O pânico do Verão inexistente



1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Mês de maio quente e com onda de calor
2012-06-11 (IM)

O mês de maio, em Portugal Continental, foi um mês quente registando uma anomalia positiva na temperatura máxima de +2.28ºC, em relação ao normal.

É de salientar a ocorrência de uma onda de calor entre 9 e 17 de maio, que teve maior duração nas regiões do interior.

Em relação à precipitação, em Portugal Continental, em maio (73.2mm), este foi próximo dos valores normais 1971-2000 (71.2mm), em todo o território do continente, exceto nalgumas regiões do Norte, na Beira Baixa e na região de Lisboa e Setúbal onde este mês pode ser considerado como chuvoso.

A situação de seca meteorológica em Portugal Continental mantém-se, verificando-se no final de maio um agravamento da classe de seca extrema na região Sul. Assim a 31 de maio 2012, 44% do território encontrava-se em seca extrema e 30% em seca severa.

Mas certamente ja se esqueceram deste Maio e já estão aflitos que está frio, enfim povo portugues no seu melhor
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Perdoem-me todos os meteoloucos mas eu quero Verão.:mad: Ainda não sofro desse Síndrome mas quase. É que parece mesmo implicancia: cada vez que é 6ª feira ou véspera de feriado Zás! frio, vento, chuva, etc. Ok ainda não é Verão e por isso também, ainda, não entrei em panico. Mas quero não andar de chapéu de chuva e galochas em Agosto. Exijo sol, calor e pouco vento. Tenho os impostos em dia. No plea bargain!
:D
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Perdoem-me todos os meteoloucos mas eu quero Verão.:mad: Ainda não sofro desse Síndrome mas quase. É que parece mesmo implicancia: cada vez que é 6ª feira ou véspera de feriado Zás! frio, vento, chuva, etc. Ok ainda não é Verão e por isso também, ainda, não entrei em panico. Mas quero não andar de chapéu de chuva e galochas em Agosto. Exijo sol, calor e pouco vento. Tenho os impostos em dia. No plea bargain!
:D

Até podes querer Verão (e eu também;)!), mas nós estamos no final da Primavera, não em Agosto:p (e mesmo em Agosto este tempo, obviamente aí já algo frio, não seria de maneira nenhuma estranho).
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Perdoem-me todos os meteoloucos mas eu quero Verão.:mad: Ainda não sofro desse Síndrome mas quase. É que parece mesmo implicancia: cada vez que é 6ª feira ou véspera de feriado Zás! frio, vento, chuva, etc. Ok ainda não é Verão e por isso também, ainda, não entrei em panico. Mas quero não andar de chapéu de chuva e galochas em Agosto. Exijo sol, calor e pouco vento. Tenho os impostos em dia. No plea bargain!
:D

Ainda nos vamos fartar do Verão das tórridas vagas de calor este ano;)

Eu pessoalmente prefiro Verões mais frescos, não gosto muito de noites tropicais, custa a adormecer :sweat::sweat:
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Ainda nos vamos fartar do Verão das tórridas vagas de calor este ano;)

Eu pessoalmente prefiro Verões mais frescos, não gosto muito de noites tropicais, custa a adormecer :sweat::sweat:

Verão que é Verão é quente ponto final. Boa tarde e adeus
Se não gostam de calor vão para a Finlândia ou assim ultimamente anda uma vaga aqui no fórum de malta anti calor
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Verão que é Verão é quente ponto final. Boa tarde e adeus
Se não gostam de calor vão para a Finlândia ou assim ultimamente anda uma vaga aqui no fórum de malta anti calor

Um pouco mais de calma por favor...

Neste fórum acima de tudo discute-se e em questões de opinião cada um tem a sua... Agora este género de agressividade, não é de todo salutar.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Felizmente que São Pedro faz ouvidos moucos às vontades e desejos de cada um, abstendo-se de qualquer partido e seguindo somente as leis da sua monarquia.

De qualquer forma, este mês até parece estar a ser democrático, como quem diz, de feição para todos.
Depois dos dias mais frescos, e de um solstício que poderá ser de chuviscos, tomem lá calor:

mt8lissabonens.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois André...as pessoas geralmente pensam que temos um clima quente...não sei porquê..
Temos quanto muito 2 meses quentes, especialmente no Interior..Julho e Agosto, sendo que geralmente as noites são frescas sendo raras as noites tropicais excepto no Algarve, Lisboa e Portalegre..

Verões quentes tem o vale do Guadalquivir, e muitas regiões do Sul do Mediterraneo...agora, Portugal deve ter os Verões menos quentes dos paises do Sul da Europa, excepto regiões montanhosas.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Entretanto fui ver a anomalia das temperaturas nos últimos dias em Lisboa, e nem quis acreditar.

tn0857930.gif


Pânico por isto?
E o Algarve segue bem acima da média para o mês de Junho.

Isso é as médias 1961-90, e Junho tem mudado muito nos últimos anos, só para teres uma ideia dos 10 Junhos mais quentes, 6 foram desde 2000, é normal que o pessoal ache isto muito anormal:p. Mas continuando com a ideia das médias, esse gráfico tem umas médias que estão muito longe das atuais, provavelmente à volta dos 2ºC de diferença. Há uns dias fui fazer um apanhado de várias estações com os dados do ogimet e Lisboa (não esta mas a do geofísico) tinha uma anomalia de +0,5ºC em relação à média 1971-00 e de -0,2ºC em relação à média 1981-10.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Isso é as médias 1961-90, e Junho tem mudado muito nos últimos anos, só para teres uma ideia dos 10 Junhos mais quentes, 6 foram desde 2000, é normal que o pessoal ache isto muito anormal:p. Mas continuando com a ideia das médias, esse gráfico tem umas médias que estão muito longe das atuais, provavelmente à volta dos 2ºC de diferença. Há uns dias fui fazer um apanhado de várias estações com os dados do ogimet e Lisboa (não esta mas a do geofísico) tinha uma anomalia de +0,5ºC em relação à média 1971-00 e de -0,2ºC em relação à média 1981-10.

A estação de Gago Coutinho iniciou o funcionamento em 1988...esses dados referentes a GC são feitos com a média dos ultimos 25 anos suponho eu...
:unsure:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
:confused:
A estação do geofísico já em 1971-00 tinha uma média superior a 20ºC, e aí as médias andam bem abaixo disso...

A estação de GC iniciou o funcionamento em 1982, a do IGeof começou a funcionar muito antes.
Portanto os dados do NCEP devem ser actualizados.