejano, VN Milfontes, Porto Covo, Almograve, Sines... Para além de estar bastante fresco, abaixo dos 25ºC e de soprar algum vento, o que não acontecia bastante próximo da costa (Santiago do Cacém, Cercal) onde estava quentinho, as praias estavam relativamente vazias para um domingo no final de Julho. A única excepção era São Torpes, provavelmente devido à rejeição de água quente da termoeléctrica que faz subir a temperatura da água.

Acredito que quem viva do turismo balnear esteja a passar por um mau bocado, isto acrescido à crise que assola o país. Tudo tem vantagens e desvantagens, se por um lado está a ser um mês de Julho bastante calmo no que toca a incêndios, o turismo e a boa disposição da maioria das pessoas (eu sou uma das excepções, ando felicíssimo com este tempo) andam muito por baixo.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Hoje andei pelo litoral alentejano, VN Milfontes, Porto Covo, Almograve, Sines... Para além de estar bastante fresco, abaixo dos 25ºC e de soprar algum vento, o que não acontecia bastante próximo da costa (Santiago do Cacém, Cercal) onde estava quentinho, as praias estavam relativamente vazias para um domingo no final de Julho. A única excepção era São Torpes, provavelmente devido à rejeição de água quente da termoeléctrica que faz subir a temperatura da água.

Acredito que quem viva do turismo balnear esteja a passar por um mau bocado, isto acrescido à crise que assola o país. Tudo tem vantagens e desvantagens, se por um lado está a ser um mês de Julho bastante calmo no que toca a incêndios, o turismo e a boa disposição da maioria das pessoas (eu sou uma das excepções, ando felicíssimo com este tempo) andam muito por baixo.

Olha que o que tu dizes não é bem verdade! Estas a falar obviamente das pessoas que estão em férias mas a maioria das pessoas ainda tem os seus trabalhos e todos dizem que este ano o verão está a ser uma maravilha, pois que por esta altura o ano passado ja não se aguentava o calor... Portanto isso nunca se pode generalizar
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Na costa ocidental a praia no mês de Julho é sempre problemática pois é normalmente o pico da nortada, de resto, um dos mais importantes "genes" do nosso "DNA" climático dos Verões. Mas apesar disso, todos os Verões menos quentes ou mais frios, ou mesmo apenas umas semanas menos quentes, lá regressam estas histórias que se repetem Ad nauseam, com maior ou menos intensidade.


Mês de Julho - Normais 1971-2000

Cabo Carvoeiro
Média Tmax: 20,3ºC
Média Tmed: 18,3ºC
Média Tmin: 16,4ºC

Cabo da Roca
Média Tmax: 20,8ºC
Média Tmed: 18,2ºC
Média Tmin: 15,7ºC

Cabo de Sines
Média Tmax: 21,5ºC
Média Tmed: 19,1ºC
Média Tmin: 16,8ºC


Temperatura média mensal da água do mar à superfície, às 09z

sst.gif


Não estou com isto a dizer que o mês tem sido normal, não, mas volta e meia dá-me a impressão que Julhos destes mais desagradáveis são cíclicos, e como tal fazem parte também dos nossos regulares padrões. Noutro tópico sobre o Alentejo saltam à vista anos como 1983 ou 1997, mas terei que analisar dados de estações do litoral para ser mais correcto relativamente a este assunto.

Penso que a crise também tem bastante a ver com certo teor das reportagens que tem dado, não se esqueçam que normalmente as classes média-média alta e alta é que vão normalmente para o Algarve e estrangeiro, as restantes é que se ficam pelas praias mais próximas e mais baratas, e estando o tempo assim tão ventoso e a água tão fria, também não vão para lá fazer nada. E a estes juntam-se os "urbanos", que querem aproveitar o melhor que podem dos fins de semana enquanto trabalham durante a semana, e ficam naturalmente chateados com esta ventania. Até são esses que fazem mais barulho hehehe.

Em Agosto e Setembro melhorará, o que de resto é o normal na nossa climatologia e regime de nortada e anti-ciclone, o vento diminuirá e a água ficará mais quente, daqui até meados de Outubro. Há 20 ou 30 anos a larga maioria dos portugueses que podia passar férias na praia (que eram uma minoria) só o podia fazer em Setembro, que até é curiosamente afinal quando a água está mais quente.

Eu também pertenço ao clube dos que estão felizes com este tempo, mas compreendo a frustração das pessoas que estão de férias depois de um ano de trabalho e que só se podem ficar pelas praias mais próximas e económicas e o tempo está depois está assim.

Mas em abono da verdade, o mês de Julho ser muito agradável (calor, pouco vento e temperatura da água suportável que não "parta os ossos dos pés") nas praias da costa ocidental é muito mais raro em Julho do que frequente. Penso que as médias que pus em cima mostram um pouco isso.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Na costa ocidental a praia no mês de Julho é sempre problemática pois é normalmente o pico da nortada, de resto, um dos mais importantes "genes" do nosso "DNA" climático dos Verões. Mas apesar disso, todos os Verões menos quentes ou mais frios, ou mesmo apenas umas semanas menos quentes, lá regressam estas histórias que se repetem Ad nauseam, com maior ou menos intensidade.


Mês de Julho - Normais 1971-2000

Cabo Carvoeiro
Média Tmax: 20,3ºC
Média Tmed: 18,3ºC
Média Tmin: 16,4ºC

Cabo da Roca
Média Tmax: 20,8ºC
Média Tmed: 18,2ºC
Média Tmin: 15,7ºC

Cabo de Sines
Média Tmax: 21,5ºC
Média Tmed: 19,1ºC
Média Tmin: 16,8ºC


Temperatura média mensal da água do mar à superfície, às 09z

sst.gif


Não estou com isto a dizer que o mês tem sido normal, não, mas volta e meia dá-me a impressão que Julhos destes mais desagradáveis são cíclicos, e como tal fazem parte também dos nossos regulares padrões. Noutro tópico sobre o Alentejo saltam à vista anos como 1983 ou 1997, mas terei que analisar dados de estações do litoral para ser mais correcto relativamente a este assunto.

Penso que a crise também tem bastante a ver com certo teor das reportagens que tem dado, não se esqueçam que normalmente as classes média-média alta e alta é que vão normalmente para o Algarve e estrangeiro, as restantes é que se ficam pelas praias mais próximas e mais baratas, e estando o tempo assim tão ventoso e a água tão fria, também não vão para lá fazer nada. E a estes juntam-se os "urbanos", que querem aproveitar o melhor que podem dos fins de semana enquanto trabalham durante a semana, e ficam naturalmente chateados com esta ventania. Até são esses que fazem mais barulho hehehe.

Em Agosto e Setembro melhorará, o que de resto é o normal na nossa climatologia e regime de nortada e anti-ciclone, o vento diminuirá e a água ficará mais quente, daqui até meados de Outubro. Há 20 ou 30 anos a larga maioria dos portugueses que podia passar férias na praia (que eram uma minoria) só o podia fazer em Setembro, que até é curiosamente afinal quando a água está mais quente.

Eu também pertenço ao clube dos que estão felizes com este tempo, mas compreendo a frustração das pessoas que estão de férias depois de um ano de trabalho e que só se podem ficar pelas praias mais próximas e económicas e o tempo está depois está assim.

Mas em abono da verdade, o mês de Julho ser muito agradável (calor, pouco vento e temperatura da água suportável que não "parta os ossos dos pés") nas praias da costa ocidental é muito mais raro em Julho do que frequente. Penso que as médias que pus em cima mostram um pouco isso.

Vince, atenção que estás a referir médias de cabos, bem dentro do Oceano Atlântico (no caso que conheço melhor, o Cabo Carvoeiro).

Há cerca de duas décadas que passo parte de Junho e/ou Julho no Baleal (adoro o local e adoro os dias longos e noites curtas).

Por norma há nortadas de cerca 2/3 dias, com temperaturas muito estáveis (max/min: 20ºC/17ºC), apenas descendo a temperatura aos 15ºC em dias de vento nulo (após dia de vento fraco de NE ou SE onde as temperaturas máximas ultrapassam os 30º no caso que o vento esteja de SE).

No final de Julho e durante o mês de Agosto, com o aquecimento do interior do país, surgem os dias de neblina e nortadas com duração por vezes a uma semana.

O que se viveu foi nortada durante cerca de 3 semanas e de isso não tenho memória.

Também não tenho lembrança de um Verão tão seco no Baleal, que desde o início de Junho não deverá ter registado mais que 0,5/1mm de precipitação.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Toda a gente sabe que a nortada é normal na Costa Ocidental.
Mas neste ano é mais que compreensivel que haja imensa gente a queixar-se do vento.Não entram aqui a média das temperaturas para as pessoas.Para quem vai á praia interessa-se pelo vento.Estarem 40 km/hora de vento com 20ºC ou 30ºC é igual.Não dá para se estar na praia.
A nortada normal,que eu já tenho estado atento nos últimos anos por aqui é vento fraco/moderado de manhã,e depois à tarde ai sim,vento moderado a forte!
Claro há semanas de vento forte todo o dia,mas nunca mais de 15 dias como este mês! Não me lembro de tal coisa.
Noutros anos não compreendia queixas sobre a nortada,quando era vento apenas de tarde,e menos de 15 dias(nortada normal no nosso pais).Junte-se ao vendaval deste mês,as máximas no litoral mais baixas,e as minimas frias,e percebemos perfeitamente o barulho de quem vai de férias.

Digo mais uma vez,não me lembro de um mês tão ventoso de Verão.E não penso ser memória curta,quem desminta a anormalidade deste mês tem é memória demasiado longa. :p
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Digo mais uma vez,não me lembro de um mês tão ventoso de Verão.E não penso ser memória curta,quem desminta a anormalidade deste mês tem é memória demasiado longa. :p

A minha memória será das mais longas dos membros do nosso Fórum:D.

E aqui chamo a atenção para a "qualidade" da nortada. O que quero dizer, é o seguinte:

Em anos distantes, a nortada fazia a sua aparição por volta das 12h00, normalmente depois de algum nevoeiro matinal. E durava até às 19h00, perdendo intensidade e desaparecendo na noite;).

Pois nos nossos dias, quase que nos acorda pela manhã e só a altas horas se vai deitar... Daí a sensação da sua omnipresença!

As belas manhãs de praia, nos anos 70 e 80, permitiam permanecer quase sem vento no areal. De tarde, por vezes a música era outra, mas nessa altura a barriga estava cheia;).
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Episódio de vento moderado a forte durante o mês de Julho
2011-07-25 (IM)

Após um período de temperaturas elevadas e de vento fraco no final de Junho e início de Julho, uma alteração da situação meteorológica, a partir de dia 3 de Julho, originou no território do Continente descida das temperaturas e aumento da intensidade de vento, que passou a soprar moderado a forte em particular no litoral oeste, nomeadamente a partir de dia 17 de Julho, dia em que se registaram 74km/h em Lisboa e 56km/h em Setúbal, como valores máximos de rajada.

Uma grande diferença de pressão entre o Atlântico, com o anticiclone dos Açores intenso (valores da pressão superiores a 1035 hPa), e uma região depressionária na Europa Ocidental (uma depressão na região das Ilhas Britânicas associada à depressão térmica no interior da Península Ibérica), provocou esta situação de vento que ocorreu mais intenso no litoral do que no interior, pelo efeito de brisa marítima que intensificou o vento de noroeste, em especial durante a tarde.

O anticiclone dos Açores, que em condições normais de Verão deveria ter o seu núcleo principal a norte do arquipélago, teve-o ligeiramente a sul, posicionamento que permitiu ainda a passagem de ondulações frontais da corrente de oeste, que nesta época do ano deveriam atingir as latitudes mais a norte, e que acabaram por se dirigir para sul, influenciando o nosso país, sobretudo o norte, região onde se registou alguma precipitação.

Associada a esta situação meteorológica de vento registaram-se, até ao passado dia 20, em todo o território, à exceção da região do Algarve, nomeadamente no litoral oeste, temperaturas abaixo do normal para a época. Deve, contudo, salientar-se que desde 2000 já ocorreram 6 anos em que a média da temperatura máxima, em julho, foi inferior à normal do período de 1971-2000.

Entretanto, o vento intenso que se tem feito sentir no continente começou já a partir do último fim de semana a diminuir de intensidade, embora continuando a registar-se nortada moderada no litoral oeste durante a tarde. Prevê-se ainda maior enfraquecimento da intensidade do vento a partir da próxima quinta-feira, 28 de julho.

Esta diminuição deve-se a um ligeiro enfraquecimento do anticiclone localizado nos Açores e a uma alteração na posição, deslocamento para leste, e intensidade da depressão que se encontrava centrada nas Ilhas Britânicas.

Por seu lado, os valores da temperatura máxima começaram já a subir, prevendo-se que continue esta tendência para atingir valores superiores ao normal nos próximos dias.

Relativamente à temperatura da água da superfície do mar será de recordar que os valores médios para o mês, observados na costa ocidental entre 2002 e 2010, situam-se entre os 17 e os 18ºC, aumentando gradualmente de norte para sul. Na costa do Algarve, a temperatura média para o mesmo período tem variado entre os 21 e 23ºC, aumentando gradualmente para sotavento.

Este regime de temperaturas observou-se ao longo do início do mês de julho de 2011. No entanto, no início da segunda semana do mês de Julho, as temperaturas da superfície da água do mar observadas ao largo da costa continental, diminuíram gradualmente na ordem dos 2 a 3ºC na costa Norte. A mesma tendência verificou-se ao largo da costa Sul com uma diminuição de 4ºC, até ao dia 20.

Este facto deveu-se fundamentalmente à intensidade do vento, responsável pelo afastamento da costa das águas superficiais e forçando a ascensão de águas frias mais profundas, ricas em nutrientes, compensando o movimento das águas superficiais, para o largo.

No Boletim Climatológico referido ao mês de Julho, a editar em agosto, o Instituto de Meteorologia fornecerá informação mais detalhada sobre a situação meteorológica ocorrida neste período, com as apropriadas comparações climáticas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Gerei estes mapas baseado em reanálise, do período de 12 a 22 Julho 2011. Estas coisas não tem muita precisão, mas já dá para ficar com uma ideia e de facto as imagens falam por si. Mais tarde vou tentar encontrar um ano em que sucedeu algo idêntico.

1000mb Vector wind (m/s)

Média verificada
45132380.png


Climatologia 1981-2000
81949406.png


Anomalia face a 1981-2000
56887067.png